É permitido chutar ao gol o pontapé inicial?

Perguntado por: nassis . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

NÃO. Não é validado o gol diretamente do início de jogo, primeiro ou segundo tempo, ou reinício (após os gols da equipe adversária).

O objetivo é marcar gol no adversário. Só pode chutar, no máximo, do meio de campo. Se a bola bater na trave ou no travessão, o adversário bate pênalti. Se passar do meio de campo para chutar, o adversário também bate pênalti.

Se a bola vai para o gol e a interferência não impede um jogador de defesa de jogar a bola, o gol é concedido se a bola entrar na meta (mesmo que tenha ocorrido contato com a bola) a menos que a bola entra na meta adversária.

Posição de impedimento
qualquer parte de sua cabeça, seu corpo ou seus pés estiver mais próxima d alinha de fundo do campo do adversário do que a bola e o penúltimo adversário. Nem as mãos nem os braços de nenhum jogador, incluindo os goleiros, serão considerados.

O item mais polêmico vai ser o texto da regra 12, tocar a bola com a mão, hoje é assim: “Se concede um tiro livre direto se o jogador tocar a bola deliberadamente com as mãos (exceto o goleiro dentro de sua própria área de pênalti).

Ou seja, por mais intencional que seja um passe para o goleiro se este for feito de cabeça, de peito, de barriga, de joelho ou até de canela o goleiro pode pegar a bola com as mãos sem problema.

A regra ainda permite que um lateral seja cobrado na cabeça de um companheiro, para que este passe dessa forma para o seu goleiro pegar com as mãos, não caracterizando burla.

Por exemplo, um jogador que usa a camisa 0 pode ser um meia-atacante que também pode atuar como lateral ou volante. No entanto, há também argumentos contra o uso do número 0 no futebol. Um deles é que ele pode causar confusão entre os jogadores e os árbitros, já que o número 0 não é usado em nenhum outro esporte.

Um jogador estará impedido quando estiver no campo de ataque e à frente do último adversário (menos o goleiro). Não há impedimento do jogador que estiver em seu campo de defesa ou quando há pelo menos dois adversário a sua frente.

Nele, se o resultado agregado (soma dos placares dos dois jogos) der empate, vence o confronto o time que tiver marcado mais gols no campo do adversário, ou seja, como visitante.

Mas fica o questionamento: "Pode jogar sem chuteira?". De acordo com as regras de futebol da FIFA, é obrigatório usar a chuteiras durante um jogo oficial, mas um jogador pode continuar na partida caso perca um calçado acidentalmente e "deve recompor o equipamento logo que possível".

A resposta é a seguinte: na regra do jogo de futebol, não vale gol com a mão e ponto. Mas, no jogo de futebol, o gol com a mão vale. Desde que você o faça e o juiz não veja, esteja comprado ou interprete que não houve toque na bola com a mão.

O bloqueio da bola com o braço caracteriza infração de pênalti. Portanto, uma penalidade deveria ser marcada no campo de jogo. E, quando não marcada, o VAR deveria recomendar a revisão para tal ação", afirmou Péricles Bassols, gerente técnico do VAR, em vídeo publicado pela CBF.

Regra 17: O pontapé de canto
Um tiro de canto é assinalado quando a bola ultrapassar completamente a linha de baliza, quer seja rente ao solo, quer pelo ar, tocada em último lugar por um jogador da equipe defensora, sem que um gol tenha sido marcado. É sempre cobrado com os pés.

Se a bola sai por um dos lados, deve ser lançada com a mão
Durante o jogo, quando a bola sair por uma das linhas laterais, pelo chão ou pelo ar, ela deve ser colocada em campo por um jogador adversário ao do time que tocou na bola por último, a partir do ponto de onde ela saiu.

Folha de S. Paulo - Regra 14 - Pênalti: A penalidade máxima do esporte - 09/06/98. O tiro penal é cobrado em sua marca própria, dentro da grande área. Exceto o jogador que cobrar o pênalti e o goleiro, todos os demais devem ficar fora da grande área -a uma distância de pelo menos 9,15 m da marca.

4. Para evitar que os jogadores do time adversário fiquem apenas na área penal do lado adversário, foi criada a regra do impedimento. Ela consiste em impedir ou invalidar um gol que tenha sido feito por um jogador quando não há pelo menos dois jogadores da outra equipe entre ele a linha de fundo adversária.

Regra 1: Campo de jogo
Dimensões O campo de jogo é retangular e seu comprimento lateral deve ser maior que o comprimento da linha de meta. Em partidas internacionais, as dimensões são: Comprimento: entre 100 e 110 metros. Largura: entre 64 e 75 metros.

As regras do futebol
Cada partida tem 90 minutos e é dividida em dois tempos de 45 minutos cada e com 15 minutos de intervalo. O jogo é supervisionado por um árbitro dois auxiliares(bandeirinhas). É proibido o uso das mãos(exceto para cobrar o lateral) para o manejo da bola.

O que muitos atletas, comissões técnicas e torcedores desconhecem é que a expressão verbal - palavra “deixa” - caracteriza-se uma infração pessoal somente quando há dois jogadores, de times adversários, disputando o mesmo lance, e um desses jogadores, usando palavra “deixa” ou similar, tenta ludibriar o adversário.

O goleiro, último jogador responsável por evitar o gol, é o único autorizado a segurar a bola com as mãos.