É perigoso comer gemada?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.7 / 5 18 votos

Infelizmente sim, o risco é grande. O nome do perigo é salmonelose, doença causada pela salmonela, bactéria que infecta cerca de 1% dos ovos de galinha. Causa diarreia, vômitos e febre muito fortes.

Qual a chance de pegar salmonella no ovo? A infecção por salmonella, contaminam 1% dos ovos de galinha. Sendo provável o contágio por pratos que passam horas sem refrigeração, como maioneses, quindim, vitaminas e ovos crus com a gema mole.

A galinha carrega uma bactéria chamada salmonela, que não faz mal nenhum às aves, mas é muito prejudicial para o ser humano. Essa bactéria pode estar presente na gema do ovo. Por isso, é preciso cozinhar bem antes de comer. A contaminação com a salmonela tem os efeitos de uma forte intoxicação alimentar.

Isso porque ela leva açúcar e carrega muitas calorias. Uma opção, então, é substituir o carboidrato refinado por adoçante e o leite integral por desnatado. Além disso, intolerantes à lactose e quem tem alergia ao ovo devem evitar a bebida.

Principais benefícios da gemada
Como falamos a cima, a gemada é uma verdadeira fonte de cálcio, mineral importantíssimo para o fortalecimento dos ossos e dentes. Quando não adicionado bebidas alcoólicas, a gemada é considerada um verdadeiro “remédio natural” para o combate de gripes e resfriados.

Além disso, antes de utilizar o ovo, confira se a casca está intacta. Caso ela esteja com rachaduras, o melhor a se fazer é jogar fora. Isso porque a casca rachada pode ser um sinal de que o alimento está contaminado com o vírus da salmonella.

Ela também faz bem para a saúde. Benefícios - A gema do ovo é uma fonte rica de vitamina A, vitamina D, cálcio, ácido fólico e ômega 3, além de vitamina B, ideal para o funcionamento do cérebro, melhorando a memória e a concentração.

Em geral, o colesterol presente em alimentos naturais, como a gema, leite, carnes, não são tão prejudiciais ao organismo quanto aos alimentos com gordura saturadas. Porém, existem restrições em relação à quantidade de consumo, variando de acordo com a rotina alimentar e quadro clínico de cada pessoa.

De acordo com nutricionistas, para eliminar o risco da salmonela, os ovos devem passar por um processo de cozimento - fritos por três minutos de um lado e dois minutos de outro, a 120°C; ou cozidos por sete minutos em água fervente.

Os principais sinais e sintomas da infecção por Salmonella (salmonelose não tifoide) são:

  • Diarreia;
  • Vômitos;
  • Febre moderada;
  • Dor abdominal;
  • Mal estar geral;
  • Cansaço;
  • Perda de apetite;
  • Calafrios.

O tratamento da salmonela não tifoide é feito por meio do uso de medicamentos que aliviam a dor e os sintomas incômodos causados pela bactéria. Nos casos em que a Salmonella consegue escapar do trato intestinal do paciente e se espalhar por outras partes do organismo, o tratamento engloba também antibióticos.

A contaminação pode ocorrer tanto pela casca, quanto pela gema.

“As pessoas acreditam que a salmonela costuma aparecer apenas em determinada parte do ovo, o que não é verdade. Ela pode aparecer na casca, na clara e na gema. Não se deve comer ovo cru nem utilizá-lo desta forma.”

O decréscimo maior ocorreu no primeiro período de 24 horas após a contaminação, quando houve perda de dois ciclos logaritmos. A translocação da SE da casca para a gema foi detectada 24 horas após a contaminação dos ovos refrigerados e em 48 horas nos ovos mantidos em temperatura ambiente.

Gemada é comida de infância, para tomar no café da manhã. Em dias frios, no fim de tarde, ganha uma colherada de vinho do Porto (para os adultos!).

A gemada geralmente é servida gelada, mas pode ser aquecida em noites frias.

Quantidades comuns

QuantidadeCalorias
1 oz38
100 g135
100 ml145
1 copo343

“É interessante que o ovo seja oferecido bem cozido, porque isso desnatura a proteína mais intensamente e diminui o potencial alergênico do alimento. Recomendo evitar que seja comido cru, em gemada ou outras receitas caseiras semelhantes”, responde Carla.

Continuar lendo Tem salmonela na gemada?