É possível a nidação durar 5 dias?

Perguntado por: asilveira7 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 13 votos

O período entre a fecundação, até o início da nidação, dura em média 5 a 12 dias, variando de acordo com cada organismo.

Quantos Dias Dura a Nidação? Podemos dizer que o sangramento de nidação não deve ultrapassar 3 dias e nem deve ter fluxo. Se tiver, alguma coisa pode estar errada. Nestes casos há possibilidade, por exemplo, de baixa hormonal (progesterona), o que causaria um risco eminente à recente gestação.

Essa etapa marca a implantação do embrião no endométrio, a camada interna do útero. Acontece cerca de 7 dias após a fecundação, da mesma maneira tanto na gravidez natural quanto na reprodução assistida. A única diferença ocorre na FIV, pois na técnica o embrião é formado e se desenvolve em laboratório.

Quantos dias após a nidação o exame dá positivo? Após a nidação, o hormônio HCG começa a ser produzido e pode ser dosado no sangue da paciente em torno do 14º dia após a ovulação.

Deve durar entre um e três dias, embora em alguns casos a duração possa ser maior. Mas ele deve logo desaparecer por completo. O sangramento do implante pode também confundir as datas que seu médico pode lhe dar para a data de nascimento estimada, com base no primeiro dia do seu último período menstrual.

A nidação que leva, em média, de cinco a sete dias para ocorrer após a fecundação, pode acontecer em gestações ocorridas de forma natural, como também naquelas que foram decorrentes de algum tratamento de reprodução assistida.

Implantação no útero: Cerca de oito a nove dias após a fertilização, a bola de células que se divide rapidamente, conhecida como blastocisto, ancora-se no revestimento do útero. Cada blastocisto, dois no caso de uma gravidez gemelar, se desenvolverá em um embrião.

Corrimento marrom na gravidez
O corrimento marrom pode ocorrer no início da gravidez. Ele não tem cheiro ruim e nem causa desconforto no trato genital, sendo causado pela nidação. Geralmente, dura cerca de 3 dias e pode fazer com que muitas pacientes acreditem que tiveram uma menstruação de pequeno volume.

Após a nidação…
Entre elas estão: cólica abdominal, sensibilidade nas mamas, aumento da libido e alterações no muco vaginal. Nos primeiros dias de gravidez, a temperatura do corpo também pode ficar alterada. Normalmente, a mulher se sente mais quente, principalmente no rosto, nas mãos e nos pés.

acaba o processo de nidação e o embrião se encontra implantado na mucosa uterina aproximadamente no 12º dia após a fecundação; as células do embrião vão se dividir para que o desenvolvimento tenha continuidade, já as células do exterior vão formar o invólucro (o “trofoblasto”);

Em casos de ovulação tardia, os sintomas de nidação podem aparecer até 15 dias depois da data esperada da ovulação, passando alguns dias e deixando a tentante à espera da menstruação com vários betas HCG e testes de gravidez negativos nas mãos.

Enquanto o de nidação não apresenta fluxo, exibe pouca quantidade e dura entre dois e três dias, o sangramento oriundo da menstruação é contínuo, tende a ter um volume e quantidade maior, e pode durar entre quatro a sete dias.

Sintomas de nidação
O principal sintoma que a nidação pode causar é um pequeno sangramento uterino, que tem coloração amarronzada resultante da mistura de pequena quantidade de sangue endometrial, com secreção vaginal. Habitualmente esse sangramento pode durar de dois a três dias.

Há aquelas que têm um fluxo menstrual pequeno e de curta duração, que pode se parecer com sangramentos que ocorrem durante a fase inicial da gravidez. Portanto, não é incomum encontrar casos de mulheres que sangram durante os primeiros meses de gestação e acham que estão menstruando normalmente.

Esse sangramento normalmente ocorre entre a primeira e segunda semana e tem uma duração variável, podendo durar algumas semanas, sem ter interferência na evolução da gravidez. Além disso, nos primeiros três meses é comum também que a gestante sangre por conta do aumento do fluxo sanguíneo que circula no colo do útero.

Um sangramento vaginal leve na primeira ou segunda semana após a concepção é comum, atingindo até um quarto das mulheres. Chamado de sangramento de implantação, ele ocorre quando a maioria das mulheres não sabe ainda que está grávida.

Em um ciclo menstrual regulado com 28 dias, a ovulação costuma acontecer entre o 14º e o 16º dia. Já na mulher com ovulação tardia, a ovulação não acontece no dia esperado, e pode atrasar semanas ou até mesmo um mês inteiro. Se a ovulação acontece após o 16º dia, já é considerada tardia.

Quanto aos sintomas, a nidação pode ser perceptível ou não, podem ocorrer cólicas leves, pequenos sangramentos – sangue escuro, vivo ou bem claro -, ou ainda um corrimento escuro ou caramelo, podendo ocorrer uma única vez, ou várias vezes, geralmente, em pouca quantidade.