É permitido renovação automática de contrato?

Perguntado por: uleiria3 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 12 votos

A renovação automática no fornecimento de produtos ou serviços é uma prática proibida pelo Código de Defesa do Consumidor. É indispensável que, antes da renovação, haja uma confirmação por parte do consumidor sobre a sua intenção de renovar o contrato.

Isso mesmo, de acordo com a Lei do Inquilinato, em vigor desde janeiro de 2010, o contrato de locação é renovado automaticamente quando tem validade de 12 a 30 meses. Depois de 30 meses, o acordo passa a valer por tempo indeterminado, ou seja, é válido até que uma das partes queira rescindir.

- O prazo de vigência do presente contrato será de ...... (....................) meses, contado da data da assinatura, findo o qual este instrumento será automaticamente renovado por igual período, desde que não haja interesse das partes em rescindi-lo.

A prorrogação contratual é o prolongamento do prazo de vigência estabelecido com o mesmo contratado e nas mesmas condições. Já a renovação de contrato é a inovação em parte ou no todo para a continuação da execução com o mesmo contratado ou com outros.

I - o contrato a renovar tenha sido celebrado por escrito e com prazo determinado; Ii - o prazo mínimo do contrato a renovar ou a soma dos prazos ininterruptos dos contratos escritos seja de cinco anos; Iii - o locatário esteja explorando seu comércio, no mesmo ramo, pelo prazo mínimo e ininterrupto de três anos.

Renovar um contrato é manifestar o desejo de continuar a execução dos serviços. É como se fosse um novo contrato, uma nova relação. Porém, com a facilidade de as partes já se conhecerem e, com isso, conseguirem identificar se algo precisa ser aperfeiçoado.

Qual o prazo máximo do contrato? Dentro deste prazo ele pode ser prorrogado? O prazo máximo é de 2 anos. Sim, pode ser prorrogado quantas vezes as partes quiserem, desde que não ultrapasse o limite de 2 anos.

A prorrogação de contrato é legível apenas uma vez, mas não pode ultrapassar o prazo de 03 meses (90 dias). Se a empresa realizar o acordo com um contrato de experiência de 01 mês (30 dias), o contrato só poderá ser prorrogado por mais 90 dias.

Como é feita a renovação de contrato de aluguel? De acordo com a Lei do Inquilinato (Lei 8.245/91), é livre a estipulação de qualquer prazo para a duração do contrato de aluguel, desde que exista acordo entre o locador e o locatário, mas o mais comum é que os contratos tenham prazo de 12 meses.

dois anos

A duração legal do contrato por tempo determinado tem limitação de dois anos, podendo ser renovado por uma única vez. Se ocorrer mais de uma prorrogação, passam a vigorar as normas da CLT prevista para o contrato por prazo indeterminado.

Tal acordo de vontades pode dispor da denominada "Cláusula de Renovação Automática", que visa coibir a instabilidade em determinadas relações contratuais, ou seja, busca-se proteger tanto o locador como o empresário e a atividade empresarial por ele desenvolvida, permitindo que o empresário planeje a atividade ...

A renovação automática é a compra recorrente do seu plano feita de forma automatizada, ou seja, quando o seu plano expirar, uma nova compra será feita automaticamente. Esta nova compra é referente a um plano igual ao anterior, com a mesma duração e valor.

O aditamento de contrato ou aditivo de contrato é a inclusão de um termo aditivo para alteração contratual, seja para supressão ou acréscimo de elementos (cláusulas, valores, documentos), de acordo com as normas estabelecidas pela Lei 8666/1993, especialmente na "Seção III - Da Alteração dos Contratos".

A renovação de contrato consiste no refinanciamento da dívida de um contrato ativo, ou seja, que já existe.

IMPOSSIBILIDADE. Após o termino do prazo contratual não é possível a prorrogação, devendo ser realizada nova licitação.

Qual o prazo máximo de um contrato temporário? Normalmente, o prazo do contrato não pode exceder 180 dias, consecutivos ou não. Porém, quando necessário, pode ser prorrogado por, no máximo, 90 dias a mais, totalizando 270 dias.

TCU: A possibilidade de prorrogação do contrato administrativo por termo aditivo após seu término. Em regra a prorrogação do contrato administrativo deve ser efetuada antes do término do prazo de vigência, mediante termo aditivo, para que não se opere a extinção do ajuste.

Situações que anulam o direito à renovatória
Mesmo que o contrato tenha nascido com prazo determinado, se houver prorrogação tácita, ou seja, nenhuma das partes se manifestou, o contrato estará numa condição de prazo indeterminado e, por isso, o inquilino não pode utilizar o mecanismo jurídico da renovatória.

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) entendeu que, independentemente do prazo de vigência inicial do contrato de locação comercial, a renovação deverá ter o máximo de cinco anos e poderá ser requerida novamente pelo locatário ao final do período.