É perigoso CPK alto?

Perguntado por: lcunha . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.4 / 5 12 votos

Enquanto pequenos aumentos da CK podem ocorrer em situações benignas, como após intenso esforço físico, grandes elevações dos níveis sanguíneos são um sinal de grave doença muscular.

CPK 2 ou MB: É encontrada no músculo cardíaco e por isso pode ser utilizada como marcador de infarto, por exemplo; – CPK 3 ou MM: Está presente em o tecido muscular e representa 95% de todas as creatinofosfoquinases (BB e MB).

Pacientes com níveis de creatinofosfoquinase (CPK) acima de 10 vezes o limite superior da normalidade, independente da presença de sintomas, devem suspender a estatina (ou a terapia hipolipemiante combinada), pois níveis alterados nessa magnitude provavelmente são secundários à toxicidade muscular da medicação.

'Você pode usar e abusar das fibras, frutas, legumes e verduras e diminuir a quantidade de sal e gordura', diz o comentarista.

Atividades aeróbicas, musculação e alongamento são ótimos para promover a boa saúde. Quando possível, exercite-se por meia hora todos os dias, ao menos cinco dias por semana. Esclareça com um médico se os altos índices de CPK podem ser consequência de atividades físicas de alta intensidade.

neurologista

Olá, o ideal seria você procurar um médico neurologista especialista em Doenças Neuromusculares. A elevação da CPK pode se relacionar a contextos das mais diversas doenças musculares (miopatias), assim como também pode ocorrer em doencas neurogenicas em que o problemas primário não está no músculo em si.

A CPK total se eleva poucas horas após o exercício, atingindo valores aumentados depois de um a quatro dias e queda gradativa após cerca de três a oito dias.

A princípio, tenha em mente que é necessário evitar a prática de exercícios físicos intensos, tais como corridas e musculação, até 72 horas antes da coleta de sangue, especialmente quando as atividades causam dores musculares pós-treino.

consulta esse exame sai pelo valor de R$21.

Os principais índices utilizados são Cp e Cpk. Os índices são fáceis de interpretar. Por exemplo, um Cpk maior que 1, indica que o sistema está produzindo dentro das especificações ou requisitos. Se o Cpk for inferior a 1, o sistema está produzindo dados fora das especificações ou requisitos.

É considerado normal o valor de CK MB igual ou inferior a 5 ng/ mL e sua concentração normalmente está elevada em caso de infarto. Os níveis de CK MB costumam aumentar 3 a 5 horas após o infarto, atinge um pico em até 24 horas e o valor volta a ser normalizado entre 48 a 72 horas após o infarto.

A Creatinoquinase (CK), também chamada de creatina-fosfoquinase (CPK), é uma enzima com vasta distribuição tissular, que desempenha importante papel regulador no metabolismo intracelular dos tecidos contráteis. Está presente principalmente nos musculatura estriada, no tecido cardíaco e no cérebro.

O que é? A dosagem da creatinoquinase é um marcador sensível, mas inespecífico de lesão muscular, principalmente nas patologias que envolvem lesões das células do tecidomuscular esquelético e cardíaco.

Na presença de sintomas intoleráveis e elevação de CPK, a estatina deve ser suspensa, merecendo uma investigação ainda mais ampla. Elevação da creatinoquinase: durante o tratamento, elevações transitórias de CPK podem ocorrer (mesmo em pacientes assintomáticos), muitas vezes sem significado clínico.

Infarto agudo do miocárdio (IAM), distrofia muscular, lesão renal aguda (LRA), miosite autoimune, neoplasias malignas e outros processos inflamatórios de acometimento principalmente muscular, também estão relacionados a níveis elevados da CPK no plasma 1.

Como me preparar para exame? Para esse exame é necessário jejum de 8 horas antes da coleta.