É perigoso cisto sebáceo?

Perguntado por: dinfante . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.6 / 5 13 votos

Na maioria dos casos, o cisto sebáceo não é perigoso. Entretanto, muitos pacientes desejam eliminar estes cistos por razões estéticas, já que muitas vezes podem atingir um tamanho considerável.

No entanto, quando o cisto sebáceo está inflamado, pode gerar sinas e sintomas como aumento da temperatura na região, sensibilidade, vermelhidão, acumulo de pus, e queixa de dor.

As condições que podem causar o surgimento de um cisto são diversas, incluindo traumas na pele, acnes e até cravos, ou outra situação que favoreça o entupimento das glândulas sebáceas. O entupimento ocorre quando há acúmulo de sebo ou gorduras na região, que podem crescer conforme mais secreções são acumuladas.

Os dermatologistas orientam o paciente quando é necessário a realização da cirurgia para a remoção do cisto sebáceo por completo. Caso o cisto sebáceo esteja inflamado o dermatologista poderá solicitar ao paciente que tome uma antibiótico por até 7 dias para que durante a cirurgia não tenha problemas de infecção.

Como tirar cisto sebáceo?

  1. Drenagem, em casos de dores ou de cisto sebáceo inflamado.
  2. Antibioticoterapia oral, em casos de infecção bacteriana.
  3. Injeção de corticosteroide (cortisona) para diminuir o tamanho e prevenir a inflamação e a dor.

COMO RETIRAR CISTO SEBÁCEO – CIRURGIA
Recomenda-se a realização dessa cirurgia para cistos maiores de 1 cm ou que estejam infectados, o que pode ser o resultado de uma tentativa de espremê-los. O conteúdo do cisto é removido e depois pode ser feita uma sutura no local, caso necessário.

É recomendado evitar espremer a pele em casa, pois isso pode agredir os tecidos próximos ao cisto e provocar inflamações.

Apenas estourar o cisto não é recomendado pois, tanto aumenta o risco de infecção como ele irá se formar novamente. O diagnóstico do cisto sebáceo é feito com o exame físico e em geral dispensa outros exames.

Em geral, essa cirurgia pode custar entre 10 e 60 mil reais*.

Sim. Normalmente cistos maiores que 5 a 7cm devem ser operados, pois estes dificilmente desaparecerão sozinhos. Além disso, ao atingirem esses tamanhos, há um maior risco de ruptura ou torção.

Trok-N® (Pomada) - Eurofarma.

Qual a diferença entre cisto sebáceo e lipoma? Enquanto o lipoma é composto de células adiposas, o cisto sebáceo é composto por uma substância conhecida como sebum. Como as duas doenças apresentam sintomas parecidos, o tratamento costuma ser cirúrgico.

A ruptura de um cisto ovariano é uma complicação ginecológica e a recomendação é que, diante de sintomas como dor pélvica súbita e forte, náuseas, vômito e fraqueza, a paciente busque atendimento médico o mais rápido possível.

Cisto é uma pequena bolsa, uma formação anormal de alguma região do corpo, preenchido com alguma substância líquida ou gasosa. As causas dos cistos podem ser genéticas, de infecções, inflamações ou obstruções dos tecidos do corpo.

Em certos casos o médico opta pela realização da cirurgia de retirada do cisto através do método de laparotomia, que consiste na administração de uma anestesia local regional (raquidiana) com sedação associada e abertura da região abdominal para retirada do cisto.

Os tipos de cirurgia que mais utilizamos para a retirada do nódulo ou cisto no ovário, são de laparoscopia e robótica. Pois ambas são menos invasivas, causam menos dores no pós-cirúrgico e possuem um tempo menor na sua recuperação.

O caroço, feito de gordura, pode surgir em diferentes partes do corpo (braços, pernas, costas) e, normalmente, é pequeno, com aproximadamente 3 cm. Em casos raros, chega até 10 cm, causando um enorme incômodo estético. O cisto de gordura possui um aspecto arredondado, com consistência firme e elástica.