É possível acabar com a dermatite seborreica?

Perguntado por: pcarvalho . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Não existe uma forma de prevenir o desenvolvimento ou o reaparecimento da dermatite seborreica. Entretanto, cuidados especiais com a higiene e o uso de xampu adequado ao tipo de cabelo tornam o tratamento mais fácil.

Clima e temperatura: alterações sazonais, como tempo frio e seco, podem desencadear ou piorar a condição. Lavagens excessivas: Lavar o cabelo e a pele em excesso pode ressecar a pele e causar irritação, piorando a dermatite seborreica.

Muitas vezes, o tratamento deve ser mantido por várias semanas. Se a dermatite seborreica voltar depois que o tratamento for interrompido, o tratamento pode ser retomado.

COMO SE LIVRAR DA DERMATITE SEBORREICA
Para tratar a dermatite seborreica no couro cabeludo, passe primeiro um shampoo antifúngico, como o cetoconazol, para aliviar a coceira. Em seguida, para a limpeza, use um shampoo superleve especialmente formulado para couros cabeludos sensíveis.

Não existe uma forma de prevenir o desenvolvimento ou o reaparecimento da dermatite seborreica. Entretanto, cuidados especiais com a higiene e o uso de xampu adequado ao tipo de cabelo tornam o tratamento mais fácil.

A dermatite seborreica não é contagiosa e não é causada por falta de higiene. É uma doença crônica com períodos de melhora e piora. Pode atingir pessoas de diferentes idades, mais comum em homens entre a 2ª e 5ª décadas de vida1. A dermatite seborreica não é uma alergia e não é perigosa.

Na verdade, esse hábito não é muito recomendado, já que pode piorar o problema - não só por aumentar a descamação por conta do ressecamento como ainda por causar o efeito rebote da oleosidade, agravando a dermatite.

Antifúngicos tópicos: cetoconazol 2% creme – é a primeira escolha para tratamento de lesões na face e corpo. Pode ser utilizados 2 vezes ao dia por 4 semanas.

Por outro lado, é preciso limitar o consumo de certos alimentos como gorduras saturadas (nata...), açúcares de rápida absorção (guloseimas, bolos...). Por último, deve-se privilegiar ao máximo a comida caseira ao invés de recorrer a pratos preparados, que geralmente contêm grande quantidade de sal e/ou açúcar.

É também importante adotar uma dieta equilibrada em proteínas, ferro e ácidos gordos essenciais para assegurar um bom funcionamento do metabolismo. Deverá também reduzir a ingestão de determinados alimentos, como as gorduras saturadas (natas, etc.) e os açúcares de absorção rápida (doces, bolos, etc.).

Como falamos anteriormente, a caspa é um dos resultados da dermatite seborreica, também popularmente conhecida como seborreia. Dessa forma, é um resultado de uma inflamação crônica que pode ser seca ou oleosa. Nesse caso, a caspa oleosa é a denominada seborreia, que provoca placas aderidas ao couro cabeludo.

Tratamento: Os tratamentos mais típicos da dermatite seborreica incluem os seguintes: Champô antifúngico com cetoconazol, que elimina o agente microbiano e regula a condição do couro cabeludo; Creme antifúngico pode ser usado para tratar outras áreas.

A Dermatite Seborreica nos bebés (crosta láctea) é uma condição da pele temporária e deve desaparecer à medida que a criança cresce, geralmente por volta dos 3 anos. Os sintomas são flocos de pele grossos, duros, amarelados no couro cabeludo da criança e, por vezes, nos olhos, orelhas e nariz.

Cetoconazol Shampoo combate a coceira e a descamação causada por seborreia no couro cabeludo.

Use pomadas (como vaselina), cremes ou loções de duas a três vezes ao dia. Os hidratantes não devem ter álcool, perfumes, fragrâncias, corantes ou outras substâncias químicas. Um umidificador em casa também pode ajudar. Evite banhos muito quentes e demorados, não use sabonetes direto na pele lesionada.

O Sabonete Sumred Peles Sensíveis e os dermocosméticos Regenèr foram desenvolvidos especialmente para peles especiais, como a pele com dermatite seborreica, e que exigem cuidados diferenciados.

Utilize o shampoo micelar na sua rotina de cuidados
Ao criar uma rotina de cuidados com os cabelos oleosos, aposte no uso do shampoo micelar para tirar a oleosidade do cabelo. Esse é um tratamento mais intenso que purifica e limpa profundamente o couro cabeludo, acabando com o aspecto oleoso do cabelo.

Além disso, alguns cuidados podem ajudar na melhora dos sintomas, como não tomar banhos muito quentes; enxugar-se bem antes de se vestir; usar roupas que não retenham o suor (tecidos sintéticos costumam ser contraindicados para quem tem tendência à dermatite seborreica); controlar o estresse físico e mental e a ...

O processo inflamatório da dermatite seborreica por si só já causa prurido em muitos casos. Ao pingar tópicos na pele inflamada, a tendência é piorar ainda mais a situação. Além da irritação provocada pela química do produto, a própria umidade secundária ao uso do minoxidil colaboram para a coceira.

Quem tem dermatite seborreica pode descolorir e pintar os cabelos? Sim! Mas o ideal é procurar um especialista para avaliar o seu couro cabeludo para tratar a dermatite e te indicar tinturas mais apropriadas. Evite usar tinta se o couro cabeludo estiver irritado ou ferido e escolha produtos menos agressivos.