É perigoso induzir o parto com 39 semanas?

Perguntado por: zilha . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

O parto induzido pode não funcionar e demorar muito; as chances de infecções e hemorragia pós-parto são maiores, e a hospitalização pode ser prolongada. Embora a cesariana seja "muito segura de modo geral ela também oferece um risco maior de complicações anestésicas e danos aos órgãos internos".

A indução de parto é uma alternativa dos médicos para forçar e acelerar o trabalho de parto, fazendo com que ele se inicie mais rápido. É um método seguro, mas que só deve ser utilizado quando realmente for necessário, como no caso de uma gestação que ultrapassou as 40 semanas e havendo algum risco para a mãe e o bebê.

Com o uso de medicamentos a fim de induzir o parto, um dos riscos desse procedimento envolve a possibilidade de má oxigenação do bebê, se as contrações passarem a ser intensas e rápidas demais. Nesses casos, torna-se necessária a realização de uma cesariana emergencial.

Caso fique um longo período sem senti-lo, recomendamos procurar seu médico para fazer o cardiotoco. Agora na reta final, com 39 semanas, seu bebê pode dar sinal de que está pronto e o trabalho de parto se iniciar a qualquer momento2.

Exercícios que elevam muito os batimentos cardíacos podem não ser muito benéficos! Exercícios – Agachamentos são ótimos para fazer a dilatação acontecer com maior rapidez. Além disso, também é ótima para ajudar a fazer com que o bebê desça para o canal de parto.

Se for estritamente necessário, o seu profissional de saúde de confiança irá orientar sobre as melhores alternativas. Um parto induzido pode levar até 48 horas.

Mas o parto induzido também pode ser mais doloroso que o iniciado sozinho. No entanto, se a mulher sentir necessidade, a dor pode ser amenizada com o uso de anestesias. O parto induzido pode ser mais doloroso para algumas mulheres, porém fique tranquila e caso necessário opte pela anestesia.

Mulheres submetidas a indução do parto apresentaram menor incidência de DPP e infecção/deiscência de ferida operatória do que as submetidas a cesariana programada. Não houve significância estatística na avaliação dos demais desfechos maternos.

27% entre 39 semanas e 39 semanas e 6 dias; 32% entre 40 semanas e 40 semanas e 6 dias; 13% entre 41 semanas e 41 semanas e 6 dias, o “Termo Tardio”: 1% acima de 42 semanas (tal percentual está diminuído devido às induções realizadas na 41a semana).

Chás e shakes
Alguns alimentos normalmente evitados durante a gravidez, como cravo, canela e gengibre, podem ajudar na reta final, na forma de chás, óleos e shakes.

Possivelmente quando você atingir 41 semanas seu médico irá recomendar a interrupção da gestação. Isto acontece pois sabemos que se você não entrou em trabalho de parto de maneira espontânea até 41 semanas a chance disto acontecer naturalmente entre 41 e 42 semanas é pequena.

Em situações normais, os médicos costumam fazer induzir o trabalho de parto em gestações que se prolongam até a 41ª semana. Entenda! A partir da 20ª semana de gestação, a servidora pública Gisele Reginato, 35 anos, iniciou sua preparação para o parto.

Outra dúvida é: 9 meses se iniciam com 38 semanas, mas o bebê pode nascer com 9 meses e 1 semana (39 semanas), 9 meses e 2 semanas (40 semanas), 9 meses e 3 semanas (41 semanas), 9 meses e 4 semanas (42 semanas).

A partir de 37 semanas a gestante deve ser acompanhada com maior frequência, principalmente se houver fatores de risco associados. A indução é indicada quando a gestação se estender além das 41 semanas e 6 dias ou houver alguma razão para antecipar o nascimento como diabetes ou hipertensão.

O seu bebê na 39ª semana de gestação
O nascimento pode acontecer em qualquer momento e o seu bebê aumentou um pouco mais de peso, mas você, provavelmente, muito pouco ou nada. Mede entre 49 e 51 cm e pesa perto de 3.400 gramas.

Nem sempre é possível sua realização pois é necessária uma dilatação mínima do colo uterino para poder realizar o procedimento. Caso o colo esteja fechado, é inviável de realizar.