É perigoso cisto no testículo?

Perguntado por: aarruda . Última atualização: 17 de maio de 2023
4 / 5 9 votos

Espermatocele, também chamada cisto espermático, é um cisto (pequena bolsa contendo liquido) que se desenvolve no epidídimo. A espermatocele não é perigosa, não reduz a fertilidade e costuma ser indolor. Porém, quando o cisto cresce demasiadamente, o paciente pode se queixar de desconforto no testículo acometido.

Os caroços nos testículos podem ocorrer em todas as fases da vida. Quando surgem, podem significar cistos, hidrocele (um acúmulo de fluídos) ou até mesmo o crescimento anormal de células no órgão, que pode representar um tumor no testículo.

Aumento indolor do volume do testículo
É o sintoma mais comum. Pode se apresentar como uma nodulação endurecida, do tamanho semelhante a uma ervilha na fase inicial, podendo atingir grandes dimensões em fases mais avançadas. Geralmente o crescimento deste nódulo não causa sintomas de dor.

Sim. Normalmente cistos maiores que 5 a 7cm devem ser operados, pois estes dificilmente desaparecerão sozinhos. Além disso, ao atingirem esses tamanhos, há um maior risco de ruptura ou torção.

O cisto é removido cirurgicamente, com cápsula e tudo, evitando que ele volte a se encher de líquido. Nem todos os cistos sebáceos requerem tratamento médico urgente.

Cisto é uma pequena bolsa, uma formação anormal de alguma região do corpo, preenchido com alguma substância líquida ou gasosa. As causas dos cistos podem ser genéticas, de infecções, inflamações ou obstruções dos tecidos do corpo. Os cistos podem aparecer em qualquer lugar do corpo, os mais comuns são: Cisto no ovário.

O principal fator associado ao câncer testicular é a criptorquidia (testículos posicionados fora da bolsa escrotal). Indivíduos com essa anormalidade possuem um risco 50 vezes maior de desenvolver câncer. Outro grupo com maior incidência de câncer de testículo são os homens portadores de infertilidade.

Os cistos intratesticulares são lesões detectadas incidentalmente em homens de 40 anos ou mais de idade, com dimensões variando de 2 mm até 2 cm de diâmetro. Podem ser uni ou multiloculados(2) e usualmente são únicos e não-palpáveis, podendo ser múltiplos e bilaterais(11,12).

É feita uma incisão na virilha e o testículo é retirado do escroto através dessa abertura. Um corte é feito através do cordão espermático que liga o testículo ao abdome.

urologista

Portanto, o urologista trata as doenças que acometem os rins, ureteres, bexiga, próstata, uretra, pênis e testículos.

Para realizar o exame, o homem fica deitado de costas sem a parte de baixo das roupas para que a bolsa escrotal seja examinada. Um gel é aplicado nos testículos e um transdutor é deslizado sobre os órgãos para captar as imagens internas, as quais são acompanhadas na tela de um monitor.

Na maioria dos casos de câncer de testículo, os homens têm um nódulo em um dos testículos ou podem perceber o testículo aumentado ou inchado. Às vezes, o nódulo provoca dor, mas na maioria das vezes não é doloroso. Os homens com câncer de testículo podem notar uma sensação de peso ou dor abdominal ou no escroto.

Alguns exames de sangue podem ajudar a diagnosticar tumores testiculares. Muitos cânceres de testículo secretam níveis elevados de alfa-fetoproteína (AFP) e gonadotropina coriónica humana (GCH). Quando estas proteínas (denominadas marcadores tumorais) estão presentes no sangue, sugerem a existência de um tumor maligno.

O câncer de testículo é facilmente curado quando detectado precocemente. O sintoma mais comum é o aparecimento de um nódulo duro, geralmente indolor, aproximadamente do tamanho de um ervilha.

Se você tiver cistos no ovário, isso não é motivo para ficar em pânico. O perigo só existe quando eles são maiores do que 10 centímetros e possuem áreas sólidas e líquidas, o que só pode ser verificado com os exames adequados indicados pelo seu médico. Nesse caso, a cirurgia é o tratamento indicado.

Cisto no ovário pode virar câncer? Boa notícia: não. Cistos benignos não são lesões pré-câncer e só é recomendada a retirada caso traga desconforto para a paciente. Além disso, contrariando os boatos, quem tem cisto no ovário não desenvolve tendência a ganhar peso.

Normalmente, os cistos não precisam de tratamento e podem desaparecer naturalmente. Pode ocorrer de o médico indicar que o cisto seja puncionado com agulhas específicas ou removido por meio de cirurgia.

Quando o cisto cresce, atinge mais de 2 cm e contém esperma em seu interior, ele é chamado de espermatocele. Alguns desses cistos maiores podem apresentar um padrão de crescimento contínuo, e nesses casos recomenda-se sua retirada. Portanto, normalmente não há relação entre o cisto no epidídimo e a infertilidade.