É perigoso bactéria no dente?

Perguntado por: ndiniz . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.4 / 5 14 votos

Pode parecer uma coisa banal, mas, além de ser extremamente dolorosa, a infecção dentária não tratada pode levar a um quadro grave de saúde e até matar em alguns casos.

A endocardite é um processo infeccioso que pode começar no dente e chegar até o coração, levando à morte. Você pode estar se perguntando: “mas uma bactéria no dente pode matar?”. Infelizmente, sim. Um descuido com a saúde dos seus dentes pode fazer com que bactérias caiam na corrente sanguínea.

febre; inchaço de gânglios linfáticos, principalmente da região do pescoço e cabeça.

Uma infecção na boca pode ser silenciosa e ocorre, principalmente, quando fazemos algum tratamento que acaba com a dor, mas não elimina o foco infeccioso, ou seja, as bactérias podem se espalhar pela corrente sanguínea, causando uma septicemia, que é uma infecção generalizada que pode até levar à morte.

Para infecções dentárias, os dentistas muitas vezes prescrevem penicilina ou amoxicilina, segundo o Merck Manuals. E se você tem alergia à penicilina, a alternativa é a clindamicina. O(a) dentista certamente identificará a dose e a duração adequadas da medicação para a sua situação particular.

Os abscessos dentários podem ocorrer quando uma cárie antiga não é tratada ou quando uma rachadura ou fratura no dente permite que bactérias entrem na polpa dentária (a parte mole no interior do dente) e a infectem. Depois que as bactérias entram, elas se espalham até a raiz e causam inflamação e inchaço.

Com o passar do tempo, caso não tratada, a infecção dentária pode disseminar para o organismo como um todo, iniciando uma infecção sistêmica ou sepse (infecção generalizada no organismo humano), que pode levar o ser humano a óbito.

A radiografia panorâmica permite investigar a posição deles, se houve prejuízo para outros dentes, se tem infecção e outros detalhes.

As bactérias que se proliferam dentro do canal podem causar febre, desânimo e até mesmo chegar ao coração sendo potencialmente fatal.

O ecocardiograma é utilizado para detectar válvulas cardíacas lesionadas, e as culturas de sangue são utilizadas para identificar o micro-organismo responsável pela endocardite infecciosa.

Você já ouviu falar delas? As bactérias cromogênicas se formam com a junção da bactéria com a saliva. Em resumo, os resíduos de alimentos que ficam em nossa boca devido à má higienização geram a proliferação das bactérias que, em contato com a saliva, podem resultar nas cromogênicas.

As três principais bactérias bucais se chamam: estafilococos; estreptococos; lactobacilos.

Exames de histologia, teste respiratório com ureia marcada, teste de antígeno fecal e sorologia também são indicados para a detecção da bactéria. Normalmente, o tratamento envolve a prescrição de antibióticos e, após isso, é realizado um novo exame para verificar se a bactéria foi mesmo eliminada.

agitação; fraqueza; redução da quantidade de urina; confusão mental.