É perigoso pegar verme de cachorro?

Perguntado por: dmendes . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 14 votos

Alguns pets não apresentam sinais de doença mesmo quando estão com vermes, mas contaminam o ambiente com ovos nas fezes, colocando outros animais e humanos em risco. Mito: Só cachorros e gatos pegam vermes - não pessoas. Fato: As verminoses no seu animal de estimação podem ameaçar a sua saúde e a da sua família.

Transmissão. Nos cães e gatos, a transmissão pode ocorrer de um animal para outro por via oral, cutânea ou através da placenta. Nos humanos, a infecção se dá pelo contato direto com as larvas infectantes existentes no solo contaminado por fezes de animais.

A verminose pode ser percebida por sintomas como dor abdominal, diarreia, perda de peso, flatulência (gases) e constipação (prisão de ventre), ou pela eliminação espontânea proglotes (segmentos) dos vermes nas fezes.

Os sintomas das verminoses variam de acordo com o tipo do verme, no entanto, os sintomas mais comuns são: dor no abdômen, náuseas, vômitos, diarreia, falta de apetite, perda de peso, anemia e problemas respiratórios.

O tratamento para vermes deve ser feito com o uso de remédios anti-parasitários prescritos pelo clínico geral ou infectologista, como Albendazol, Mebendazol, Tinidazol ou Metronidazol de acordo com o parasita responsável pela infecção.

De acordo com a Dra. Ana Rita, sim. “Pode acontecer, pois se trata de uma medicação como qualquer outra, que pode gerar vômitos e diarreias dependendo da sensibilidade de cada paciente, assim como da verminose com que ele foi acometido”, explica.

O albendazol serve para matar vermes e parasitas, expelindo-os pelas fezes. Esse vermífugo é vendido em comprimidos ou em forma líquida. Há a opção da dose única, mas ela não serve para todos os casos, já que certas verminoses cobram mais tempo ou ciclos de tratamento.

As principais doenças que podem ser transmitidas pelo cachorro infectado são:

  1. Micose. ...
  2. Leptospirose. ...
  3. Doença de Lyme. ...
  4. Larva migrans. ...
  5. Raiva. ...
  6. Infecção por Capnocytophaga canimorsus.

Existem algumas doenças que são facilmente transmitidas dos pets para seus tutores através de lambidas, mordidas e por meio de agentes infecciosos em suas fezes. As mais comuns são: raiva, micose, larva migrans e leptospirose.

Dentre os vermes, os mais perigosos são o Shistosoma mansoni e a Wuchereria bancrofti, responsáveis respectivamente pela esquistossomose e a filariose. Os sintomas causados pela presença de parasitas podem ser facilmente confundidos com os de outras doenças.

Alguns remédios caseiros com ação antiparasitária são:

  1. Leite com hortelã ...
  2. Chá de arruda com sementes de mamão. ...
  3. Chá de cúrcuma. ...
  4. Chá de mastruz. ...
  5. Azeite de alho. ...
  6. Chá de artemísia. ...
  7. Chá de erva-doce.

Os vermes, parasitas e fungos se alimentam de açúcar; Evitar alimentos que sejam fermentados por leveduras (cerveja, vinho, pão, bolos…) e levedo de cerveja; SEGUIR AS RECOMENDAÇÕES POR 30 DIAS. Tomar a medicação indicada pelo médico – tratamento prolongado (não dose única).

Alimentos que ajudam a matar vermes
Alho, cebola, orégano, gengibre, óleo de coco, suco de mamão, kefir, chucrute e iogurte estão entre eles. Entenda como agem: Alho e cebola: os vegetais reforçam a imunidade e têm efeitos anti-parasitários.

Apesar de rara, a eliminação de parasitos pela urina pode ocorrer em infestações parasitárias renais.

O sintoma mais comum do oxiúrus, que é uma doença causada pelo Enterobius vermicularis, popularmente conhecido como oxiúrus, é a intensa coceira anal, especialmente à noite, que acontece porque as fêmeas do verme se dirige até o ânus para colocar seus ovos na região perianal, causando os sintomas.

“Existem tratamentos que são feitos em dose única, ou seja, que duram apenas um dia, e outros que duram três dias. De forma geral, para as principais parasitoses sem complicações, a terapia não ultrapassa cinco dias”, explica a médica.

Apesar de não ser a melhor forma de eliminar os parasitas, você pode consumir alimentos ricos em fibras, aumentar o consumo de frutas, óleo de coco, semente de abóbora, aloe vera, mamão, gengibre, raiz de genciana, abacaxi, couve e sementes de romã, todos são igualmente eficazes na luta contra os vermes.

Tratamento e Prevenção

  1. Lavar as mãos com frequência;
  2. Lavar adequadamente os alimentos, principalmente os que serão consumidos crus, como frutas e legumes;
  3. Manter as unhas sempre cortadas e limpas;
  4. Evitar andar descalço;
  5. Beber água filtrada ou fervida;
  6. Evitar o consumo de carne crua.

Entre duas e oito horas após ingerir o comprimido, o cachorro já poderá sentir os primeiros efeitos. Todo o processo pode durar, em média, 24 horas. Seguindo as recomendações do veterinário e da bula de cada medicação, seu amigo estará protegido e não terá complicações.

É normal que o animal elimine vermes quando a infestação está alta, isso pode ocorrer por vários dias. O ideal é que você leve seu animal ao veterinário ele irá verificar se está tudo bem com o cachorro ou se precisa intervir de alguma forma. É importante que você siga todas as orientações do veterinário.