É permitido cobrar taxa de desperdício?

Perguntado por: afogaca . Última atualização: 1 de junho de 2023
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O artigo 39 inciso V do Código de Defesa do Consumidor (CDC) prevê que cobrar pelos restos de alimentos não consumidos é abusiva. Ortiz ressalta que esse tipo de cobrança é indevido e que os responsáveis podem ser multados caso insistam nessa prática.

Cobrar taxa de Desperdício é ilegal? Em restaurantes e bares é muito comum ver placas ou no próprio cardápio a cobrança de taxa por desperdício de comida. Saiba que essa prática é abusiva, ainda que esteja sinalizada no estabelecimento.

39, V do Código de Defesa do Consumidor. Ou seja pessoal, taxa de desperdício é ilegal!

De acordo com dados do IBGE, cerca de 30% dos alimentos produzidos no país acabam sendo jogados fora, o equivalente a cerca de 46 milhões de toneladas de alimentos por ano.

Assim consta definida a palavra “desperdício” no Dicionário Aurélio. Podemos também afirmar que desperdício é a ação de não aproveitar alguma coisa, da maneira como se deveria, ou ainda, gastar em excesso.

A taxa de serviço é um valor cobrado em muitos restaurantes, bares e outros comércios alimentícios, normalmente de até 10% do total consumido pelos clientes. Ela não é obrigatória, e as pessoas não devem ser constrangidas caso decidam não pagar pelo adicional na comanda.

No caso de desperdício, será cobrada uma taxa de R$ 50,00! #direito #h...

Muitos clientes têm dúvidas sobre a borda, mas o gerente adianta que não é considerado um desperdício. "A borda ninguém é obrigado a comer, isso a gente entende. Tanto que deixamos um prato especialmente para o descarte delas.

O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 39, inciso IX, considera como prática abusiva e proíbe expressamente a conduta do fornecedor que se recusa a vender bens ou prestar serviços ao consumidor que se disponha a adquiri-lo mediante pronto pagamento.

Em termos legais, não há impedimentos que proíbam um empreendedor de repassar o custo da taxa da maquininha para o cliente, ou seja, sim, cobrar taxa da maquininha do cliente é legal.

Estabeleça o tempo máximo de tolerância para atrasos. Na maioria dos restaurantes ela é de 15 minutos. Se o atraso do cliente for maior do que o determinado na Política de Reserva, você pode liberar a mesa para o próximo da fila de espera.

Sim, o consumidor tem direito a divisão de seu prato, pois a quantidade da comida servida será a mesma e, caso ele queira, o restaurante não pode proibir. Se ele está pagando pela comida, poderá consumir o produto da forma que desejar.

Os bares, boates, restaurantes e congêneres podem cobrar entrada, que nada mais é do que a venda de ingresso para entrar no recinto e desfrutar dos produtos e serviços oferecidos. Também é permitida a cobrança de couvert artístico, quando houver apresentação ao vivo.

3. Na promoção “Rodízio de Bib'sfiha” o consumidor poderá consumir, sem limitação de quantidade, as Bib'sfihas Clássicas; as Bib'sfihas Especiais; e as Esfihas Folhadas de Chocolate e de Doce de Leite, ou outras que venham substituir essas últimas.

As perdas são práticas que acontecem antes dos produtos chegarem aos consumidores. Já o desperdício, está presente no final da cadeia produtiva, seja em casa, supermercados, restaurantes ou serviços gerais de alimentação.

As perdas de alimentos estão localizadas nas fases de produção, armazenamento, embalagem e transporte enquanto o desperdício faz parte das etapas de varejo e consumo.