É possível acabar com o crime?

Perguntado por: oxavier8 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

O crime se combate com estudo e projetos pautados em Políticas Criminais; se combate com uma polícia estruturada e bem remunerada; se combate evitando a reincidência; se combate diminuindo a fome e as altas taxas de desemprego; e não com punições severas cumpridas por poucos.

Dornelles diz acreditar que, mesmo no longo prazo, não é possível acabar com facções criminosas no Brasil. Apenas enfraquecê-las. Para isso, o grupo passará a dar ênfase, a partir deste ano, a investigações para monitorar a lavagem de dinheiro realizada pelos presos.

Intervenções ambientais e situacionais podem reduzir as oportunidades para o crime; intervenções educacionais e sociais promovem o bem-estar e trabalham na prevenção do envolvimento de famílias, crianças e jovens com o crime ou a vitimização; já abordagens baseadas na comunidade ajudam a construir a capacidade local e ...

Promova o empoderamento econômico, social e político de mulheres e meninas. Isso inclui o apoio a programas de capacitação econômica e meios de subsistência, proteção social e redes de segurança que apoiam mulheres e meninas e acesso à educação segura e equitativa para meninos e meninas.

A má distribuição de riquezas, as crises econômicas, a destruição de sentimentos virtuosos são algumas das causas da criminalidade. A miséria é a pobreza levada ao máximo da intensidade. É a condição daqueles que tem ainda menos ou nada. Figurando dentro das mínimas condições de sobrevivência ou dignidade.

Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, feito pelo núcleo investigativo da RecordTV, mostram que 53 facções estão espalhadas pelo país, sendo o PCC a mais dominante. O CV está em 13 e no Distrito Federal.

Ato de Talarico:
Quando o envolvido tenta induzir a companheira de outro e não é correspondido, usa de meios como, mensagens, ligações, ou gestos. Punição: exclusão sem retorno, fica a cobrança a critério do prejudicado e é analisado pela Sintonia.

No Rio de Janeiro, é usado como gíria por apoiadores da facção Terceiro Comando Puro (TCP) para indicar que a área está sob controle, tranquila ou identificar apoiadores.

É uma espécie de programa de trainee do crime. Seguindo as regras duras da facção, jovens ganham respeito dos mais experientes e podem virar "irmãos" aos 18 anos, idade mínima para ingressar na facção. "Entrar no PCC depende da sua caminhada", diz Jeferson, da zona leste, que passou 3 dos seus 18 anos na Febem.

O PCC também é identificado pelos números 15.3.3, pelo fato de a letra "p" ser a 15ª letra do alfabeto português na época e a letra "c", a terceira.

De acordo com o ministro da Justiça, uma das estratégias utilizadas no combate ao crime organizado é a descapitalização das organizações criminosas. “A descapitalização dessas organizações ela é básica, é um resultado eficaz do combate ao crime organizado.

O frequente argumento de que mediante penas mais dura não se reduz a criminalidade, mas pode ao menos frear sua enorme subida não convence, e nem pode ser demonstrado estatisticamente. Diversos fatores determinam o nível de delinquência de um país, sendo certo que a prática sancionatória tem um papel limitado.

Apesar de não haver uma causa específica, a desigualdade social e a falta de segurança são fatores principais segundo especialistas. De fato, a desigualdade social é um impasse causado pela desigual distribuição de renda nos estados, por circunstâncias da má administração das autoridades.

Celebrado no dia 25 de novembro
Todo dia 25 do mês é um Dia Laranja pelo Fim da Violência contra as Mulheres. A data conclamada pelas Nações Unidas no marco da Campanha UNA-SE busca ampliar o calendário celebrado no dia 25 de novembro - Dia Internacional pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

Apesar da desigualdade socioeconômica e de crimes contra o patrimônio não serem necessariamente uma relação de causa e efeito, o crescimento da violência é uma tendência do reflexo do aumento da fome e de pessoas em situação de pobreza.