É perigoso sair sangue pelo nariz?

Perguntado por: eaparicio . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Não é necessariamente perigoso sair sangue pelo nariz, mas é importante procurar atendimento médico se ocorrer com frequência ou intensidade, pois pode ser um sinal de uma condição subjacente. A avaliação por um profissional de saúde é importante para determinar a causa e garantir o tratamento adequado.

Se o sangramento nasal for intenso ou muito frequente, a pessoa deverá procurar ajuda de um otorrinolaringologista.

Como evitar o sangramento nasal:

  1. Lave o nariz com soro fisiológico diariamente;
  2. Evite manipular o interior do nariz;
  3. Beba bastante água;
  4. Use umidificadores ou toalhas molhadas no quarto;
  5. Trate adequadamente quadros de rinite alérgica, resfriados ou sinusite aguda.

Os pacientes com leucemia mieloide aguda do tipo promielocítica aguda podem apresentar sangramento no nariz que não cessa ou um corte que não para de sangrar. Eles também podem apresentar trombose venosa profunda ou dor no peito e falta de ar devido a embolia pulmonar.

Caso alguém costume ter sangramento no nariz mais de uma vez por semana deve-se buscar consulta em um otorrinolaringologista, médico especialista em problemas do nariz, garganta e ouvido.

Outra coisa que pode ajudar a parar o sangramento no nariz é fechar as narinas e apertá-las uma contra a outra, usando os dedos das mãos, por cerca de 10 a 15 minutos. Ao apertar o nariz para parar o sangramento, deve-se respirar pela boca. Caso não melhore, pode ser feita a mesma coisa por mais 10 a 15 minutos.

- Sinusite: é uma inflamação dos seios nasais que pode causar sintomas como dor de cabeça, corrimento nasal, sensação de peso no rosto, especialmente na testa e maçãs do rosto, e sangramento nasal. Geralmente, a sinusite, é provocada pelo vírus Influenza, sendo muito comum durante crises gripais.

A vermelhidão da mucosa do nariz, que acompanha a rinite alérgica ou viral, pode propiciar pequenos traumas, levando ao sangramento.

O correto é inclinar a cabeça para frente e, se possível, comprimir as duas narinas e fazer compressa de gelo”, alertou. Selonke também recomenda que caso os sangramentos sejam frequentes, o ideal é procurar um médico.

Assim como outros hábitos de higiene, a lavagem nasal deve ser feita constantemente”, sugere. A médica explica que os pacientes com sangramento no nariz devem utilizar uma seringa com soro fisiológico para umidificá-lo, aplicando dois jatos do líquido no local pelo menos seis vezes por dia.

Na hemorragia interna, a perda de sangue não é evidente, mas pode ser vista através de sinais que a vítima possa apresentar como palidez, suor frio, tontura, pulso fraco, lábios e dedos arroxeados e sede. Nesses casos, deve-se chamar o socorro especializado (SAMU – 192).

Medicamentos antifibrinolíticos, como ácido tranexâmico, ácido aminocaproico e aprotinina estabilizam coágulos sanguíneos e reduzem o sangramento.

Dores de cabeça frequentes, muitas vezes com vômitos. Alterações na visão ou mudanças repentinas de comportamento. Perda de apetite ou perda de peso não planejada. Aparecimento de pintas novas ou manchas na pele, que mudam de tamanho, forma ou cor.

Quais são os sintomas da leucemia? Infecções graves recorrentes, anemia, cansaço, palidez, falta de energia, hemorragia na gengiva, sangue na urina e hematomas pelo corpo são possíveis sinais da leucemia.

Hidratação: Beber bastante água e usar um umidificador pode ajudar a aumentar a umidade do ar e manter o nariz hidratado. Lavagem nasal com soro fisiológico: Usar soro fisiológico para lavar o nariz pode ajudar a remover crostas nasais e manter as narinas hidratadas.

A hipertensão descontrolada é outro fator que provoca sangramentos no nariz. “O pico de pressão arterial também é uma causa comum e benigna de sangramento nasal. Isso ocorre porque a pressão elevada causa uma ruptura de pequenos vasos sanguíneos da mucosa nasal”, explica o cardiologista Francisco Flavio Costa Filho.

Pressão alta
Nesses casos podem-se manifestar sintomas como enjoos e tonturas, dor de cabeça forte, sangramento pelo nariz, zumbido nos ouvidos, dificuldade para respirar, cansaço excessivo, visão embaçada e dor no peito.