É perigoso usar Ozempic?

Perguntado por: mfreitas . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.2 / 5 12 votos

“Se bem indicados, os remédios à base de semaglutida são uma revolução na área da endocrinologia. Mas essa procura atual pelo Ozempic é perigosa porque, por mais que seja um medicamento seguro, ele não pode ser usado sem acompanhamento”, afirma Rosenbaum.

QUANTOS QUILOS PERDE COM OZEMPIC EM 1 MÊS? Injetável, o medicamento Ozempic leva a uma perda de até 15% do peso corporal de pacientes com sobrepeso e obesidade, ao longo de um ano e meio.

Alerta sobre quem não pode usar ozempic
Esse medicamento não é indicado, realmente, para pessoas com diabetes tipo 1 e pessoas com cetoacidose diabética - que é uma complicação aguda da diabetes mellitus tipo 1”, frisa a médica.

O que acontece quando a pessoa deixa de usar o Ozempic? Apetite volta ao normal. Sem a semaglutida, o impulso para diminuir o apetite cessa e as respostas de saciedade voltam ao normal entre semanas e meses. Tendência é do peso voltar.

Evitar alimentos com alto teor de gordura também é fundamental, porque eles podem fazer com que as pessoas que tomam Ozempic se sintam desconfortáveis, até dolorosamente cheias, acrescentou Gabbay.

O remédio age no corpo imitando um hormônio ligado ao apetite e a alimentação, ajudando a estimular a produção de insulina e, assim, a diminuir os níveis de glicose no sangue do indivíduo. Por conta deste mecanismo, quem usa o remédio sente menos fome e, consequentemente, se alimenta menos e emagrece.

De acordo com a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), em um processo de emagrecimento saudável, geralmente perdemos de meio quilo a 2 quilos por semana. A recomendação permite, portanto, eliminar de 2 a 6 quilos por mês, facilitando, assim, a consolidação desse peso perdido.

3,0 mg* por via oral uma vez ao dia por 30 dias, depois aumente para 7,0 mg uma vez ao dia.

A dose inicial de Ozempic® é de 0,25 mg uma vez por semana durante 4 semanas.

Você deve utilizar Ozempic® uma vez por semana no mesmo dia da semana, se possível. Você pode aplicar a injeção a qualquer hora do dia – independentemente das refeições.

Antes de utilizar Ozempic®, informe seu médico se estiver grávida ou amamentando, se acha que está grávida ou se planeja engravidar. Ozempic® não deve ser utilizado durante a gravidez, porque não se sabe se o medicamento pode afetar o feto.

Rybelsus e Ozempic contêm a mesma droga ativa, semaglutida, mas em formas diferentes. O primeiro vem como um comprimido oral (nas doses de 3, 7 e 14mg). Enquanto o segundo é administrado como uma injeção subcutânea (nas doses de 0,25, 0,5 e 1,0mg por semana).

Quanto tempo o Ozempic demora para fazer efeito? O fármaco começa a agir no mesmo dia em que é injetado, no entanto, pode levar dias ou algumas semanas até que o paciente perceba. Daí a importância de manter seu acompanhamento junto ao endocrinologista, a fim de monitorar a evolução do tratamento.

Quantos quilos se perde usando Ozempic? O principal estudo sobre a semaglutida indicou perda média de 14,9% do peso total em 17 meses em pessoas obesas.

Além disso, pelo benefício de perda de peso, também pode ser usado no manejo da esteatose hepática (a famosa “gordura no fígado”). Cada vez mais usado, a pergunta que te faço é: ele pode ser a causa da piora do seu refluxo? E sim! Pode ser sim!

O endocrinologista Diego Bandeira explica que o processo de suspensão de uso precisa ser progressivo, com a diminuição das doses sendo feita de acordo com a orientação médica.

Enquanto estava usando Ozempic, seu apetite havia praticamente sumido. É um efeito colateral comum do fármaco, autorizado inicialmente para tratar a diabetes e que agora está sendo usado "off-label" (para finalidades não contidas na bula) para emagrecimento.

Como funciona o Ozempic? A substância ativa do Ozempic, o semaglutido, é um «agonista dos recetores de GLP-1». Atua de forma idêntica à GLP-1 (uma hormona produzida no intestino), aumentando a quantidade de insulina libertada pelo pâncreas em resposta aos alimentos.

Segundo informações do jornal "O Globo", a primeira-dama Rosângela Silva, a Janja, emagreceu de oito a 10 quilos reduzindo o consumo de carboidratos e utilizando o medicamento Ozempic. O medicamento, também conhecido como Semaglutida, foi aprovado pela Anvisa para o tratamento de diabetes tipo 2.

Atualmente, o único medicamento da Novo Nordisk comercializado no Brasil para o tratamento da obesidade é Saxenda (liraglutida), lançado no País em 2016.