É perigoso dormir em cima do braço?

Perguntado por: imarinho . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

São raros os casos em que esse tipo de posição pode gerar algum problema mais grave. Entretanto, interromper o fluxo sanguíneo por muito tempo pode ser perigoso, podendo gerar uma gangrena mínima na região do braço ou dos dedos. Por isso, é preciso tomar cuidado ao dormir em cima do braço.

Se o braço fica dormente com frequência durante o sono, o conselho mais indicado é evitar más posições, tentando adormecer numa posição diferente do habitual. Outras indicações para os casos de braços dormentes passam por: Evitar a mesma postura durante longos períodos e mover os braços com frequência.

Deitar de lado com o braço de cima deixado ao lado do corpo ou para trás, para abrir os ombros é uma boa escolha para o sono. Evite aconchegar os braços no peito, porque isso força a espinha a se curvar.

Síndrome de Parsonage Turner (Inflamação no nervo)
O principal sintoma desta síndrome é a dor, que logo em seguida evolui para uma fraqueza no território acometido. Assim, poderá gerar dificuldade para rodar o braço para fora ou para colocar o braço para cima, por exemplo.

Se estiver deitado do lado direito, a posição pode levar a pessoa a sofrer de refluxo ácido. Isso ocorre quando o conteúdo do estômago volta para o esôfago, que pode levar a desconfortos. Para reduzir o risco, é importante esperar um tempo após comer até a hora de ir deitar.

Além disso, para as pessoas que sofrem com refluxo gastroesofágico é importante dormir virado para o lado esquerdo e evitar o direito, uma vez que essa última posição retarda o esvaziamento do estômago, agravando o quadro”, explica Partata.

Agora, se você só dorme de lado, uma ideia é dormir sobre o ombro não afetado, porém, ficar a noite inteira nessa mesma posição pode ser um pouco complicado. Portanto, a melhor posição é de “barriga para cima”, com uma almofada ou travesseiro, de forma a elevar um pouco o ombro dolorido.

Dessa maneira, colocar um travesseiro entre as pernas durante o sono mantém a pelve neutra e evita que a coluna gire. Manter um bom alinhamento postural alivia parte do estresse nos tecidos das costas, reduzindo a dor causada por uma inflamação no nervo ciático, por exemplo.

O ideal é dormir de lado com o travesseiro apoiado na cabeça de modo que quem observa a pessoa deitada vê a cabeça alinhada com o resto da coluna. Não pode ser muito alto e nem muito baixo. De preferência com um travesseiro entre os joelhos”, recomenda o ortopedista do HCor Dr. Raphael Marcon, especialista em coluna.

No braço: pode ser resultado da pressão no conjunto de nervos do chamado “plexo-braquial”, na medula espinhal. Dormir de um jeito errado, por exemplo, pode comprimir um desses nervos e deixar o braço todo formigando – por isso, melhorar a posição do sono já é suficiente para resolver.

Apesar de parecer uma posição confortável, dormir de bruços pode causar problemas nas regiões cervical e lombar, podendo causar dores e piorar problemas ortopédicos. Isso porque quando dormimos com a barriga sobre a cama, a nossa coluna perde sua curvatura natural, sendo pressionada a ficar reta.

Dormir com o braço embaixo do travesseiro: além de prejudicar o alinhamento da coluna, pode causar problemas de circulação, uma vez que o peso sobre o braço acaba por comprimir algumas veias e nervos. Os braços deverão estar livres e os ombros sempre alinhados, de forma não prejudicar a cervical.

Ou seja, existem crenças que vão mais longe e acreditem que dormir com os pés virados para a porta atrai, de alguma forma, a morte. Voltando ao feng shui, os especialistas nesta prática de bem estar acreditam, também, que ter a cama nesta posição é desfavorável à circulação de energias.

Dormir do lado esquerdo é melhor porque não faz pressão sobre os órgãos internos e promove um fluxo sanguíneo saudável, diz o Dr.

Para resumirmos, a dor no braço é preocupante quando ela vem acompanhada de outros sintomas, tais como respiração dificultada, dor torácica, dor nas costas, suor frio, dentre outros sintomas. É uma dor que se inicia na região torácica e se estende para o braço esquerdo, acompanhada desses outros sintomas.

Sinais e sintomas das rupturas do tendão do bíceps
Rupturas no tendão do bíceps braquial causam dor súbita e intensa na parte superior do membro superior e no ombro ou perto do cotovelo, dependendo da localização da ruptura. A dor piora ao levantar ou puxar um peso. Outros sintomas são hematoma, edema e fraqueza.

Confira 8 formas de como aliviar dor muscular e ficar longe de lesões

  1. Fazer alongamentos. ...
  2. Colocar bolsas com gelo. ...
  3. Fazer compressas com bolsa de água quente. ...
  4. Usar medicamentos. ...
  5. Receber massagens. ...
  6. Praticar a suplementação. ...
  7. Realizar a ventosaterapia. ...
  8. Fazer um tratamento natural com banho quente.

Abraçando um travesseiro ou objeto: Muitas pessoas precisam dormir abraçadas com algo – travesseiro ou bichinho de pelúcia – para descansar, mas isso não significa que sejam inseguras, pelo contrário, essa postura mostra uma pessoa confiante e boa para o diálogo.

Dormir de barriga para cima favorece o ronco e a apneia do sono.

Em Provérbios, capítulo 3, verso 25, lemos: “Quando te deitares, não temerás; deitar-te-ás, e o teu sono será suave”. Quando uma pessoa dorme e tem pesadelos, sonhos tumultuados, acorda mais cansada do que estava antes de dormir.

Sim, em razão do risco aumentado de desenvolver insuficiência cardíaca e doenças cardiovasculares. As pessoas que apresentam pressão controlada durante o dia também estão sujeitas a isso, tendo em vista que elas podem ter hipertensão noturna.