É permitido levar comida para o Enem?

Perguntado por: rveloso . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

Sim, claro que pode! Como a prova tem um longo período de duração, é permitido aos estudantes que levem seus próprios lanches de casa. O ideal é levar alimentos leves, como barras de cereais ou sanduíches feitos em casa. Você também pode levar algo para beber, como uma garrafinha de água.

Sim, é permitido levar mochila ou bolsa no Enem!
Os candidatos também não poderão pegar nada de dentro delas durante a realização do exame. Todo o material a ser usado e o lanche devem ficar em cima da mesa. É permitido levar bebida, como água e energético. Os itens poderão ser vistoriados pelo fiscal.

Cuidado com o excesso de cafeína nessa reta final que pode piorar a qualidade do seu sono e te dar dor de estômago nos próximos dias e até na hora da prova. Portanto evite abusar do café, do energético, do refrigerante, do chocolate e dos chás mate e preto.

Na verdade, o Edital do Enem não traz nenhuma restrição e/ou proibição quanto à vestimenta, mas tem alguns itens que são proibidos! São eles: Óculos escuros; Artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares que cubram cabelos e orelhas.

Seja por necessidade ou vontade, é possível levar alimentos e bebidas não alcóolicas para consumo no dia da prova de concurso público.

O edital não prevê restrição a nenhum tipo lanche e bebidas, exceto alcoólicas, que são extremamente proibidas, passível de eliminação caso o candidato ingira ou leve esse tipo de líquido para o local de prova.

Leve seu lanche em um recipiente transparente para não ter transtornos na hora da prova. Você não precisa levar uma refeição “grande”, até mesmo para não se desconcentrar. Opte por alimentos que sejam fáceis de levar, não provoquem sujeiras e que possam te deixar satisfeito durante o período.

Não há, no edital do Enem, nenhuma restrição sobre o consumo de energéticos durante as provas.

Os candidatos que forem fazer a prova podem ir de cabelo preso ou solto --não há nenhuma orientação do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que organiza o Enem, em relação a isso.

Uma das dúvidas mais comuns entre os participantes é se a prova pode ser feita de bermuda, camiseta e chinelos. O edital não apresenta restrições e os candidatos podem, sim, fazer o uso dessas peças. As únicas proibições são com óculos escuros, relógios e artigos de chapelaria, como bonés, chapéus, viseiras e gorros.

O que levar
Além dos itens obrigatórios, é recomendado que o candidato leve algum lanche, água em garrafa transparente, álcool em gel e o cartão de confirmação de inscrição.

Você pode levar seu celular para a sala, mas lembre-se de desligá-lo para que ele não toque durante as provas. Se isso acontecer, você pode ser eliminado. Para guardar o aparelho, o fiscal de sala vai lhe entregar um envelope, que deve ser lacrado e colocado embaixo da carteira.

Evite alimentos com cafeína (caso do chocolate, por exemplo), pois eles podem atrapalhar seu sono. Antes de dormir, você pode investir em chás, como o de camomila ou maracujá. Outra opção é beber um pouco de leite morno.

Os candidatos só podem sair do local de prova duas horas depois do início do exame. Ou seja, às 15h30.

Com a proximidade do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), muitos alunos passaram a estudar mais durante as noites. No entanto, os estudantes não devem trocar horas de sono pelos estudos, alerta o médico do Instituto do Sono, o pediatra Gustavo Moreira.

Alguns candidatos ficam receosos se podem usar camiseta regata, bermuda, chinelos, entre outras roupas e calçados no dia das provas. Na verdade, o Edital do Enem não traz nenhuma restrição e/ou proibição quanto à vestimenta.

As balas e chicletes possuem açúcares refinados que são prejudiciais, pois podem provocar desequilíbrio na glicemia, levando à chamada hipoglicemia de rebote. Essa condição pode promover a fadiga e a baixa concentração, podendo prejudicar o desempenho do estudante.

DURANTE A PROVA
Para a prova, não adianta levar várias guloseimas. Leve alimentos que deem energia, como barras de cereal, frutas e chocolate. Para aqueles que gostam de alimentos salgados, é indicado levar um sanduíche natural de pão integral com salada e frango desfiado - tome cuidado com molhos que possam estragar.

Você pode levar alimentos leves (salgadinhos, sanduíches, biscoitos, chocolates, frutas e outros) e líquidos (como água ou refrigerantes). Se possível, os retire da embalagem original e os coloque em potinhos transparentes.

– Muito cuidado com os lanches vendidos em porta de local de prova. Na maioria das vezes, chocolate, biscoitos doces, balas, e etc. São alimentos ricos em açúcar simples que, como dito antes, causam hiperatividade e falta de concentração.

Entrada de candidatos portando malas, bolsas de viagens e mochilas será proibida nos locais de prova.