É perigoso usar minoxidil?

Perguntado por: omoreira . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.1 / 5 9 votos

Não existem muitos relatos sobre isso. Os Efeitos Colateraisna Pele mais comuns que o Minoxidil pode causar, seria a Coceira, Vermelhidão, Ressecamento e a Caspa, pois é uma Solução hidro alcoólica.

Quais as contraindicações do Minoxidil? Minoxidil (subtância ativa) é contraindicado a pacientes com feocromocitoma, porque pode estimular a secreção de catecolamina no tumor através de sua ação antihipertensiva, a pacientes com porfiria.

Apesar disso, os efeitos colaterais mais comuns são: Dor de cabeça. Coceira no couro cabeludo. Descamação.

Entretanto, seu uso incorreto pode levar à diversos problemas, incluindo a piora da queda de cabelo e agravamento da rarefação capilar. Assim, antes de aprender como usar minoxidil é preciso saber se e quando usá-lo. Para isso é recomendado se fazer uma avaliação médica completa com um médico especialista.

“O minoxidil deve ser usado continuamente respeitando cada caso, de acordo com o médico, já que sua pausa repentina pode causar uma queda tipo eflúvio telógeno”, afirma a tricologista.

A ação do Minoxidil compreende os novos fios que vão nascer após o início do tratamento. Logo, se você interromper o tratamento, a próxima leva de fios ficará mais fraca e com menor quantidade de fios, contribuindo para que a queda de cabelo volte a ocorrer.

Quando aumenta a quantidade de sangue, os folículos absorvem mais nutrientes e oxigênio e isso faz com que mantenha a saúde dos seus cabelos e do couro cabeludo. Precisamos ressaltar que a atuação do Minoxidil não é da noite para o dia, afinal, os folículos não podem simplesmente aumentar do nada e de forma rápida.

Melhora a circulação de nutrientes; – Estimula o crescimento saudável e vistoso dos fios. – É importante usar o Minoxidil na dose recomendada, pois doses muito elevadas podem causar efeitos desagradáveis, como coceira e escamação. Portanto, não esqueça de consultar o seu dermatologista antes de iniciar o uso.

Mas é importante lembrar que o Minoxidil é um medicamento. Logo, o ideal é que o produto seja utilizado apenas sob indicação médica, pois, em alguns casos, são necessários outros tipos de tratamentos mais específicos para que realmente haja algum resultado.

Quem usa Minoxidil pode sair no sol? Verdadeiro, não existe nenhuma contraindicação de se expor ao sol caso esteja usando o Minoxidil.

Para o Minoxidil começar a agir ele atua nos fios que já estão em fase de queda, os quais se desprendem mais rapidamente. Assim a medicação pode começar a agir nos fios que estão em fase de crescimento.

Minoxidil Turbinado: Produto mais potente que somente o Minoxidil, pois também vai outros componentes que auxiliam no crescimento capilar. Sua composição é Minoxidil, Biotina, D-Pantenol e Propilenoglicol.

Os fios mais novos, que estão chegando, vão empurrando os mais antigos. Por isso ocorre a queda. MITO – SÓ CRESCEM OS FIOS JÁ EXISTENTES, E NÃO NOVOS. O Minoxidil estimula a neovascularização do local onde a loção é aplicada, auxiliando nos fatores de crescimento e, consequentemente, na formação de novos fios.

Então, cerca de 2 a 6 semanas depois do início do minoxidil, vários folículos já liberam juntos seus fios, aumentando a quantidade de cabelos que trocam por dia. Esse fenômeno é conhecido como efeito shedding e é uma fase bastante angustiante para os pacientes, pois dá a impressão de piora da sua condição capilar.

Cosméticos e outras formulas com Minoxidil na composição são indicados para o tratamento e prevenção da queda de cabelo. Ele estimula a vascularização do couro cabelo e a oxigenação nas áreas, fortalecendo fios e favorecendo o crescimento, entre outros benefícios.

O indicado é aplicar uma dose total de 1 ml de Minoxidil 5% no couro cabeludo, sobre a área calva e áreas circunvizinhas, duas vezes ao dia, iniciando a aplicação no centro da área afetada. Após a aplicação, é necessário lavar bem as mãos.

De preferência deve ser aplicado com os cabelos secos para melhor absorção e não há necessidade de lavar os cabelos diariamente. Não se automedique e consulte um dermatologista de sua confiança.