É possível afirmar que uma pessoa obesa não emagrece por falta de vontade?

Perguntado por: ecavalcanti4 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.8 / 5 11 votos

Hoje é reconhecido que a obesidade tem várias causas, para que ela se desenvolva, vários fatores agem em conjunto. Sendo assim, não se pode culpar a falta de "força de vontade" para emagrecer como o fator principal da obesidade.

Doenças da tireoide e da glândula suprarrenal, como a doença de Cushing (leia quadro ao lado), atrapalham o emagrecimento, mas não podem ser usadas como desculpa para o sobrepeso e a obesidade.

De acordo com o padrão utilizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), quando o resultado fica entre 18,5 e 24,9 kg/m2, o peso é considerado normal. Entre 25,0 e 29,9 kg/m2, sobrepeso, e acima deste valor, a pessoa é considerada obesa.

Isso acontece por alguns motivos. Um deles é que, quando praticamos exercícios físicos, tendemos a ganhar fibras musculares mais densas. Em outras palavras, podemos dizer que os músculos pesam mais do que a gordura. Um quilo de fibra muscular ocupa um espaço muito menor no corpo do que um quilo de gordura.

A leptina é um hormônio cuja função é inibir a fome e a ingestão de alimentos, sinalizando saciedade ao cérebro. É feito em células de gordura, o que significa que quanto mais gordura corporal você tiver, mais leptina você produzirá.

A adiponectina é o hormônio proteico que regula o. metabolismo e é conhecida como o HORMONIO DE. QUEIMA DE GORDURA.

Oxandrolona é um esteroide anabolizante para secar, também considerado um medicamento. Também pode ser chamado pelo nome de Anavar.

Hormônios da tireóide, grelina, leptina, cortisol e hormônios sexuais atuam na manutenção do peso. Engordar e emagrecer são processos do organismo que não dependem exclusivamente da alimentação. Os hormônios também têm papel importante.

Não é incomum ter dificuldade para emagrecer, mesmo seguindo uma dieta correta e uma rotina de exercícios consistente. Porém, uma possível razão para não ver os resultados da balança é a síndrome de Cushing.

Conheça alimentos que ajudam a regular a tireoide

  1. Sal iodado ou marinho. O iodo é o principal elemento que atua na produção de hormônios da tireoide, sendo essencial para essa função. ...
  2. Castanha-do-pará ...
  3. Peixes e algas marinhas. ...
  4. Abacate e sementes de chia e linhaça. ...
  5. Leite e derivados.

Para o sobrepeso, o IMC fica entre 25 e 29,99 enquanto a obesidade seria diagnosticada com o IMC a partir de 30”, explica.

Sinal #1 De Que Você Está Queimando Gordura — Você Está Fazendo Muito Xixi. Sinal #2 De Que Você Está Queimando Gordura — Sua Fome Compulsiva Desaparece. Sinal #3 De Que Você Está Queimando Gordura — Sua Pressão Arterial Volta Ao Normal.

Após sete dias, o corpo começa a se acostumar com as mudanças, entrando numa rotina e reduzindo o desejo por lanches e petiscos. Controlando o consumo de sal, é possível notar um desinchaço e uma folga nas roupas graças à retenção de menos líquidos.

"A ansiedade e o estresse fazem liberar alguns hormônios como o cortisol. Ele, por exemplo, faz com que o organismo não metabolize os alimentos de forma eficiente . E um corpo estressado acaba realmente armazenando mais gordura e perdendo mais massa muscular", afirma.