É perigoso ir para Paraty?

Perguntado por: rrebelo3 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

Caso esteja se perguntando se existem bairros perigosos em Paraty, a resposta é que infelizmente sim. Apesar de pequena, a cidade possui dois bairros mais carentes e violentos: Ilha das Cobras e Mangueira.

A autorização para a entrada deverá ser solicitada à Prefeitura de Paraty com antecedência mínima de 10 dias, e o pagamento da taxa deve ser realizado pelo menos 10 dias antes da data de chegada. Para falar com a Prefeitura de Paraty, você pode acessar o site www.prefeituradeparaty.com.br .

4 dias

Quantos dias ficar em Paraty:
Como as atrações de Paraty estão espalhadas entre centro histórico, ilhas, bairros e vilas do entorno, o ideal é reservar de 3 a 4 dias para visitar a cidade. Se quiser conhecer Trindade com um pouco mais de calma, dedique mais um dia para o passeio.

Se vc quer apenas curtir lindas praias e não se importa com boa gastronomia e lugares badalados para ir a melhor opção é Trindade, onde se aproveita mais o dia do que a noite. Já as praias próximas à Paraty não são boas, e isso pode te atrapalhar pelo fato de não estar de carro.

Roupas: Paraty é um lugar informal, leve muitas bermudas, camisetas leves, vestidinhos e, principalmente, maiôs, biquinis, sungas para entrar muito no mar.

Para se locomover em Paraty não é necessário ter carro.
O centro histórico e os bairros próximos são facilmente percorridos a pé. Por outro lado, para conhecer as melhores praias de Paraty, como a Praia do Sono ou a Vila de Trindade, você pode recorrer ao ônibus de linha da empresa Colitur.

248 quilômetros

Afinal, qual a distância entre o Rio de Janeiro e Paraty? Ao todo, a distância entre o Rio de Janeiro e Paraty, considerando o Centro da Cidade Maravilhosa até o destino final, totalizam 248 quilômetros, e é uma viagem recheada de atrativos.

4 horas

O trajeto do Rio de Janeiro para Paraty dura entre 3 a 4 horas. E uma viagem bem agradável com uma vista linda, dá para colocar os fones de ouvido e ficar só sentindo aquela vibe gostosa.

Com o app da Uber, você é pago para dirigir quando quiser. Você tem a flexibilidade de ser um motorista de aplicativo nesta cidade, Paraty, sempre que quiser.

Passeio: aproximadamente 60 reais por pessoa. Total: aproximadamente 340 reais por pessoa para um fim de semana em casal curtindo Paraty.

Praia de São Gonçalo

São Gonçalo e São Gonçalinho
Essas duas praias ficam no caminho entre Angra dos Reis e Paraty. A Praia de São Gonçalo tem um estilo mais rústico e tranquilo, sendo uma opção ideal para quem quer fugir das multidões (especialmente durante a alta temporada).

Praia do Sono

Rodeada pela vegetação da Mata Atlântica, a Praia do Sono é uma das mais lindas praias de Paraty. A simplicidade dos seus poucos restaurantes, campings e quartos para se hospedar, é o principal motivo que leva os viajantes a terem o mar como quintal de casa por alguns dias.

Apesar de ser um fenômeno comum, alagando até 45 cm por causa de um projeto antigo dos portugueses para usar a água do mar para limpar as ruas naquela época em que o esgoto era a céu aberto.

Entre os pratos mais famosos da cidade, conhecida por sua culinária caiçara, estão o camarão casadinho - que traz dois camarões grandes fritos e recheados com farofa - e o manuê de bacia, um bolo feito com melado de cana.

A vida noturna em Paraty pode ser bem intensa, já que a agenda cultural da cidade investe pesado em shows e festivais o ano todo e um polo gastronômico renomado. Além disso, esses mesmos estabelecimentos servem jantares românticos. Ótimos para curtir em família e principalmente para os solteiros de plantão.

À noite, Paraty consegue ser ainda mais charmosa e encantadora. As luzes do Centro Histórico dão um ar de tempos passados à cidade e transformam o passeio noturno em um dos melhores momentos para os turistas.

Praias próprias em Paraty

  • São Gonçalo.
  • Prainha de Mambucaba.
  • Praia Grande do Corumbê
  • Cepilho.

Não há aeroporto em Paraty.
Logo, se você quer conhecer a cidade e virá de outro estado se não o Rio de Janeiro ou São Paulo, os melhores destinos seriam o Galeão (Aeroporto Internacional Tom Jobim) ou o Santos Dumont, ambos localizados no Rio de Janeiro, já que é a capital mais próxima de Paraty.

700 turistas

Paraty recebe, em média, 700 turistas ao ano e a ocupação média dos hotéis na cidade é de 75%.

  • Vila de Trindade.
  • Estância Climática de Cunha.
  • Ubatuba.
  • Angra dos Reis.
  • Aldeia Indígena Pataxó
  • Caminho do Ouro.

R$ 1.500

Uma viagem de 3 dias para Paraty e seus arredores custa em média R$ 1.500, levando em consideração os preços aproximados de passagens de ônibus (que seria a opção mais em conta), hospedagem, seguro viagem, alimentação e passeios por Paraty e por Vila Trindade.