É permitido dirigir de óculos?

Perguntado por: hcurado . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.4 / 5 19 votos

O condutor que precisa utilizar óculos (ou lentes) e for flagrado dirigindo sem eles está cometendo uma infração gravíssima, com penalidade de multa no valor de R$ 293,47 e a soma de sete pontos na habilitação, de acordo com o Artigo 162 do CTB.

Problemas de visão e a CNH
Para os testes, pessoas com miopia, astigmatismo, hipermetropia e qualquer outra ametropia devem levar os óculos ou lentes. A aprovação nas categorias A e B, para carros de passeio e motos, respectivamente, só acontece se você tiver a visão de 20/40 em cada olho.

O Conselho Nacional de Trânsito exige uma acuidade visual de 50% e um campo visual de 120 graus para motoristas ou pilotos de categoria A e B (não profissionais). Graus baixos de miopia ou astigmatismo, quando não corrigidos, impedem que o candidato à CNH atinja estes parâmetros.

Quem já tem problemas de visão e usa lentes corretivas também precisa fazer o exame de vista do Detran para renovação da CNH, porém usando as lentes de contato ou óculos de grau. Dessa forma, você não tem alterações nos resultados.

Outra novidade é que serão inclusas letras que identificarão o estágio da CNH. Ou seja, se o condutor está apenas com permissão para dirigir, haverá a letra “P”. Se o condutor já tem a carteira definitiva, haverá a letra “D”. Além disso, no documento também vai constar as restrições de cada condutor, como deficiência.

Primeiramente, é preciso entender que a Restrição F corresponde à direção hidráulica do veículo, ou seja, ela é utilizada para garantir que a pessoa em questão não utilize um veículo com direção convencional, porque provavelmente ela não pode fazer grandes esforços em um dos braços ou até mesmo nos dois membros ...

Caso tenha reprovado no teste do DETRAN, o ideal é realizar um exame com um oftalmologista. Ele vai diagnosticar o problema e lhe ajudar a resolver sua dificuldade visual, seja com óculos ou algum tratamento.

A legislação também é clara ao citar 2 casos em que não é permitido iniciar o processo para obtenção da CNH:

  • Quem estiver sob efeito de condenação penal por delito de trânsito.
  • Quem estiver sob efeito de suspensão ou proibição do uso da permissão para dirigir ou da habilitação para dirigir.

As categorias A e B da CNH no Detran exigem uma visão central igual ou superior a 20/40 (50%) ou 20/30 (66%) no melhor olho. Isto contando com ou sem lentes corretoras, onde a mínima deve ser igual ou maior que 20/25 (80%).

Quem tem visão monocular pode dirigir? Sim. Essas pessoas conseguem tirar Carteira Nacional de Habilitação nas categorias A e B. Portanto, podem guiar motocicleta e automóvel, desde que não exerçam atividade remunerada, conforme resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Categoria A e B – visão central igual ou maior que 50% e visão periférica de 60º nos dois olhos. Ou visão central de 66% e visão periférica de 120º no melhor olho. Categoria C, D e E – visão central igual ou melhor que 66% e visão periférica de 120º em ambos os olhos.

EAR é uma observação na Carteira de Motorista que é a sigla para “Exerce Atividade Remunerada”. É algo exclusivo para a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e deve ser utilizada pelo motorista que se inclui nesse tipo de atividade.

Ou seja, ela é essencial. Se você usa óculos ou lentes de contato, seja para miopia, astigmatismo ou hipermetropia, saiba que é possível realizar os testes fazendo uso dos seus próprios óculos. Afinal, você estará os utilizando durante a condução do veículo. Como funciona o exame de vista do DETRAN?

De A a Z estão as restrições, deficiências do condutor ou as adaptações necessárias ao carro que ele dirige. As combinações de letras, por sua vez, dizem respeito às habilitações especiais do motorista.