É pichar ou Pixar dicionário?

Perguntado por: rvasques . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 14 votos

A forma correta de escrita desse verbo é pichar, com ch.

Escrever ou rabiscar algo, frequentemente de teor político, em grandes superfícies, como fachadas de prédios, muros ou paredes.

Existem duas formas de escrita da palavra. Picho com “ch” é algo espontâneo, uma ação de rabisco de alguém que passou por ali. Já pixo com “x” é o nome de um movimento, que tem uma estrutura bem específica.

1 grafitar, desenhar, escrever, rabiscar, grafar, riscar. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Falar mal de algo ou alguém: 2 criticar, maldizer, censurar, caluniar, depreciar, escarnecer, espinafrar, malhar, difamar, desacreditar, glosar.

A pichação é considerada essencialmente agressiva e desprovida de valores artísticos. É feita em locais públicos, geralmente à noite, sendo vista como uma forma de ataque e vandalização a um bem público.

Pichação é crime ambiental e passível de apuração por Delegacia Especializada. A pichação é resultado do ato de escrever ou rabiscar com spray ou tinta muros fachadas e edificações, uma prática comum em ambientes urbanos.

Assim, pichar um prédio ou uma parede no centro da cidade é a forma de colocarem sua marca em um local onde eles não têm acesso, tornando-se, de certa forma, pessoas menos esquecidas, mais importantes. Essa manifestação dá voz a essas pessoas marginalizadas.

“Art. 100. É proibido pichar, desenhar ou escrever em muros, fachadas, colunas, paredes, postes, árvores, abrigos de paradas de coletivos, placas de sinalização, equipamentos de mobiliário urbano, monumentos ou qualquer lugar de uso público e privado.

O que difere essas duas práticas, contudo, são as formas das pinturas. A pichação, geralmente, é feita em tinta preta e contém símbolos ou dizeres. O grafite, por sua vez, se refere a desenhos.

O trabalho revela que este comportamento reflete a necessidade de visibilidade e reconhecimento social que o pichador busca. "O envolvimento com a criminalidade é a busca de uma construção de identidade, assim como aqueles que se destacam pela cultura.

pichar [pichando|pichado] {verbo}
create graffiti {v.}

pichação {feminino}
graffiti tagging {subst.}

A origem da pichação remonta ao final dos anos 1960, período da contracultura e das revoluções estudantis que tomaram de assalto a cidade de Paris, na França. A maneira encontrada pelos jovens de protestar contra o governo se deu por meio da escrita nos muros dos prédios públicos.

O estilo característico da letra de pixação paulistana, conhecido como “Tag Reto” (LASSALA, 2010, p.

Considerados os grafiteiros mais famosos do Brasil, Os Gêmeos, Otávio e Gustavo Pandolfo, contam com obras espalhadas ao redor do mundo. Trabalhando com materiais recicláveis, esses grafiteiros famosos abordam temas variados em sua arte, produzindo tanto conteúdo social como os relacionados a temas familiares.

Mesmo que você nunca tenha ouvido falar sobre caligraffiti, provavelmente já deve ter visto este tipo de arte nos muros de Bauru. Isso porque, como o próprio nome revela, o caligraffiti é uma arte que mistura caligrafia, tipografia e grafite.

escrever ou rabiscar em (muros, paredes, fachadas de edifícios, etc.)

pinchadopinchado | adj.

Conforme o texto, quando não houver autorização prévia do proprietário ou do poder público a pichação será classificada como dano qualificado, passível de detenção de seis meses a três anos, e multa, além de pena correspondente à violência, se houver.

Criminalizar um dos dois é uma forma de tentar calar e oprimir mais a voz dessa parcela da sociedade, usando a legalidade para censurar a arte. Segundo a Lei 9.605/98 no artigo 65 as pichações fazem parte dos crimes contra ordenamento urbano, patrimônio cultural e meio ambiente.

Desde 2011, o ato de grafitar está descriminalizado no ordenamento jurídico brasileiro.