É perigoso fazer cirurgia de pedra no rim?

Perguntado por: lalves . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

A cirurgia de pedras nos rins não é perigosa, os principais riscos associados à cirurgia de pedra nos rins são a infecção e lesão no órgão. Mas, para minimizar as chances de que essas intercorrências ocorram, é fundamental procurar um médico com expertise neste tipo de procedimento.

Normalmente, a recuperação da cirurgia para pedra nos rins dura até 3 dias, sendo mais demorada nos casos de pedras com mais de 2 cm, quando é necessário fazer um corte para chegar ao rim, podendo demorar até 1 semana para o paciente poder voltar a trabalhar, por exemplo.

Quando o paciente, no entanto, tem cálculos muito grandes ou quando a pedra provoca dor de difícil controle, alteração de função renal ou há infecção urinária associada, é necessário fazer cirurgia.

A cirurgia é realizada com a passagem do endoscóspio pelo canal da uretra para localização e fragmentação do cálculo que, posteriormente, é removido com auxílio de sondas.

Raquel Ferreira Nassar Frange - Cálculos maiores que 0,6 cm precisam ser acompanhados por urologista. E normalmente vão precisar de intervenção cirúrgica, principalmente quando causam obstrução.

O cálculo demora, em média, 8 a 14 dias para ser expelido. Porém, dependendo da localização, o tempo pode ser até de um mês. Menos de 20% dos pacientes com pedras menores que 5 mm precisam de alguma intervenção médica para retirar seu cálculo renal.

Uma das medicações mais utilizadas no tratamento é a tansulosina, um alfa-bloqueador. Cálculos de via urinária são verdadeiros transtornos na vida de médicos e pacientes. O desconforto lancinante causado pelas famosas pedras no rins e ureter são parte do dia a dia de emergencistas, clínicos e urologistas.

Quais são os tratamentos mais usados para pedras nos rins?

  1. ureterorrenolitotripsia flexível a laser ou ureteroscopia;
  2. nefrolitotripsia percutânea para pedras nos rins;
  3. litotripsia extracorpórea por ondas de choque (LECO)

O tempo médio do procedimento pode variar de alguns minutos a 2 horas. Realizada sempre em ambiente hospitalar, a cirurgia pode ser efetuada com anestesia raquidiana associada à sedação anestésica ou anestesia geral.

A cirurgia para retirada dos cálculos renais custa, em média, R$ 9 mil na rede particular, valor que a família não tem condições de pagar. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a prefeitura de Feira de Santana precisa fazer o encaminhamento da paciente para a Central de Regulação.

Além da Litotripsia por Ondas de Choque, também são oferecidos aos pacientes procedimentos como laser, introdução de sonda pela uretra ou cirurgia aberta.

Geralmente, pedras entre 5mm e 10mm podem ser eliminadas com medicamentos apenas. Já se o tamanho da pedra no rim for entre 10mm e 15mm ou que se localizam no canal da uretra, não são eliminadas somente com medicamentos, sendo necessária a intervenção cirúrgica.

Os principais sintomas estão relacionados a dor lombar, abdominal ou ambas, com diferentes intensidades e que podem vir acompanhadas de sangramento e dor ao urinar. A dor é como se fosse cólica, com períodos de melhora e piora. Além disso, as crises podem estar acompanhadas de náuseas e vômitos.

As pedras nos rins, geralmente, não geram inchaços na barriga. Porém, outras doenças renais podem ocasionar ascite, que são pequenos acúmulos de líquido rico em proteínas que se localizam dentro do abdômen e, em casos mais avançados, aumentam a circunferência da barriga e resultam no ganho de peso.

- Formação de coágulos dentro da bexiga, que podem. obstruir o fluxo urinário; - Lesão de ureter; - Infecção generalizada, que pode levar a perda do rim.

São comuns pequenos sangramentos na urina, uma dor leve no flanco e urgência para urinar, enquanto o cateter estiver presente. No entanto, esses sintomas costumam melhorar com o tempo. A gravidade e duração dos sintomas são altamente variáveis e essa situação se resolverá quando o cateter for removido.

Quem é o médico que trata pedra nos rins? O médico especialista que trata a Pedra nos Rins é o Urologista.

Febre; Presença de sangue na urina; Redução do fluxo urinário; Necessidade de urinar com frequência.

Essa câmera passa pela bexiga, navega no ureter (túnel responsável por conduzir a urina do rim à bexiga) podendo chegar até o rim. Após, é inserida uma fibra de laser através do equipamento, fragmentando ou pulverizando os cálculos.