É perigoso cisto no rim?

Perguntado por: acamacho . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 14 votos

Alguns tipos de cistos, com algumas características, pode ter calcificação ou membrana no interior, às vezes até uma carne crescendo dentro. Isso pode indicar um risco de ser câncer no rim. Precisando, eventualmente, fazer exames mais apropriados e até uma cirurgia.

Como o Câncer Renal se parece muito com um Cisto Renal Complexo, o que pode acontecer é um diagnóstico equivocado! Porém, exames como a Tomografia Computadorizada e a Ressonância Magnética podem ajudar a diferenciar um Cisto Renal de um Tumor Renal, que são doenças completamente diferentes.

Não. O problema é que alguns cânceres podem ser parecidos com cistos e por isso serem erradamente diagnosticados como tal. Se você tem um cisto renal simples, ele será benigno para o resto de sua vida. Os cistos simples praticamente não apresentam relevância clínica.

Os cistos podem ter causa genética, podem ser causados por entupimento de um dos canais dos rins que filtram o sangue e produzem a urina, ou ainda por causa indeterminada. Na maior parte das vezes eles não apresentam sintomas, porém os cistos maiores podem causar dor lombar e sangramento microscópico na urina.

A presença de cistos nos rins pode ser mais comum do que se imagina. Estima-se que entre 30% e 50% das pessoas acima de 50 anos apresentem o problema sem saber, afinal, a variação da incidência se deve ao fato de não haver estudos recentes e pontuais sobre essa condição.

Pacientes com histórico de doenças renais já devem, naturalmente, evitar o consumo de proteínas de origem animal e vegetal. No geral, alimentos como carnes, ovos, leite e queijos podem conter um alto índice de proteína.

Nos casos em que o cisto é muito grande e causa dor, geralmente acima dos 5-10 cm, pode-se aspirá-lo ou retirá-lo por cirurgia.

Sintomas de cisto nos rins

  • febre;
  • pressão alta;
  • dor no abdômen, quadris, costelas, estômago ou nas costas;
  • vontade constante de urinar e surgimento de sangue na urina.

Além disso, as queixas dos pacientes, quando existem, são inespecíficas e no exame físico os cistos renais geralmente não têm tamanho para serem palpáveis. Por este motivo, o recurso ideal para o diagnóstico dos cistos renais é a ultrassonografia abdominal e renal.

O sintoma mais comum de câncer de rim é a presença de sangue na urina, chamada de hematúria e também pode ser a causa de outras doeças. Por isso, procure seu médico ao notar sinal de sangue na urina. Os sintomas também podem incluir: Dor lombar, no abdômen ou dos lados do corpo.

Em um primeiro momento, descobrir um ou mais cistos na mama preocupa, principalmente porque eles costumam ser usados como sinônimos para os nódulos. Porém, os cistos são lesões menos perigosas que o popular caroço no seio.

As causas dos cistos podem ser genéticas, de infecções, inflamações ou obstruções dos tecidos do corpo. Os cistos podem aparecer em qualquer lugar do corpo, os mais comuns são: Cisto no ovário. Cisto de Naboth (no colo do útero)

A consulta com o médico especialista é importante porque alguns cistos complexos podem ser indício de tumor renal. Portanto, procure um Nefrologista ou Urologista! Reforçando: cistos simples geralmente são benignos e não necessitam de nenhum tratamento específico.

Suco de limão, laranja e melão
Os sucos de limão, laranja e melão contêm ácido cítrico. Essa substância ajuda a prevenir a formação de cálculos renais, pois liga-se ao cálcio da urina. Isso inibe o crescimento de cristais de cálcio, o que pode levar a cálculos renais.

Cistos foliculares
Geralmente medem entre 3 cm a 6 cm e desaparecem espontaneamente, pois estão relacionados ao ciclo menstrual. Normalmente, não causam sintomas, a não ser quando maiores que 6 cm, já que nessa situação podem se romper, causando dor abdominal.

Cisto renal Bosniak 1: cisto simples e benigno; Cisto renal Bosniak 2: lesões pouco complexas e benignas, que pode ser um cisto com calcificação; Bosniak 3: cistos complexos que apresentam absorção do contraste utilizado no exame.

Não existe uma contraindicação absoluta da cerveja sem álcool ao paciente renal.