É perigoso cirurgia de pálpebras?

Perguntado por: tmoraes . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 16 votos

Embora a cirurgia de pálpebra não seja perigosa, a região dos olhos é delicada e é o “cartão de visitas” da face. Assim, os pacientes devem considerar apenas cirurgiões plásticos e oculoplásticos com certificado de especialista pelas Sociedades afins.

O tempo de afastamento das atividades laborais é de 30 dias, em média. No decorrer dos dias após a cirurgia plástica nas pálpebras, o paciente vai retomando a rotina diária. Por exemplo, é solicitado repouso nos sete dias após a plástica, sendo que essa medida tem impacto direto na recuperação da blefaroplastia.

Como é realizada a cirurgia de blefaroplastia
Mesmo sendo realizada em uma região sensível do corpo, a cirurgia é considerada simples e rápida, durando cerca de 90 minutos para ser realizada e utilizando apenas anestesia local como anestésico.

Para realizar a Blefaroplastia é aconselhável apresentar acima de quarenta anos de idade. Mas também pode ser realizada em pacientes mais jovens sem problemas pois, sendo uma cirurgia plástica, estes critérios tornam-se uma escolha de cada um.

Após a cirurgia, é normal que os olhos fiquem um pouco inchados ou que haja a sensação de “areia” nos olhos, o que costuma passar dentro de alguns dias. Além disso, a cicatrização total do procedimento pode levar até 12 meses, considerando o tempo de a incisão se tornar quase imperceptível.

O que pode dar errado: riscos da blefaroplastia
Como se trata de uma área muito sensível, há alteração da drenagem linfática na região das pálpebras e em razão disso é possível que surjam hematomas. Isso só será um problema se o hematoma não retroceder dentro do período estimado de recuperação.

O procedimento não é indicada para pessoas que sofrem com blefaroespasmo, diabetes, casos de conjuntivite, doenças venéreas e alguma doença infecciosa no olho. Mas cada caso deve ser avaliado individualmente por um cirurgião plástico competente, a fim de constatar a viabilidade ou não da blefaroplastia.

Indicada para remoção do excesso de pele e tratamento de rugas ao redor dos olhos, a versão não cirúrgica é realizada com aparelho aprovado pela Anvisa e ficou conhecida como Plasma Lift. A sessão é realizada com creme anestésico aplicado de 30 a 40 minutos antes do tratamento de plasma, que dura cerca de 15 minutos.

O valor da blefaroplastia começa a partir de R$ 8.518,23 nas principais clínicas de São Paulo (Janeiro/2023). Este preço é uma média, já que o valor exato da cirurgia só pode ser passado após avaliação médica. Também há outros fatores que influenciam no custo da blefaroplastia.

Visão: Nos primeiros dias após a cirurgia a visão pode ficar embaçada, devido ao inchaço do local operado, o uso de colírios e pomadas pós-operatórias. Aparência: O inchaço (edema) é comum nos três primeiros dias após a blefaroplastia. Também é comum o extravasamento de sangue (equimose).

Entretanto, o tempo para desinchar após a cirurgia de Blefaroplastia costuma ser de 15 dias. Com apenas 2 meses após a cirurgia já é possível ver 80% do resultado final da Blefaroplastia.

Na rede particular, o custo médio da blefaroplastia em 2022 está a partir de R$ 4.000,00. Porém, esse valor deve ser consultado junto a clínica especializada, após a avaliação médica.

Quando atingirei o resultado definitivo da blefaroplastia? Em geral, 6 meses após a cirurgia, quando o inchaço tiver regredido por completo e a cicatriz, atingido sua maturação. No entanto, após a 2ª semana pelo menos 50% do resultado já pode ser observado, sendo a melhora gradual até o resultado definitivo.

O cirurgião oculoplástico é um médico oftalmologista com especialização em plástica das pálpebras, sistema lacrimal, órbita e áreas anexas.

A alimentação é normal, pode assistir TV normalmente, o uso do computador também, assim como leitura ou outras atividades que não exijam esforço físico.

O médico que pode realizar a blefaroplastia é o oftalmologista especialista em cirurgia plástica. Essa especialidade é também chamada de “oculaplastia” e o médico de “oculoplasta”.

A blefaroplastia (cirurgia das pálpebras) é um procedimento cirúrgico usado para tratar o excesso de pele das pálpebras, que dão um aspecto de pálpebra caída. Neste procedimento, o cirurgião remove o referido excesso de pele, músculo e em alguns casos parte das bolsas de gordura orbital.

Prefira dormir de barriga para cima com um travesseiro mais alto ou de lado sem comprimir a região operada. Lave o rosto inclusive as pálpebras operadas já no dia seguinte à operação, utilizando-se do sabão Soapex ou similar.

O ideal é esperar pelo menos dois dias depois da cirurgia para lavar os cabelos. Como o inchaço pode dificultar o fechamento completo das pálpebras, o shampoo pode cair nos olhos e causar irritação.