É possível a tinta da tatuagem sair?

Perguntado por: atrindade . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.6 / 5 6 votos

Logo após fazer a sua tattoo, o local pode soltar um pouco da tinta que foi injetada na pele. Essa tinta pode sair acompanhada por sangue e uma secreção, chamada plasma. Esse processo pode demorar alguns dias para passar, mas tudo isso faz parte da.

Saiba quais são os sintomas da pele tatuada alérgica
Os sintomas mais comuns são placas vermelhas, inchaço, coceira, descamação e bolinhas. Assim, o desenho tende a ficar danificado, desproporcional, falhado ou em alto-relevo”, esclareceu. Por isso, fique atento aos sinais e procure ajuda de um dermatologista!

É normal a tatuagem descascar e ficar mais clara e a impressão que temos é de que a tatuagem está saindo pois sai tinta, mas isso é esperado e faz parte da cicatrização. Isso acontece porque seu corpo está eliminando as células mortas, o que confere o aspecto de clareamento ou embranquecimento.

É natural, em um prazo de até sete dias, a região tatuada ficar avermelhada, inchada e dolorida. Após tal prazo, se a região estiver inflamada será possível notar vermelhidão em alguns pontos, dor, elevação do desenho e coceira excessiva. Em casos mais graves, pode até aparecer pus, indicando infecção” explica.

Primeiro que os tatuadores NÃO SÃO BOBOS e sabem quando você deixou de fazer algum procedimento, isso pode acarretar em você ter que pagar pelo retoque, sim, em alguns casos o retoque não é cobrado mas isso tem que ser acordado antes de começar a tatuagem.

Há casos de tatuagens com aplicação de tinta preta que ficam verdes, e isso ocorre por conta da pigmentação da pele em contato com a tinta, e cabe ao tatuador reconhecer a melhor forma de cor para ser aplicada com um material de boa qualidade para que não ocorra nenhum problema no futuro.

Normalmente, é um processo que demora de 30 a 40 dias.
Para que a cicatrização ocorra sem qualquer problema, o ideal é cuidar dela exatamente do modo como seu tatuador indicar.

Mesmo não sendo algo tão comum de ocorrer, tome cuidado para não ralar o local da tatuagem. Caso você se machuque ou aconteça algo como cair e se ralar, isso pode acabar removendo parte ou todo o desenho, dependendo da gravidade, da profundidade e extensão do ferimento.

Depois de alguns dias, a sua tatuagem começa a cicatrizar, o que acaba deixando a pele do local mais seca. Esse aspecto ressecado causa uma sensação de coceira, mas os tatuadores alertam: não pode coçar de jeito nenhum! Manipular o local pode abrir a ferida que estava cicatrizando, demorando mais tempo para ficar boa.

O dermatologista sublinha que “é garantido que toda a picada da pele pode levar a penetração de agentes infeciosos”. Embora a nossa pele seja “um órgão de defesa fantástico”, muitos orifícios trazem riscos evidentes. Casos de alergias e de infeções são os problemas médicos mais relacionados com as tatuagens.

Quantos dias demora para tatuagem descascar? A profissional esclarece que a cicatrização é um processo muito particular, mas que, de modo geral, ela começa a descascar ao final da primeira semana após a tattoo, o que vai acontecer durante 3 a 4 dias.

Espere de quatro a sete dias antes de dormir em cima da pele onde está a tatuagem. A tatuagem vai sangrar e soltar pus por alguns dias depois de fazer. Evite dormir em cima dela durante esse período, porque ela precisa de circulação de ar.

Quando se faz uma tatuagem é recomendado evitar, por um período de 2 a 4 semanas, os alimentos ricos em açúcar, como doces, refrigerantes, sorvetes, bolos e biscoitos recheados, porque podem estimular a inflamação no organismo, atrasando e dificultando a cicatrização da tatuagem.

Aposte na hidratação da pele
Por exemplo, a aplicação de hidratante, além de favorecer o rejuvenescimento da pele, evita a descamação e ajuda a manter a tattoo mais evidente e bonita. Por isso, invista em ativos como pantenol, manteiga de karité e glicerina!

A pele terá muitas dificuldades para formar as cascas, que funcionam como um mecanismo de proteção e fazem parte do processo de cicatrização. Quando isso acontece, os riscos de infecção e assadura na região tatuada aumentam.

Segundo a médica, a transpiração é um fator de atenção, já que deixa a área úmida e propensa à proliferação de bactérias. Além disso, o atrito com os aparelhos e o próprio corpo, dependendo do exercício, faz com que as casquinhas de cicatrização sejam “arrancadas” antes do processo de recuperação natural da pele.

O uso do plástico filme é importante após a tatuagem, por no mínimo 4h, e também está entre os cuidados com a tatuagem na hora de dormir, pois protege o local.