É permitido rebaixar a guia?

Perguntado por: dmello . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

Como fazer para rebaixar a guia? Segundo a legislação, qualquer proprietário de imóvel pode requerer aos órgãos municipais competentes o rebaixamento de guia. Como vimos, essa autorização só é concedida quando fica provado que a guia rebaixada será utilizada para entrada e saída de veículos de uma propriedade.

1 - Como posso solicitar o rebaixamento de guias? R: O munícipe deverá se dirigir à Praça de Atendimento de sua Prefeitura Regional, munido de cópia de RG, CPF e capa de IPTU. No local, deverá preencher o requerimento para pedido oficial que será encaminhado a Coordenadoria de Obras para vistoria.

Você sabia que lei proíbe rebaixar todo meio-fio para fazer estacionamento?

Rebaixar a guia ou fazer rampa na calçada para facilitar a entrada do carro na garagem e abrir canaleta para escoar a água da chuva, por conta própria, agora são proibidos na capital e renderão multa ao morador.

Estacionar afastado da guia da calçada (meio-fio) de 50cm a 1m / Art. 181, II / 539-80. Quando autuar: Veículo de mais de duas rodas estacionado paralelo ao meio-fio, afastado deste nunca menos de 50 cm e nunca mais de 1m.

Portanto, a afirmação de que qualquer pessoa tem o direito de parar em um estacionamento de guia rebaixada, mesmo sem utilizar o estabelecimento, é falsa. A Prefeitura esclarece que as vagas de guia rebaixada constam no auto de licença de funcionamento ou no Habite-se dos estabelecimentos – logo, são privativas.

Carro rebaixado é crime? Ao contrário do que muitas pessoas ainda pensam, o carro rebaixado não é crime. Apesar de alterar algumas características do veículo que são importantes, isso é apenas um equívoco. Através da Resolução n° 479/14 do CONTRAN, fica claro que essa alteração pode ser realizada.

Apenas se houver o trânsito de veículos. Caso o estabelecimento possua guia rebaixada, mas não tenha entrada e saída de veículos, pode-se estacionar normalmente.

R$ 130,16

Portal do Trânsito – Quais são as penalidades para quem estaciona o veículo em local que tenha guia rebaixada? Além de o Código de Trânsito determinar a remoção do veículo, o infrator receberá 4 pontos na CNH. Além disso, deverá pagar uma multa de R$ 130,16 (cento e trinta reais e dezesseis centavos).

Quando se tratar de uma guia comprovadamente sem utilização, inativa (sem possibilidade de entrar ou sair veículos de garagens ou lotes), é permitido o estacionamento, se não houver sinalização proibitiva ao longo da via.

O rebaixamento deve ser executado sempre alinhando-se a plataforma principal a no máximo 0,5 m da extremidade da faixa de travessia de pedestres , Figuras 1.10 e 1.11. 1.12.

Infração leve
-Estacionar afastado da guia da calçada (meio-fio), de 50 centímetros a 1 metro.

A guia rebaixada, portanto, é uma modificação na calçada que existe para possibilitar a entrada ou saída de veículos entre esses diferentes níveis. A regra existe, portanto, para garantir que um veículo estacionado no lugar destinado à entrada e saída não impeça o deslocamento de outros motoristas.

“Também não será permitido colocar correntes, cones ou qualquer outro material na rua para demarcar um estacionamento exclusivo. Essa prática também é proibida por lei, porque representa um risco para outros veículos que estão trafegando pela via”, explica Nicácio.

A manutenção das calçadas é uma responsabilidade do proprietário ou responsável pelo imóvel lindeiro a ela. Isso abrange você, munícipe, entidades privadas (comércios, condomínios entre outros) e organismos governamentais.

Continuar lendo Quem pode rebaixar guia?