É perigoso tomar codeína?

Perguntado por: abarros . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.1 / 5 20 votos

Pode ocorrer tolerância, dependência psicológica e física com o uso prolongado e/ou de doses altas. A codeína deve ser usada com cautela em pacientes em risco para efeitos aditivos no sistema nervoso central (SNC), distúrbios convulsivos, lesões na cabeça e em condições na qual a pressão intracraniana está elevada.

Duração do tratamento
Você deve tomar o medicamento pelo tempo recomendado pelo seu médico de acordo como tipo de dor que você tem, se é uma dor que dura poucos dias (como a dor após uma cirurgia) ou se é uma dor contínua (que dura mais que um mês).

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) alerta para os riscos do uso prolongado e em doses superiores à recomendada de medicamentos que combinam codeína e ibuprofeno. Segundo comunicado do órgão emitido na sexta-feira, 30, podem ser graves os danos gastrointestinais e aos rins, podendo levar à morte do paciente.

Codein é um medicamento que age no Sistema Nervoso Central inibindo a sensação de dor e a resposta emocional relacionada à dor. Codein pertence a uma classe chamada analgésicos opioides. A ação analgésica de Codein via oral tem início de 30 a 45 minutos após a administração e tem duração de 4 horas.

A codeína é classificada como um opioide, gerando assim um efeito eufórico como já citado aqui, opioides naturalmente podem causar dependência, fazendo com que cada vez mais a pessoa precise usar em maior quantidade para atingir o efeito desejado.

O início da ação analgésica por via oral ocorre entre 30 a 45 minutos e a duração da ação é de 4 horas, sendo que o pico do efeito analgésico é obtido entre 60 a 120 minutos. Equivalência: 200 mg de codeína por via oral equivalem a 10 mg de morfina intramuscular.

02/06/2021 Profissional de saúde 1ª - Concordo, Realmente o tramadol não é superior à codeína e tem muitos mais efeitos colaterais. 2ª - Sim, como profissional de saúde, Qual: Tramadol., Positivo: Melhora da dor nociceptiva e mista. , Negativo: Vertigem e náusa intensa.

A codeína causa menos sedação e menos depressão respiratória que a morfina. A constipação é um efeito colateral comum. A diidrocodeína é um derivado da codeína semi-sintético com efeitos farmacológicos similares. A oxicodona é mais efetiva, porém possui maior potencial para abuso.

Por ser um medicamento com risco de uso indevido e abuso, a codeína requer atenta supervisão médica. Isso porque seu uso prolongado ou o consumo de altas doses – sem os devidos cuidados – pode levar o paciente à dependência física e até mesmo psicológica.

Existe uma melhor hora do dia para usar esse medicamento? Não. O importante é que o codeína seja administrada na forma indicada pelo médico ou farmacêutico.

A dose deve ser ajustada de acordo com a intensidade da dor e a resposta do paciente. De modo geral, de acordo com o processo doloroso, recomenda-se: paracetamol 500mg + fosfato de codeína 7,5 mg = 1 comprimido a cada 4 horas. paracetamol 500mg + fosfato de codeína 30 mg = 1 comprimido a cada 4 horas.

A quinidina pode inibir os efeitos analgésicos da codeína por impedir sua metabolização.

A dose diária máxima para adultos é de: - fosfato de codeína: 240 mg, a cada 24 horas. - paracetamol: 4000 mg, a cada 24 horas. Este medicamento não deve ser partido ou mastigado.

Como a codeína é um remédio de tarja preta, você terá de esperar pela remessa da receita médica em duas vias pelo Correio até o seu endereço. Apenas os medicamentos de uso controlado têm essa exigência. Nos demais casos, você pode retirar a receita imediatamente.

Codein é indicado para o alívio da dor moderada.

Não se deve esperar o aparecimento da dor para usar os medicamentos. Você pode tomar vários medicamentos ao mesmo tempo sem nenhum problema. Exemplo: codeína, dipirona, metadona, morfina, paraceta- mol, fentanil transdérmico e tramadol.

Os testes foram realizados em macacos em laboratórios e mostraram que o AT-121 exerce um efeito analgésico semelhante à morfina, é considerado até mais poderoso no alívio da dor, mas em concentrações 100 vezes menores do que a comum.

Além disso, a codeína pode causar prisão de ventre, fazendo com que as bactérias permaneçam mais tempo no corpo e passem para o trato urinário. Visão borrada e tontura: A alteração da pressão arterial pode ser o motivo pelo qual o sujeito tem a visão embaçada e pode sentir tontura.