É perigoso rim dilatado?

Perguntado por: ebarros . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

Hidronefrose é uma dilatação do rim que ocorre quando a urina não consegue passar até a bexiga e, por isso, acumula-se. Esse acúmulo prejudica a atuação do órgão, que diminui seu funcionamento gradualmente e eleva os riscos de desenvolvimento de insuficiência renal. A hidronefrose é uma condição incomum, mas perigosa.

A hidronefrose é uma condição secundária que pode ter consequências bastante sérias quando não tratada a tempo. Saiba que as dilatações nos rins podem ser potencialmente graves e a depender da causa, devem ser tratadas o quanto antes.

Em conclusão, a hidronefrose é uma condição em que ocorre acúmulo de líquido nos rins, podendo necessitar de cirurgia como parte do tratamento, dependendo da gravidade e das causas do problema.

Algumas plantas medicinais atuam no trato do aparelho urinário por serem antiinflamatórios naturais. Entre as ervas boas para preparar chá para desinflamar os rins estão o chá de Quebra-Pedra, o chá de Cana-do-Brejo, o chá de Alfavaca, o chá de Acariçoba e o chá de Mil Folhas.

De acordo com Mário Henriques, nefrologista da Uninefron, durante uma crise de cálculo renal, o indicado é ter mais cautela com o volume de líquido , pois durante a crise a presença de náuseas e vômitos é frequente e a ingestão excessiva de pode aumentar esses sintomas.

À medida que as pessoas envelhecem, as artérias que suprem os rins ficam estreitas. Como as artérias mais estreitas não podem mais suprir sangue suficiente para os rins com tamanho normal, o tamanho do rim pode diminuir.

Cólica renal. Infecção urinária (ardor para urinar ou dor lombar associada a febre, urina com mal cheiro ou turva, dificuldade para urinar ou sentir vontade de urinar muitas vezes ao dia) Sangue na urina. Fraqueza ou palidez cutânea não explicada por outras causas.

Um exemplo são os produtos ricos em potássio, que pode ser danoso para pacientes renais crônicos. Geralmente eles são encontrados na banana, abacate, mamão, melão e uvas, além de grãos como feijão, ervilha e grão de bico, frutas secas e oleaginosas, chocolates e cafés.

Portanto, para evitar consequências ou sequelas mais graves decorrentes da doença e da hidronefrose, é recomendado procurar um nefrologista ou urologista o mais rápido possível!

Veja como:

  1. Diminua o consumo de sal nos alimentos. O máximo permitido é de cinco a seis gramas por dia.
  2. Beba bastante água, mantenha uma alimentação saudável e pratique exercícios físicos com regularidade.
  3. Não fume e mantenha um peso adequado.
  4. Meça a sua pressão arterial.
  5. Cuidado na hora de utilizar algum medicamento.

Uma obstrução pode ocorrer de forma brusca ou evoluir lentamente durante dias, semanas, ou mesmo durante meses. Uma obstrução completa ou apenas parcial pode causar a obstrução de parte do trato urinário. Algumas vezes somente um rim é afetado, mas a obstrução pode afetar ambos os rins.

Normalmente, o rim recupera em cerca de 6 semanas após o início do tratamento, não existindo risco de novas lesões no órgão além das que já surgiram até o momento em que o tratamento foi iniciado.

O nefrologista da Uninefron Rafael Pacífico explica que não há contraindicações para a prática de exercícios nos momentos livres de dor. “Se o paciente diagnosticado com cálculo renal não apresentar sintomas e não estiver sentindo dor, ele pode fazer caminhadas, academia ou praticar esportes leves.

Caso a hidronefrose seja súbita ou aguda, pode ser inserido um tubo flexível ou stent através da pele do rim para drenar a urina em excesso. Outra maneira de realizar a drenagem é colocando um tubo de plástico macio, o Duplo J (stent ureteral) entre o rim e a bexiga.

Suco de limão, laranja e melão
Além disso, beber uma xícara de suco fresco por dia pode contribuir para a ingestão de líquidos diária recomendada e, assim, melhora a saúde em geral.

Veja os melhores alimentos para manter o bom funcionamento dos...

  • Laranja e limão. O citrato, presente nessas frutas, previne a formação dos cristais nos rins. ...
  • Leite e derivados. ...
  • Folhas verdes-escuras. ...
  • Sódio. ...
  • Proteínas. ...
  • Potássio.

A hidronefrose pode resultar na diminuição da função renal. Se não for tratado imediatamente, podem ocorrer danos permanentes ao rim ou rins, resultando em insuficiência renal.

Graus de Hidronefrose
I – leve dilatação da pelve renal. II – dilatação maior da pelve e pouca dilatação dos cálices renais. III – dilatação acentuada da pelve e dos cálices, porém sem comprometimento da espessura do parênquima renal. IV – SFU grau III porém com afinamento do parênquima renal.

Nesse sentido, o café é uma bebida inofensiva e até recomendável de ser consumida moderadamente — para quem possui todas as funções renais em perfeito funcionamento. Por outro lado, o café faz mal para os rins se consumido por pessoas que apresentam qualquer tipo problema renal.

Dor lombar, no abdômen ou dos lados do corpo.

Exame de urina.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 01/02/2020, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.