É perigoso nódulo na tireoide?

Perguntado por: emendes . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.8 / 5 14 votos

O nódulo de tireoide pode ser perigoso quando maligno. No entanto, esta é uma colocação um tanto errônea, isso porque, por mais que esse quadra requeira mais atenção, qualquer questão de saúde pode trazer riscos.

Em algum momento, podem ocorrer alterações em sua estrutura, caracterizando um nódulo. O conceito de nódulo costuma assustar, porque as pessoas logo associam com câncer. “Mas a maioria dos nódulos de tireoide são benignos. Apenas cerca de 5% a 10% são malignos”, informa a Dra.

Outros sintomas que também podem ser percebidos em casos de câncer de tireoide são:

  • rouquidão persistente e/ou alterações da voz;
  • inchaço no pescoço;
  • dor no pescoço;
  • mudança do padrão de crescimento de um nódulo já em seguimento.
  • tosse constante;
  • dificuldade para engolir;
  • problemas para respirar.

Em pacientes com alterações hormonais, seja hipertireoidismo ou hipotireoidismo, o tratamento medicamentoso é necessário. Quando há nódulos, que podem ou não afetar a função tireoideana, sejam malignos ou benignos, é imprescindível investigarmos qual sua natureza.

Assim como são comuns as condições de hipertireoidismo e hipotireoidismo, a presença de nódulos tireoidianos também são ocorrências usuais. Estatísticas dizem que 1 em cada 3 mulheres adultas pode ter nódulos na tiroide, assim como mais da metade das pessoas acima dos 50 anos, independentemente de sexo.

O nódulo na tireoide é tratado, na grande maioria dos casos, através da ablação de tireoide, radioterapias e cirurgia para retirada de nódulo. O método tratativo é escolhido de acordo com a necessidade e grau de complexidade do caso de cada paciente.

Nódulos grandes, acima de 3 a 4 cm, e aqueles localizados anteriormente à traqueia podem causar sintomas mesmo em tireoides com volume normal. O tamanho normal da tireoide varia de acordo com idade, sexo e peso do indivíduo. Mulheres têm tireoides entre 10 e 15 mL e homens entre 12 e 18 mL.

Quando um nódulo na mama é preocupante? Todo nódulo palpável na mama deve ser analisado. Nódulos espessos, endurecidos e de bordas irregulares são mais preocupantes e merecem uma atenção especial, devendo ser avaliados prontamente por profissional médico e realizados os exames necessários.

Quando ela é indicada? A punção da tireoide é um exame indicado para casos em que a pessoa apresenta nódulos maiores que 1 cm. Entretanto, nem todos os nódulos com essa medida precisam ser puncionados. Conforme o grau de suspeita, o tamanho do nódulo a ser puncionado pode variar, chegando até 2,5 cm.

O principal sinal de câncer de tireoide que pode ser observado é a presença de nódulos na região do pescoço, que podem crescer rapidamente e deixar a região inchada. Eles podem estar associados a alterações na voz, como rouquidão, e causar sensação de falta de ar, dificuldade para engolir e tosse constante.

Crescimento local do câncer da tireoide. Note que o tumor, ao crescer, passa a invadir a cápsula da glândula. Já nos carcinomas anaplásicos, a velocidade de crescimento é tão rápida que, antes mesmo de o diagnóstico ser feito, o tumor já invade estruturas vizinhas, como esôfago, traqueia, nervos e músculos.

Punção aspirativa por agulha fina (PAAF): usa-se uma agulha fina para remover células ou amostras de fluido do nódulo. Esse teste é muito útil para a identificação de nódulos benignos, cancerosos ou suspeitos.

ressonância magnética da tireoide, para determinar o tamanho e a localização do(s) tumor(es),bem como averiguar se houve metástases; PET scan (tomografia por emissão de pósitrons),para verificar se o tumor se espalhou para os linfonodos ou outras estruturas (próximas ou à distância);

Quando algum deles está relacionado com o câncer? No caso do nódulo, as bordas regulares e a maleabilidade são bons indicativos de benignidade. Já se o mesmo tiver o contorno irregular, massa mal definida e aderência a tecidos adjacentes, acende o alerta para suspeita de câncer.

4 alimentos que prejudicam a tireoide

  • 1.1 Soja.
  • 1.2 Açúcar e farináceos.
  • 1.3 Óleos vegetais comuns e gordura trans.
  • 1.4 Alimentos industrializados.

Conheça alimentos que ajudam a regular a tireoide

  1. Sal iodado ou marinho. O iodo é o principal elemento que atua na produção de hormônios da tireoide, sendo essencial para essa função. ...
  2. Castanha-do-pará ...
  3. Peixes e algas marinhas. ...
  4. Abacate e sementes de chia e linhaça. ...
  5. Leite e derivados.

O melhor tratamento para nódulo na tireoide vai depender da complexidade de cada caso e somente o médico especialista pode indicar qual será eficiente. Na maioria dos casos, a ablação de tireoide por radiofrequência pode ser suficiente, em outros, será necessário a intervenção cirúrgica.

"Quando a tireóide apresenta nódulos volumosos, com sintomas de desconforto local, produção exagerada de hormônios (hipertireoidismo) de difícil controle medicamentoso, ou nódulos suspeitos de malignidade, indicamos o tratamento cirúrgico que pode ser a retirada parcial ou total do órgão, ou seja, a tireoidectomia", ...

1 – Desconforto ou dor na garganta e no pescoço, tireoide inflamada. A tireoide fica localizada no pescoço e, por isso, essa é a principal região que você deve se atentar. Em geral, a sensação de desconforto ou dor na garganta e no pescoço não é normal e pode ser um indício de que a tireoide está alterada.