É perigoso operar o joelho?

Perguntado por: vnogueira . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

Por isso, não se deve fazer cirurgia sem uma boa avaliação pré-operatória. Toda cirurgia tem riscos, por menor que seja. Assim, antes de operar, é necessário fazer o que chamamos de “avaliação de risco cirúrgico”.

Não é à toa que a cirurgia em si costuma durar cerca de 1 hora. Por consequência, a recuperação é mais rápida e menos dolorosa. Pessoas que praticam exercícios físicos, por exemplo, podem voltar às suas atividades no período de 1 mês, desde que sigam as orientações do especialista.

Depois de uma cirurgia, o joelho de fato fica um pouco mais sensível. Não é à toa que o paciente deve passar a fazer fisioterapia, por exemplo, para que se volte a ter os movimentos de antes.

Após a cirurgia, mesmo no caso daquelas feitas por meio de métodos mais modernos e menos agressivos, como é caso da Artroscopia, é recomendável repouso de pelo menos 4 dias, evitando colocar o pé no chão ou aplicar peso corporal sob a perna operada. Manter a perna elevada também é uma recomendação.

O tempo de internação hospitalar geralmente é de 2-3 dias, e o paciente recebe alta andando, com apoio parcial do membro operado com auxílio de 2 muletas ou andador. O tempo cirúrgico de prótese de joelho é de aproximadamente 90 minutos.

A cirurgia no joelho é indicada quando a dor no joelho é intensa, o movimento é limitada, há deformações ou quando a alteração no joelho é crônica, não melhora ao longo do tempo ou não há resposta ao tratamento anteriormente recomendado.

O custo desse tipo de cirurgia na rede privada varia entre R$ 7 e R$ 10 mil.

Cirurgia do joelho: quando o ortopedista pode recomendar? Recomendamos tipos de cirurgia do joelho quando o paciente está sofrendo há bastante tempo com dor intensa, possui dificuldade para movimentar a articulação, sofre com instabilidade articular, apresenta deformidades no joelho ou tem osteoartrite, por exemplo.

Na artroplastia total do joelho, por exemplo, atualmente é comum utilizar a raquianestesia mais o bloqueio do canal dos adutores e IPACK. Após o procedimento cirúrgico, 10 horas depois o paciente consegue andar sem dor.

Se o seu joelho “trava” depois da cirurgia, isso pode ser indicativo de algum problema na recuperação ou de uma resolução insuficiente do problema que levou ao rompimento do LCA.

Você pode tomar banho no dia seguinte à cirurgia, deixando a água correr sobre o joelho operado. Não friccione com sabonete e bucha por 3-4 semanas. Em alguns casos é solicitado por nossa equipe o uso de imobilizador de joelho.

Como a maioria das cirurgias de joelho são feitas por artroscopia, normalmente são feitos dois ou três pontos apenas.

Fisioterapia é essencial para uma recuperação completa e rápida. A realização de fisioterapia é fundamental para a reabilitação. Já no primeiro dia após a cirurgia ela deve ser iniciada. Ela permitirá que você possa sentar (realizar a sedestação), caminhar e movimentar seu joelho com segurança.

Depois de uma cirurgia alguns alimentos devem ser evitados como frituras, alimentos gordurosos, condimentos, embutidos, alimentos enlatados, carne de porco, doces, café, refrigerante, bebidas alcoólicas, pois dificultam a circulação do sangue e atrasam o processo de cicatrização.