É perigoso mosca na comida?

Perguntado por: garruda . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.1 / 5 2 votos

"O maior perigo de contaminação é se a mosca trouxer com ela ovos ou cistos de parasitas e de vermes, porque ao consumir o alimento, eles podem completar seu ciclo natural dentro da pessoa que consumiu, ou seja, ela vai ficar parasitada", explica Jorge Luiz Fortuna, doutor em higiene e processamento de produtos de ...

Assim, além da sujeira transportada pelas patas das moscas, ainda é possível, ao consumir um alimento por onde ela esteve, ingerir ovos que as fêmeas botam e que, depois de 8 a 24 horas, eclodem se formando larvas.

Se você ingeriu uma larva, não será necessário tomar nenhum medicamento, pois ela será digerida pelo ácido do seu estômago e não causará problemas.

Após aproximadamente 24 horas, ocorre o nascimento das larvas. Estas geralmente ficam agrupadas, são vermiformes, esbranquiçadas, movimentam-se muito, não gostam de luz e alimentam-se ativamente. Após um período de 5 a 8 dias, as larvas abandonam a matéria orgânica onde estavam instaladas.

Inicialmente, há prurido intenso e posteriormente dor local nas miíases que acometem as áreas cutâneo-mucosas, podendo ocorrer infecção secundária. Nas situações de miíases acidentais (intestinais ou urinárias), o diagnóstico pode ser realizado através de endoscopia digestiva e cistoscopia.

Sintomas miíase humana

  1. Sensação de ferroada na pele;
  2. Dor;
  3. Coceira;
  4. Vermelhidão na área afetada;
  5. Sensação de movimento sob a pele;
  6. Ferida aberta com pus ou secreção.

Causada pelas moscas Cochliomyia hominivorax, Callitroga macelaria e espécies do gênero Lucilia, assim que os ovos eclodem as larvas se instalam no ferimento e passam a alimentar-se com o tecido vivo ou necrosado que encontram no local.

A "virose da mosca" é o nome popular dado às doenças diarreicas agudas (DDAs), um grupo de enfermidades causadoras de gastroenterites, que são inflamações no estômago e no intestino. Os principais sintomas provocados são diarreia, febre, dor abdominal, vômitos, desidratação e, em alguns casos, sangue ou muco nas fezes.

Tratamento de miíase
A base para o tratamento da miíase após adequada identificação do quadro, envolve remoção mecânicas das larvas. #Ponto importante: Não há indicação de prescrever rotineiramente antibióticos ou antiparasitário, embora a infecção bacteriana secundária possa complicar a infestação.

Sintomas da Miíase
Tudo depende do local que a mosca pousar. No caso da berne, o principal sinal é uma ferida aberta na pele de 2-3cm, com pus e líquidos. Além disso, caso haja pressão na ferida, uma larva branca pode ser vista no local. Seu tamanho depende de quantos dias ela fica na ele.

Mas, afinal, faz mal ingerir larvas? Segundo especialistas, não há riscos graves à saúde, mas pode causar mal-estar devido ao nojo provocado ou por ser um componente fora do comum da alimentação.

A saliva das moscas possui substâncias que fragmentam o alimento até que ele fique líquido o suficiente para ser ingerido. Enquanto comem, as moscas também podem defecar ou, caso for uma fêmea, podem depositar ovos.

A forma mais natural de eliminar as larvas é com água fervente, e essa dica funciona ainda melhor se for na lata de lixo e os insetos estiverem ali Nesse caso, tampe a lixeira e espere alguns minutos, depois a abra a lava bem o local.

3 – Quais são os sintomas de larvas no corpo? As larvas que se alojam externamente causam sintomas locais, como nódulos avermelhados, coceira, sensação de que algo “caminha” debaixo da pele. Podem evoluir com feridas e, em alguns casos, tornam-se até visíveis.

Uma mosca soldado pode colocar de 500 à 900 ovos, que eclodem em aproximadamente 4 dias. Nesse momento, começa a fase de larva, que passa por 5 estágios de crescimento, totalizando de 13 à 18 dias até chegarem à fase pré-pupa, que é o sexto estágio. .

Após a ovulação, os ovos são depositados. Eles possuem cor branca e cerca de 1,2 mm de comprimento. Após 1 dia, as larvas saem dos ovos. Os ovos são depositados sempre próximos dos nutrientes, como material orgânica em decomposição, por exemplo, para alimentar as larvas.

TRATAMENTO DA MIÍASE
Na Miíase secundária, utiliza-se extração manual das larvas, ou a Ivermectina sistêmica, 200 mcg/kg em dose única (aproximadamente 1 comprimido para cada 35 kg/peso). A Ivermectina causa morte das larvas, que deverão ser retiradas manualmente ou com pinça.

6 dias

Normalmente a fase larval dura de 4 a 6 dias e há três fatores que influenciam sua duração: nutrição, umidade e temperatura. Em um quilo de esterco podem desenvolver-se até 10.000 moscas. Quando a larva está completamente desenvolvida, procura um lugar mais seco, geralmente são as bordas da camada de esterco.

A ocorrência da miíase se dá através do depósito de ovos de mosca na pele e em feridas, que eventualmente eclodem e se transformam em larvas.

A miíase é uma infecção de pele causada pela presença de larvas de moscas.