É permitido suspensão a ar?

Perguntado por: dsales . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
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A modificação é permitida por lei, mas é preciso tomar uma série de cuidados. Querida pelos amantes de carros rebaixados, a suspensão a ar passou, legalmente, a fazer parte do “cardápio” de opções de personalização dos veículos no Brasil há pouco mais de sete anos.

Apenas à título de curiosidade, ao suspender ou rebaixar o carro pode haver desajuste no alinhamento das rodas. Este desalinhamento pode afetar a estrutura do conjunto de suspensão e causar, também, o desgaste prematuro dos pneus.

Via de regra, os principais componentes de um sistema de suspensão a ar são: reservatórios (ou tanques) de ar, compressor, bolsas, mangueiras e unidade de controle. Há ainda outros itens, como sensores de altura e acelerômetros.

De acordo com o CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), em publicação no dia 26 março de 2014, e resolução 479, está legalizado o uso de suspensão modificada, ou seja, os veículos rebaixados ou com suspensão elevada, poderão regularizar a documentação do automóvel.

A Resolução 292 do Contran não prevê nenhuma tolerância para alteração nas medidas do pneu. O artigo 8º, por exemplo, proíbe que as rodas e os pneus ultrapassem os limites externos dos para-lamas e também a modificação do tamanho do diâmetro externo do conjunto roda e pneu.

O que diz a nova lei para carros rebaixados? Se aprovada no Senado, o Projeto de Lei nº 410/22 torna a legalização de carros rebaixados bem menos burocrática, uma vez que permite alterações nas características de fábrica do veículo sem autorização prévia do órgão regulador.

Mais para quem gosta de carro rebaixado agora a lei deu uma “brecha”, já é possível utilizar as molas esportivas sem ser multado, a lei está em vigor não faz muito tempo, diferente do que muitos pensavam o uso de molas esportivas era proibido.

Suspensão a rosca é legal? Você pode usar, as únicas exigências é que você terá que fazer a alteração do equipamento nos documentos do veículo, tanto no CRV (Certificado de Registo de Veículo) e no CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo).

É recomendado realizar a manutenção do sistema de 6 em 6 meses. O que será revisado na primeira manutenção? Um dos primeiros pontos a analisar no sistema da sua Suspensão a Ar é o estado de conservação das bolsas de ar, pois elas são fundamentais para o pleno funcionamento.

A suspensão a ar conquista pela facilidade de poder regulá-la através de um controle remoto. Porém, para ter esse conforto é preciso pagar mais caro, então se a sua finalidade é utilizar o veículo para competições, o mais correto é escolher entre a fixa ou de rosca.

Há profissionais que orientam que os amortecedores deverão ser trocados com 40.000Km. No entanto, não há realmente como definir uma quilometragem certa para trocar o amortecedor e determinar o seu tempo de vida útil.

As bolsas de suspensão a ar substituem as molas do veículo, portanto, a forma de amortecimento muda conforme a bolsa de ar está mais cheia ou mais vazia. A vantagem é a constante regulagem de altura do veículo e o conforto dependendo do tipo de sistema oferecido para controle do ar das bolsas.

Existem três tipos principais de suspensão a ar: simples, duplo e de quatro circuitos. Pode também verificar-se que a suspensão a ar pode ser incluída no veículo ou pode ser instalada independentemente.

A forma correta é suspensão. Esta palavra tem origem no latim suspensióne- e tem diferentes significados, como interrupção temporária ou definitiva de atividade, fenómeno, etc. A outra forma não existe.

10 centímetros

Dentro da regulamentação determinada pelo Contran, conforme a Resolução nº 479/14, é permitido rebaixar o carro desde que o veículo tenha pelo menos 10 centímetros de distância do chão - mas a partir da parte mais baixa do automóvel.

Se você tem um carro com até 3.500 quilos, saiba que a altura mínima permitida para o rebaixamento entre a carroceria e o solo deve ser maior ou igual a 100 milímetros. Vale se atentar que: o conjunto de rodas e pneus do veículo rebaixado não pode tocar em parte alguma do próprio carro ao esterçar.

Primeiramente, vá até o DETRAN e apresente quais modificações você deseja realizar em seu veículo. Ao receber o seu pedido, o órgão deverá analisá-lo de acordo com as determinações do CTB. Caso nenhuma das alterações esteja em desacordo com aquilo que regulamente o CONTRAN, você receberá a aprovação.

Tamanho das rodas
Segundo o Artigo 8º do CTB, fica proibido “o aumento ou diminuição do diâmetro externo do conjunto pneu/roda”. O que significa que até é possível instalar uma roda maior, desde que ela seja montada em um pneu de perfil mais baixo, de modo que o diâmetro dos dois componentes juntos não seja alterado.

R$ 180

A taxa para a alteração custa R$ 180. â– Quem mudar a cor do carro sem passar por tais trâmites será penalizado com multa grave, que custa R$ 195,23 e perda de cinco pontos na CNH. Além disso, terá o documento do veículo apreendido até a regularização do processo.

Não. Uma roda empenada ou amassada compromete o balanceamento, estabilidade e a dirigibilidade do veículo. Ela deve ser reparada ou substituída antes do pneu ser montado.