É perigoso sangue nas fezes?

Perguntado por: acaldeira . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

O sangue nas fezes é um sinalizador de hemorragias no tubo digestivo. A cor do sangue pode ajudar a indicar a origem geográfica do problema, mas pouco mais. Só com a observação médica e exames direcionados é possível descobrir qual a doença que está a provocar a hemorragia entre um grande número de problemas possíveis.

1 – Sangue nas fezes
Caso o tumor esteja localizado nas porções mais próximas do ânus ou no reto, é possível, ainda, ocorrer sangramento vermelho vivo que pode ser visto direto no vaso sanitário, misturado às fezes ou no papel higiênico.

O que fazer: é importante aumentar o consumo de fibras e de água para tornar as fezes mais macias e favorecer o movimento intestinal, ajudando a prevenir o aparecimento de novas hemorroidas e/ ou fissuras.

dor ou desconforto abdominal, como gases ou cólicas; perda de peso sem razão aparente; cansaço, fraqueza e anemia. Quando a doença está no início, não é comum a ocorrência de sintomas, por isso é importante a realização de exames preventivos para a detecção precoce da doença.

É muito comum em pessoas acima dos 50 anos. Às vezes sangram muito. Mas a gravidade é pequena, é facilmente tratável e não tem sequelas. Acontece quando o intestino delgado ou intestino grosso é mal vascularizado, e também pode originar uma hemorragia de gravidade muito variável.

Geralmente, sangue escuro e misturado às fezes indica que o problema está localizado no começo do intestino, enquanto sangue vivo pode ser um indicativo de que a lesão está na porção final do órgão.

“A presença de sangue nas fezes pode ser um sinal de hemorroidas. O sangramento é bem característico, sendo um vermelho vivo e habitualmente não está misturado às fezes”, explica o coloproctologista Silvio Tarnovschi.

O exame de sangue oculto avalia a presença de pequenas quantidades de sangue nas fezes, que podem não ser visíveis a olho nu. Desta forma, ele ajuda a detectar a presença de sangramentos no intestino grosso, que podem ser sinais de úlceras, colite ou até câncer.

Hemorragia. No início, o câncer pode sangrar levemente, porque seus vasos sanguíneos são frágeis. Posteriormente, quando o câncer aumenta de tamanho e invade os tecidos circundantes, pode invadir um vaso sanguíneo próximo e causar hemorragia. O sangramento pode ser leve e indetectável ou detectável somente com testes.

As queixas são mais comuns quando o tumor compromete o lado esquerdo com dores abdominais, tipo cólica, constipação intestinal alternada com diarreia. A presença de sangue é frequente, porém em pequenas quantidades, geralmente de coloração escurecida nas fezes e associada a muco.

Os Sintomas de Câncer de Intestino

  • Sangue nas fezes. Ao evacuar e perceber a presença de sangramento, já deve-se desconfiar que algo não está bem. ...
  • Alterações significativas no formato das fezes. ...
  • Constipação ou diarreia. ...
  • Inchaço ou dor no abdômen. ...
  • Perda de peso sem motivo específico.

Semelhanças e diferenças entre as hemorroidas e o câncer
Entretanto, alteração no funcionamento intestinal, sensação constante de que precisa ir ao banheiro, perda de peso, anemia e fadiga não são sintomas de hemorroidas e podem ser indicativos de câncer colorretal.

“Escondem-se” dentro do ânus, dilatam, ficam frágeis e finas, por isso costumam sangrar com a passagem das fezes. O sangramento tem as seguintes características nesse caso: sangue cor vermelho vivo, que chega a escorrer e espirrar no vaso. O sangramento pode chegar a ser intenso como uma hemorragia.

Presume-se que a pesquisa de sangue oculto, quando realizada anualmente, reduz a mortalidade por câncer do intestino em 15% a 33%, representando um ganho de vida similar ao observado no rastreamento com colonoscopia a cada dez anos. Atualmente apenas cerca de 25% dos tumores são detectados precocemente.

7 SINAIS DE ALERTA PARA CÂNCER DE INTESTINO
Sangue nas fezes; Mudança do hábito intestinal; Dor ou desconforto abdominal; Alteração na forma das fezes (no formato de fita, achatadas, muito finas e compridas);

Graças ao diagnóstico precoce, o câncer de intestino tem excelentes chances de cura. Quando o tumor é identificado em suas fases iniciais, o sucesso do tratamento aumenta consideravelmente, com índices de cura superiores a 90%.

Câncer colorretal: sintomas são sangue nas fezes, cólicas e até fadiga.

O sangue vivo nas fezes pode acontecer devido a hemorroidas, fissuras anais ou divertículos. Mas, também pode ter causas mais graves como câncer do intestino ou doença inflamatória intestinal, como a doença de Crohn e retocolite ulcerativa, por exemplo.

HEMORRÓIDAS
Na maioria das vezes, o sangue, de aspecto vivo e brilhante, pode ser detectado no papel higiênico, no vaso em grande quantidade ou em roupas íntimas. Além do sangramento, é comum que o paciente sinta dor ou coceira na região do ânus.

Embora a idade média de diagnóstico do câncer de intestino seja aos 67 anos, estudos recentes têm demonstrado um aumento no número de casos novos e de morte por esse tumor entre os jovens (idade inferior a 45 anos).

O câncer colorretal surge a partir de uma célula do revestimento interno do intestino, chamada de mucosa. Essas células podem crescer para o interior do intestino, formando proliferações como os pólipos ou mesmo os tumores.