É perigoso dor no nervo ciático?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

A dor no nervo ciático surge se houver inflamação, lesão ou compressão desse tecido. É uma condição bem incômoda e constante, que pode limitar movimentos e gerar sofrimento. Quem passa por isso sente muita sensibilidade nas pernas e encontra dificuldade para sentar, andar e até deitar.

A dor no ciático dura cerca de seis semanas. Quando isso não acontece, existem tratamentos com anti-inflamatório e analgésico, radiofrequência, injeção de anestésico, fisioterapia analgésica (dor crônica) e fisioterapia fortalecedora (após a dor crônica). A hérnia de disco deve ser tratada quando há sintomas.

Se não tratada corretamente, essa condição pode evoluir, tornar-se incapacitante e levar a distúrbios neurológicos como perda da sensibilidade e da função motora. Caso o tratamento clínico não seja suficiente e haja compressão importante dos nervos, com comprometimento neurológico, é possível optar pela cirurgia.

O sintoma mais comum da dor do nervo ciático é uma dor que irradia da parte posterior das costas para a perna. Esta dor pode variar de suave a grave, e é muitas vezes pior após longos períodos de tempo sentado ou em pé. Outros sintomas incluem formigamento, dormência ou fraqueza na perna afetada.

O diagnóstico da dor no nervo ciático é feito por um médico ortopedista. Na consulta, ele vai fazer testes para comprovar a origem da dor.

Dor nas costas, que piora com o tempo, não está associada a nenhuma atividade física e piora quando você se deita. Fraqueza muscular ou dormência nos braços e nas pernas que piora com o tempo. Perda generalizada de sensações, dormência e formigamento. Perda de sensibilidade em certas áreas do corpo.

Normalmente, o tempo de recuperação é de cerca de 3/4 semanas com a terapia certa. Se o caso do paciente se encaixa em procedimentos cirúrgicos, a recuperação completa precisará de cerca de dois meses.

A melhor posição para dormir com o nervo ciático inflamado é deitar-se de lado com um travesseiro embaixo do pescoço e outro travesseiro posicionado entre as pernas, para deixar alinhada à coluna. Ou dormir com a barriga virada para cima, colocando um travesseiro embaixo dos joelhos, deixando-os levemente inclinados.

As consequências da dor no nervo ciático, também chamada de dor ciática ou ciatalgia, costumam ocorrer na coluna lombar e se irradiar para as pernas. Muito comum em grande parte da população, a dor ciática é um dos principais motivos de afastamento do trabalho no Brasil.

Caminhar é uma abordagem surpreendentemente eficaz para aliviar a dor ciática. Esta prática, quando executada de forma regular, estimula a liberação de endorfinas que combatem a dor e reduzem a inflamação. Por outro lado, uma postura incorreta ao caminhar pode agravar os sintomas da ciática.

Ficar deitado de barriga para cima, com os joelhos dobrados e encolher a barriga, trazendo o umbigo em direção às costas, e manter essa contração abdominal enquanto respira normalmente; A partir dessa posição deve-se elevar uma perna com o joelho dobrado e manter essa posição durante 5 segundos e então descer a perna.

A infiltração epidural de corticóides é usada para muitos tipos de dor lombar e dor na perna causadas pela inflamação do nervo ciático ou hérnia de disco. O objetivo da injeção epidural é aliviar a dor e, ás vezes, algumas infiltrações são suficientes.

Quais os sintomas do nervo ciático inflamado? Os principais sintomas são dores intensas na região lombar, glúteo, panturrilha ou pernas. Há também limitação dos movimentos para sentar, deitar, levantar e manter a coluna em posição ereta.

A compressão do nervo ciático pode gerar7:

  1. Dor em formigamento, dormência ou choque na coluna, glúteo, perna ou planta do pé.
  2. Sensação de queimação, fisgada ou perna cansada.
  3. Fraqueza em uma ou ambas as pernas.
  4. Dor que piora ao ficar muito tempo parado.
  5. Dificuldade para caminhar ou ficar muito tempo na mesma posição.

2. Hérnia de disco extrusa. Este caso é grave, pois o núcleo do disco já se encontra deformado, fragmentado ao ponto do núcleo pulposo perder completamente seu formato original e ficar parecendo uma “gota”.

Os valores de uma cirurgia de hérnia de disco podem variar bastante dependendo da técnica realizada, dos materiais utilizados na cirurgia e dos honorários da equipe médica. Uma cirurgia de hérnia de disco pode custar entre R$ 10.000 e pode chegar a mais de R$ 50.000,00.