É perigoso grávida dormir de barriga pra cima?

Perguntado por: aantunes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

Além disso, a veia cava também pode provocar maior sensação de mal estar quando comprimida. Sensação de falta de ar e de desmaio em algumas situações. Podemos dizer então, que de barriga para cima não é a melhor posição para grávida dormir, principalmente no final da gravidez.

Dormir de barriga para cima pode dificultar a respiração durante a noite. A partir do quarto mês, essa é uma posição não muito bem vista por obstetras. O estudo que apontamos no tópico anterior mostra que grávidas, quando dormem de barriga pra cima, aumentam o risco de morte do bebê.

O bebê dentro da barriga dorme muito, de 8 até 16 horas de sono por dia e durante essas longas sonecas ele tem sonhos você sabia dessa? Sim, o bebê tem sonhos com suas vivencias dentro do útero inclusive todas as sensações que recebe de sua mãe.

Em todos os meses, uma das posições confortáveis para grávidas dormirem é de lado. Deitar-se de lado melhora a chegada do fluxo sanguíneo para o bebê. Além disso, essa posição ajuda a reduzir refluxo, uma queixa comum na gravidez, que pode ser resultado da má digestão. Se for dormir de lado, opte pelo lado esquerdo.

Então, quais as melhores posições para a grávida dormir? Já sabemos que dormir sobre o lado direito e com a barriga para cima não é indicado. Sendo assim, as grávidas devem dar preferência para dormir sobre o lado esquerdo. Também é possível dormir de bruços, mas apenas até o quinto mês de gestação.

O que pode machucar o bebê dentro da barriga da mãe? Tombos e pancadas são as situações mais comuns que colocam em risco a vida do bebê. No entanto, alguns fatores externos como ondas de radiação e roupas apertadas também podem interferir na saúde e desenvolvimento do bebê durante a gestação.

Alguns exemplos de exercícios que devem ser evitados:

  • Jump;
  • Corrida de alta performance;
  • Spinning nos últimos meses da gravidez;
  • Treino muito pesado de musculação;
  • Abdominais;
  • Crossfit;
  • Mergulho;
  • Atividades que utilizam bola.

Não. Apesar de haver uma maior secreção do hormônio de crescimento durante a noite, o aumento das horas de sono não se relaciona a um maior crescimento.

O impacto de cair no chão pode deslocar a placenta, fazendo com que ela se solte do útero, o que gera sangramento e pode levar ao aborto, em especial nas mulheres que têm um problema com a placenta”, diz.

Então, se você notar alguma anormalidade, a dica é deitar-se de barriga para cima, marcando o tempo e contando os movimentos. Caso note que ele está se mexendo menos que 10 vezes, num intervalo de duas horas, procure seu médico. Normalmente, quando está tudo bem, é possível contar 10 estímulos em 30 minutos.

Outra dúvida muito frequente nos casais que estão esperando um bebê é se os toques e carinhos feitos na barriga são sentidos pelo feto. Segundo Jurandir, a medida que vai crescendo, o feto fica mais próximo da superfície abdominal materna e pode sim sentir os toques, tanto maternos quanto paternos.

O BEBÊ SENTE FOME NA BARRIGA DA MÃE? Não, seu bebê não sente fome quando você está grávida. O feto recebe um fluxo constante de nutrientes, desde o momento da implantação no revestimento do útero até a mãe dar à luz, o feto terá tudo o que precisa através da placenta.

Os bebês reagem de forma diferente aos sabores e odores ainda na barriga da mãe durante a fase final da gestação, concluíram cientistas pela primeira vez após analisarem expressões faciais dos fetos por meio de exames de ultrassom.

Enquanto mulheres de primeira gravidez demorarão um pouco mais a ter a barriga baixa, pode mesmo nem apresentar a barriga baixa na gravidez, nem mesmo no dia do parto mesmo que seja normal. Não é uma regra ter a barriga baixa, mas é bastante comum que aconteça.

É importante que a gestante deite do lado esquerdo para ajudar na circulação sanguínea e evitar a compressão da veia cava. Isso ocorre porque dormir do lado esquerdo pode ajudar a melhorar a circulação sanguínea para o feto e para o útero, o que pode prevenir a morte fetal.

Durante a gravidez, é comum sentir mais sono que o normal e, de acordo com um estudo publicado no Sleep Medicine Journal, tirar sonecas durante a tarde não é nada prejudicial – pelo contrário.

Diminuição dos Movimentos Fetais
Os movimentos do bebê no útero são um importante indicador de sua saúde e, por isso, uma diminuição na frequência ou intensidade dos movimentos pode ser um sinal de falta de oxigênio.

As causas podem ser uma resposta do organismo da gestante e fatores externos como acidentes e até exercícios de alto impacto não adequados. Mas a maioria dos casos de descolamento da placenta, especialmente os relacionados ao organismo da gestante, acontecem no fim do terceiro trimestre de gravidez.