É perigoso ter desvio de septo?

Perguntado por: imendes . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.9 / 5 19 votos

Pignatari – O desvio de septo não causa grandes problemas, desde que não esteja obstruindo o fluxo de ar pelo nariz e isso depende da região em que está localizado.

O tratamento cirúrgico é indicado quando existem sintomas que comprometem a capacidade de respirar pelo nariz. Além da sensação de entupimento constante, o desvio de septo pode desencadear quadros de apneia do sono, ronco, rinossinusite crônica e cefaleia rinogênica (sensação de pressão ou dor no dorso nasal).

A única forma de tratar definitivamente o desvio do septo nasal é através de cirurgia de correção do septo, a septoplastia. Podem ser utilizadas outras formas de tratamento médico que permitem aliviar a sintomatologia, como veremos de seguida, no entanto não possibilitam a correção da deformidade existente.

Para quem se pergunta “como saber se tenho desvio de septo?”, uma boa resposta seria se atentar à presença de sintomas como roncos, apneia do sono, respiração pela boca, dores e desconfortos na região frontal da face, além da presença de sinusite e até mesmo sangramento nasal.

Em geral, uma cirurgia de desvio de septo custa em torno de R$ 15 mil. Entretanto, ela pode alcançar valores mais altos, a depender de quanto o médico e sua equipe cobram, assim como do hospital em que será realizado o procedimento.

O retorno do desvio do septo após a cirurgia é uma complicação não habitual, mas que pode ocorrer. Quando feito por um bom cirurgião, treinado e experiente, é muito difiícil que haja tal complicação. Podem permanecer pequenos desvios sem causar problemas obstrutivos.

Rinite crônica
Normalmente a causa é algum alérgeno, mas o desvio de septo também pode desencadear esse tipo de rinite. No caso de não haver desvio, o otorrinolaringologista deverá estudar a possibilidade de cirurgia dos cornetos ou turbinectomia.

Uma cirurgia de correção de desvio de septo, que é diferente de um procedimento estético, não muda a forma do nariz. Não há mudança externa, apenas interna para promover uma respiração melhor.

Sintomas de um septo desviado
Um pequeno desvio não costuma causar sintomas. Contudo, se o desvio for grave, pode obstruir um lado do nariz, causando congestão nasal e tornando a pessoa propensa à inflamação dos seios paranasais (sinusite.

Sim, a cirurgia de septoplastia e a cirurgia de amigdalectomia requerem intubação para poder realizar o procedimento.

Se for um serviço mais administrativo, pode voltar antes, em 7 ou 10 dias. Mas, em relação ao esforço físico, o mínimo é 15 dias. Se for feita a turbinectomia, é pelo menos um mês sem atividades intensas, como academia, corrida e crossfit”, detalha o médico.

Para desvio do septo não existe tratamento sem cirurgia. Agora se o seu problema é nariz entupido, e o desvio do septo não é a única causa, aí existe sim tratamento com antialérgicos, sprays de anti-inflamatório e lavagem com soro fisiológico, além de outros.

O desvio de septo pode voltar depois da cirurgia
Isso pode acontecer nos casos que citamos em que crianças realizam a septoplastia. Como o desenvolvimento facial e o crescimento do osso e da cartilagem do septo delas ainda não foram finalizados, ele pode continuar crescendo e se desenvolver com desvio novamente.

Para diagnóstico do desvio de septo, o especialista leva em conta os resultados do exame endoscópico nasal com fibra óptica, da tomografia computadorizada das cavidades paranasais e o histórico do paciente.

É muito raro conseguir uma rinoplastia estética pelo SUS!
As únicas formas de como fazer rinoplastia de graça, é por meio da rinoplastia reparadora, também conhecida como rinosseptoplastia, e para o treinamento de médicos residentes, que estão na parte prática dos seus estudos.

No primeiro dia o paciente deverá descansar, a alimentação deve ser fria e pastosa ou líquida, evitando esforços para mastigação. Essa orientação deve ser mantida até o terceiro dia, quando alimentos sólidos podem ser reintroduzidos na dieta, salvo opções que exigem muito esforço para mastigar ou difícil digestão.

Para fazer a septoplastia, o médico faz uma pequena incisão dentro do nariz. Em seguida, descola a mucosa que fica sobre o osso e a cartilagem do septo. Por fim, remove as áreas desviadas e recoloca a mucosa sobre o septo devidamente centralizado. Tudo isso, com a mínima remoção de osso e cartilagem possível.

Nos primeiros 2 dias deve-se dormir com a cabeceira elevada (dormir com 2 travesseiros). Se quiser coloque compressa gelada ou bolsa de agua gelada na região do nariz 3x ao dia com duração de 15 minutos. Tomar as medicações conforme prescrição medica.

A cirurgia de septo promove melhora significativa da qualidade de vida dos pacientes que se queixam de obstrução nasal, nariz entupido, sinusite de repetição, diminuição do olfato, causados pelo septo nasal desviado.

É comum que haja queixa de mau cheiro nas primeiras quatro semanas do pós-opertório. Isso acontece por causa do acúmulo de muco nasal, uma vez que o nariz não está exercendo por completo a sua função. A boa higienização do local, feita de acordo com a prescrição do cirurgião, pode evitar que isso aconteça.

Uma das causas de dor de cabeça relacionada ao desvio do septo é a obstrução nasal. Quando uma pessoa tem o nariz obstruído devido a um desvio de septo, ela não será capaz de respirar adequadamente. Como resultado, menos oxigênio entra e pode ocasionar a sensação de dor de cabeça.