É ponkan ou Poncã?

Perguntado por: lreal . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Apesar da versão aportuguesada do nome 'poncã' e que está até nos dicionários brasileiros, a agrônoma Marinês Bastianel, pesquisadora do Instituto Agronômico (IAC), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, indica que o nome correto é 'ponkan'.

As duas palavras estão corretas e existem na língua portuguesa. Podemos utilizar os substantivos femininos bergamota ou vergamota sempre que quisermos referir um fruto sumarento, em forma de pera, com casca fina, lisa e amarela.

Esta é uma variedade das mais clássicas da tangerina e é obtida diretamente da planta 'mãe', Citrus reticulata. É também a mais amigável aos consumidores pois é muito fácil de se descascar e é a mais doce entre as tangerinas.

- é chamada mexerica Rio. A fruta se chama tangerina no Rio de Janeiro. Até onde sei laranja-cravo, mexerica e bergamota são palavras para o mesmo fruto, ou seja, variantes regionais da palavra tangerina.

A tangerina (Citrus reticulata), também conhecida como laranja-mimosa, mexerica, mandarina, fuxiqueira, poncã (ou ponkan), manjerica, laranja-cravo, mimosa e bergamota, é uma fruta cítrica de cor alaranjada e sabor adocicado.

Significado de Mexerica
substantivo feminino Tangerina. Tangerina-cravo (Citrus deliciosa).

No Ceará é tangerina e no máximo mexerica...

vitamina C

Motivos para isso não faltam: é uma rica fonte de vitamina A, vitamina C, vitamina B1 e B2, bioflavonóides (como o nobiletin), folato (semelhante ao ácido fólico) e sais minerais, como o potássio, o cálcio, o fósforo e o magnésio.

Bergamota ou vergamota são as denominações dadas à tangerina na região sul do Brasil, principalmente em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Mexerica é um termo mais comum na região sudeste, especialmente no Espírito Santo.

A tangerina Ponkan é rica em vitaminas B1 e B2, as quais ajudam à saúde dos nervos, pele, olhos, cabelos, fígado e boca. Além de conter grande quantidade de fibras, de sais minerais como magnésio, potássio, cálcio e fósforo, e da substância betacaroteno (precursor da vitamina A), que aumenta a resistência às infecções.

A escrita correta dessa palavra é Mexerica.

No Sudeste, no norte do Paraná e no Centro-Oeste, a palavra mais utilizada para designar as tangerinas é “mexerica”. Já no Nordeste, além de “mexerica” e “tangerina”, pode-se encontrar o termo “laranja-cravo”.

No Rio de Janeiro é chamado de "Sacolé" e em São Paulo "Chup-chup". Em Goiás, por "Laranjinha", independente de sua cor, e no Nordeste, é bem engraçado: "Ju-ju din-din".

Além de seu poder refrescante e sabor delicioso, a ponkan é rica em vitaminas e pectina. Ela deve ser ingerida de preferência com o bagaço, pois ele é fonte de fibras e auxilia na regulação do funcionamento intestinal e também reduz a absorção de colesterol.

Continuar lendo