É perigoso tomar caldo de cana?

Perguntado por: apadilha . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Mesmo contendo bastante fibra, é importante limitar o consumo de caldo de cana por causa do açúcar presente na bebida. Em excesso, o açúcar aumenta o risco de doenças como a obesidade, a diabetes tipo 2 e a gordura no fígado (esteatose hepática).

O caldo de cana, também conhecido como garapa, possui diversos benefícios, dentre eles o controle da pressão, devido a presença de potássio, que possibilita o aumento da entrada de sódio nas células, impedindo que haja uma concentração externa elevada, e, em consequência, controlando a pressão arterial nos indivíduos.

Não é diferente no caso do caldo de cana. Por isso, é importante estar atento ao consumo em excesso, porque ele pode comprometer a dieta de quem deseja emagrecer. A bebida pertence aos grupos de doces e açúcares, onde a recomendação presente na pirâmide alimentar brasileira é o consumo de 1 porção ao dia.

Além de conferir o sabor cítrico e mascarar a doçura, o limão atua como estabilizante e alvejante.

A pesquisa consiste em estabilizar a durabilidade do liquido, que é muito sensível e tem rápida deterioração. Em temperatura ambiente, isso ocorre em algumas horas. Com a tecnologia desenvolvida na Faculdade de Engenharia de Alimentos, o produto pode durar até quase três meses refrigerado adequadamente.

Propriedades nutricionais
O caldo de cana possui cerca de 123 calorias, sendo 30,75 gramas só de açúcar (em uma porção de 150 mL).

Dessa forma, quem apresenta risco de desenvolver diabetes ou já tem a doença precisa reduzir ou evitar o caldo de cana para prevenir alterações nos níveis de hormônios que regulam o açúcar no sangue.

Essa bebida contém alto nível de açúcar - uma xícara pode ter até 50g, por isso é importante limitar o consumo. Mas, quando utilizado de forma consciente, o caldo faz muito bem à saúde!

O caldo de cana é altamente energético, hidratante, excelente fonte de sacarose, não contém proteínas ou gorduras. Excelente fonte de minerais e vitaminas, como ferro, sódio, cobre, cálcio, fósforo, manganês, potássio (a composição depende do pH do solo), vitaminas do complexo B e vitamina C.

O caldo de cana, conhecido também como garapa, é o nome que se dá ao líquido extraído da cana-de-açúcar. Quando espremida, a cana fornece um caldo de cor esverdeada e paladar muito apreciado. Geralmente ele é servido natural ou com limão.

A cana é rica em nutrientes muito benéficos para nossa saúde, como o ferro e o cálcio, por exemplo. “Tem minerais como o ferro, cálcio, potássio, sódio, fósforo e magnésio. Em vitaminas, tem as do complexo B e vitamina C.

Com minerais como ferro, cálcio, potássio, sódio, fósforo, magnésio e ainda vitaminas do complexo B e C, é uma bebida antioxidante e pode prevenir doenças cardiovasculares. Também é considerado um suplemento alimentar, ajudando no sistema imunológico e hidratando o corpo.

O caldo de cana pode ser consumido, como alternativa, para substituir bebidas gaseificadas que contêm açúcares artificiais. Além de ser consumido puro, pode adicioná-lo ao suco ou à vitamina, junto com outras frutas.

  1. Numa coqueteleira (ou pote com tampa), coloque o caldo de cana, o caldo de limão, a cachaça e bastante cubos de gelo. Feche o pote e agite bem para misturar e gelar a bebida.
  2. Transfira o drinque para um copo e complete com cubos de gelo – pode colocar bastante gelo, esse drinque deve ser servido bem gelado.

Colabora na prevenção da anemia ferropriva
A anemia por deficiência de ferro corresponde a 90% dos casos. O caldo de cana é rico neste mineral, que é responsável por ajudar no transporte dos nutrientes e oxigênio pelo sangue.