É permitido que um trabalhador atuar sozinho em um espaço confinado?

Perguntado por: aguedes . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.2 / 5 19 votos

É PERMITIDO TRABALHAR SOZINHO EM UM ESPAÇO CONFINADO? Não é permitido fazer isso. Afinal, por conta dos riscos inerentes a essa atividade, é necessário que várias pessoas estejam envolvidas no serviço. Isso vai garantir uma análise de riscos criteriosa e a definição correta dos procedimentos para lidar com emergências.

Esse tipo de trabalho é executado por trabalhador autorizado, definido na NBR 16577 como o “profissional com capacitação para entrar no espaço confinado, que recebe autorização do empregador ou seu preposto, ciente dos seus direitos e deveres e com conhecimento dos riscos e das medidas de controle existentes”.

É proibida a entrada e o trabalho em espaços confinados sem prévia autorização, sem a realização das avaliações atmosféricas iniciais e seu monitoramento, sem a presença do vigia, e sem a capacitação dos envolvidos (supervisor de entrada, vigia, trabalhadores autorizados e equipe de resgate).

Responsabilidades do Empregado
Comunicar ao vigia e ao supervisor de entrada as situações de risco para sua segurança e saúde ou de terceiros, que sejam de seu conhecimento; Cumprir com os procedimentos e orientações recebidos nos treinamentos com relação aos espaços confinados.

Nas atividades com envolvimento de espaços confinados, é obrigatório ter no mínimo duas pessoas acompanhando o processo, sendo um deles denominado vigia.

1. Competência técnica: o novo texto da NR-33 exige que o Responsável Técnico seja um profissional capacitado e qualificado, com conhecimentos técnicos especializados relacionados aos espaços confinados.

Segundo a NR-33, no item – 33.3.4.6 o supervisor de entrada pode desempenhar a função de vigia. Mas não o contrário, somente o profissional capacitado para ser supervisor de espaço confinado pode elaborar a PET.

33.2.1. Esta Norma Regulamentadora se aplica às organizações que possuem espaços confinados, nas operações de entrada e trabalho nestes locais.

Funções do Trabalhador Autorizado
b) usem adequadamente os equipamentos EPI e EPR; c) saibam operar os recursos de comunicação para permitir que o vigia monitore as suas atuações e os alerte da necessidade de abandonar o espaço confinado.

Os 3 principais tipos de resgates em espaços confinados

  • Qualquer lugar não seja projetado para a ocupação humana contínua;
  • Espaços com meios limitados de entrada e saída;
  • Locais com deficiência do volume oxigênio abaixo de 20,9% do valor em condições atmosféricas normais.

Veja abaixo alguns objetos proibidos nos espaços confinados: Cigarros (nunca fume no espaço confinado); Velas, fósforos e isqueiros (não devem ser utilizados); Telefone celular (não deve ser utilizado como aparelho de comunicação em espaço confinado).

A PET deve ser emitida sempre que os funcionários precisarem entrar nos espaços confinados. Seu acesso não é permitido sem o documento preenchido. Além disso, trabalhadores sem autorização expressa também não podem entrar no local.

O ruído, calor, radiações não ionizantes e umidade são encontrados com frequência nos espaços confinados. A presença de contaminantes e a deficiência de oxigênio (O2) podem provocar a intoxicação, asfixia simples ou química e, eventualmente, a morte dos trabalhadores.

Existem três riscos principais que podem ser detectados na maioria dos espaços confinados: Presença de poeiras e gases tóxicos; Existência de substâncias inflamáveis que podem gerar explosão; Insuficiência de ventilação.

Qual é o salário de Supervisor de analise de risco? O salário médio nacional de Supervisor de analise de risco é de R$3.544 em Brasil.

Quem pode emitir a permissão de trabalho? A Permissão de Trabalho (PT) deve ser emitida por um supervisor ou coordenador responsável pela tarefa ou atividade específica que envolve riscos potenciais em ambientes de trabalho.