É perigoso dormir com cheiro de tinta?

Perguntado por: efigueiredo . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 4 votos

O cheiro da tinta não é realmente perigoso se a exposição a este for de curta duração. Haveria motivo para preocupações se os bebés estivessem sujeitos a tal exposição numa base diária e durante um longo período de tempo. No entanto, o cheiro de tinta fresca pode ser irritante e desagradável.

“O cheiro de tinta pode causar enjoos, dor de cabeça, irritação nos olhos, nas vias aéreas e na pele, tanto em quem passa por obras, quanto nos próprios pintores, obviamente.

Evite a dor de cabeça provocada pelos cheiros fortes
Também é aconselhável ficar em lugares abertos, com maior ventilação de ar, assim, você será menos afetado por possíveis odores. Caso a dor de cabeça persista ou agrave, procure um médico para realizar um diagnóstico.

Os sintomas agudos incluem: euforia com dores de cabeça, tonturas, confusão mental e coma nos casos mais graves. Com a ingestão, os solventes podem causar queimação da mucosa oral, náuseas, vômitos e gastrite hemorrágica. Em casos mais graves pode ocorrer falência respiratória.

O que fazer: Para evitar o cheiro forte de tinta durante a pintura do ambiente, coloque uma cebola grande cortada, dentro de uma panela com água fria, e deixe no ambiente. Em pouco tempo, os odores serão absorvidos pela cebola.

Não coloque a cama encostada na parede
A cama encostada na parede também atrapalha a circulação da energia pelo quarto. Também é importante mencionar que a cama não deve ficar encostada em paredes onde exista passagem de canos de água. Eles podem comprometer o descanso.

As tintas e vernizes contêm solventes orgânicos que emitem vapores à temperatura ambiente; por contato direto com a pele ou por inalação podem provocar alergias, queimaduras ou, após inalações repetidas, doenças respiratórias e lesões pulmonares.

As classes de tintas de epóxi, ou tinta epóxi; tinta uretânica, e de poliuretanos são as mais complexas em termos de composição do material polimérico. As tintas epóxi tem um alto teor de epicloridrina e Bisfenol A, que são extremamente tóxicos.

A principal substância envolvida em reações alérgicas relacionadas às tinturas é a parafenilenodiamina (PPD). Segundo estudos, estima-se que em pessoas com alergia à tintura de cabelos, a PPD seja responsável por 38 a 97% dos casos.

A inalação crônica pode levar a morte de neurônios (células do cérebro), causando lesões irreversíveis do cérebro. Além disso a pessoa que usa cronicamente solventes fica apática, com dificuldades de concentração e déficit de memória.

Broncodilatadores e oxigenioterapia podem ser suficientes nos casos menos graves. Quando obstrução grave das vias respiratórias com adrenalina racêmica por inalação, intubação endotraqueal ou traqueostomia e ventilação mecânica pode ser necessária.

Se você busca por uma tinta para parede sem cheiro, com fácil aplicação, alta performance e secagem rápida, a Suvinil Toque de Luz é a alternativa certa. Com alta cobertura, que propicia uma pintura diferenciada, ela possui acabamento semibrilho, que realça ainda mais a cor do ambiente.

Tinta mineral: a melhor solução
Para quem tem alergia a cheiro de tinta, a tinta mineral da Kröten Ecotintas pode ser a saída! Feita com os mais altos padrões de qualidade e respeito ao meio ambiente – já que utiliza em sua composição materiais que não agridem a natureza – ela é uma alternativa para pessoas alérgicas.

Nos casos de intoxicação por inalação:

  1. Remover a vítima para local arejado.
  2. Encaminhar ao serviço médico (pronto socorro ou hospital).