É permitido farol fumê?

Perguntado por: rgeraldes . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.2 / 5 4 votos

Insulfilm automotivo tem novas regras atualizadas pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito): dirigir carros com insulfilm muito escuro, espelhado ou com bolhas pode gerar multa de R$ 195,23. O uso de insulfilm nos carros sofreu algumas alterações nas regras em 2022.

O mais interessante é que além de uma estética moderna os veículos ganham a máxima proteção contra pequenos arranhões no farol graças à máscara negra. Ao aplicar máscara negra na lente não vai existir interferência na qualidade da iluminação do carro, tendo em vista que a parte escura fica apenas na borda.

“A barra de LED, por exemplo, conta como um farol. A legislação não é específica sobre isso, e, portanto, não há proibição.

Cores das Lâmpadas Permitidas em 2023

  • Farol de luz alta: branca;
  • Farol de longo alcance: branca;
  • Farol de luz baixa: branca;
  • Farol de neblina dianteiro: branca ou amarela;
  • Farol de rodagem diurna: branca.

A legislação proíbe os angel eyes. Mas e aquelas fitas de leds (DRL caseiro)? Também é caracterizado como alteração do sistema de iluminação, assim como o pessoal que coloca filme escurecido no farol e aquele filme que parece uma mosca varejeira.... A resolução Contran vai entrar em vigor em 2021....

A nova lei do insulfilm definiu em 70% a transparência mínima exigida no para-brisa e vidros laterais dianteiros. Também foi retirada a exigência mínima quanto a película em vidros que não interfiram na área indispensável para a condução do veículo.

Quem desrespeitar as novas regras em relação ao insulfilm comete infração grave, recebe multa no valor de R$ 195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, como será necessário remover o insulfilm, o veículo pode ser retido para regularização.

Agora, não há mais exigência de grau mínimo de transmitância luminosa (a quantidade de luz que passa pelo material) nos vidros considerados não cruciais para a visão do motorista, ou seja, o vidro traseiro e laterais traseiros. Vale lembrar que antes a regra previa pelo menos 28% de luz passando por essas películas.

Já ficou na dúvida de qual lâmpada por no farol de seu carro? Branca ou amarela? Lâmpadas de luz branca conferem um melhor visual e estilo, porém lâmpadas de cor amarela tem melhor iluminação em situações de neblina e chuva se mostrando melhores para uso principalmente em viagens.

É proibido de realizar troca e substituição de componentes que não sejam de tecnologia ou potência semelhante ao original de fábrica. Sendo assim, se o veículo sair de fábrica com essa iluminação não há problema algum.

FITA DE LED: FUJA DELA!
O executivo da Arteb também não recomenda colocar as famosas fitas decorativas de LEDs, simulando luz de condução diurna - que será obrigatória a partir de 2021. Ele também desaconselha a instalar faróis de LEDs em carros que não vêm originalmente com o equipamento.

O farol de led foi proibido? Até 2020, a troca das lâmpadas halógenas por lâmpadas de led era permitida, desde que fosse seguido o protocolo exigido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), porém desde 2021 o farol de led não é mais permitido.

A resolução CONTRAN Nº 667 de 2017, no Anexo XVI, parágrafo 4º indica que, “é proibida a colocação de adesivos, pinturas, películas ou qualquer outro material que não seja original do fabricante nos dispositivos dos sistemas de iluminação ou sinalização de veículos”.

Segundo o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) na resolução de número 14/1998, os faróis de milha, assim como os de neblina são considerados itens opcionais. E pelo fato de não serem itens obrigatórios eles são inválidos de multas.

Você pode pensar: “o farol de LED é permitido por lei 2022” e essa afirmação não é um erro. Porém, ela trata de uma exceção, uma vez que apenas veículos que saem de fábrica com este tipo de sistema de iluminação não sofrem com a Resolução do CONTRAN.