É permitido fumar ao ar livre?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 12 votos

Com as alterações trazidas pelo artigo 49 da Lei nº 12.546/2011 e pelo Decreto nº 8.262/2014, que a regulamenta, desde 3 de dezembro de 2014 está proibido fumar cigarros, charutos, cachimbos, narguilés e outros produtos derivados do tabaco em locais de uso coletivo, públicos ou privados, de todo o país.

Se você é um vizinho incomodado com a fumaça ou cheiro de cigarro de um outro morador, o primeiro passo é tentar o diálogo. Karpat explica que a situação é considerada um problema entre duas unidades, o que faz com que o síndico não precise, obrigatoriamente, intervir.

A lei restringe, mas não proíbe o ato de fumar. O cigarro continua autorizado dentro das residências, das vias públicas e em áreas ao ar livre. Estádios de futebol também estão liberados, assim como quartos de hotéis e pousadas, desde que estejam ocupados por hóspedes.

Com a nova lei, onde fica proibido fumar? Praticamente em todos os locais fechados coletivos. Bares, restaurantes, supermercados, shoppings, e por aí vai. Também não se pode fumar em áreas abertas que ficam dentro de condomínios ou do local de trabalho, considerados como uma "área comum".

2º da Lei nº 9.294, de 15 de julho de 1996, para vedar o uso de produtos fumígeros, incluindo dispositivos eletrônicos de fumar, em qualquer logradouro público.

A partir de janeiro de 2023 só será permitido fumar em espaços como restaurantes, bares e discotecas se estes tiverem uma área igual ou superior a 100 m2 e pé direito mínimo de três metros, segundo regras publicadas esta quinta-feira.

A Lei Antifumo não se aplica em propriedades privadas que não são abertas ao público. Desta forma, é permitido fumar na janela da unidade ou até mesmo na sacada. Em contrapartida, o morador que se sentir incomodado pode reclamar da situação com base no direito de vizinhança previsto no Código Civil.

Porém, com a aprovação da lei federal em 2014, ficou definido que todas as áreas de uso comum estão livres do consumo de tabaco. Isso significa que não é permitido fumar em locais como salão de festas, garagem coberta, hall de entrada, entre outros ambientes condominiais.

Como proceder
Se um vizinho colocar fogo no lote dele, você deve entrar em contato com o corpo de bombeiros, por meio do 193, ou da Polícia Militar de sua cidade, através do número 190.

O vinagre pode ser colocado em pequenos potes e distribuído pelos ambientes da casa que estão com cheiro de cigarro. Outra forma de usar o vinagre para remover odor de tabaco é encharcar uma esponja de lavar louça em vinagre e deixa-la no ambiente que desejar.

“O ambiente fica impregnado com as substâncias tóxicas. Por exemplo, se uma pessoa fuma dentro de um carro, essas substâncias levam até 24 horas para se dissipar. Quem entra no carro antes disso, fica exposto”, diz o médico.

Países antes identificados com o fumo, como França, Turquia e Japão, têm leis severas que proíbem tragadas em ambientes públicos. No Japão, há ruas não-fumantes.

Posso transportar cigarros e isqueiro? É totalmente proibido fumar no avião e, no aeroporto, apenas pode fumar nas áreas assinaladas para o efeito. Contudo, o tabaco pode ser transportado na bagagem de mão. No controlo de segurança, isqueiro ou cigarro eletrónico deverão ser incluídos na bagagem de mão.

Não existe nenhuma lei que obrigue a empresa a liberar intervalos para o trabalhador fumar. O que a lei fala é sobre os intervalos para o trabalhador, conforme sua carga horária, sendo que neste período seria o momento adequado para o fumante.

Pode transportar o seu cigarro eletrónico apagado na sua bagagem de mão durante o voo, idealmente num estojo adaptado. É expressamente proibido transportar baterias de lítio desses novos cigarros no porão, devido ao risco de ignição relacionado com a pressurização.

Do ponto de vista jurídico, conforme o documento, a utilização do cigarro eletrônico, por si só, não caracteriza ilícito penal, na medida em que a nicotina e as demais substâncias usualmente utilizadas não se encontram dentre aquelas proibidas pela Portaria Anvisa n.º 344/98.

Muito popular entre adolescentes e adultos jovens, o cigarro eletrônico pode causar lesões pulmonares graves e levar à dependência da nicotina. Além disso, pode provocar danos na mucosa oral, irritação da garganta e olhos, rinite, pneumonia e outras condições.