É perigoso as pessoas saberem seu CPF?

Perguntado por: dbarreto . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.7 / 5 3 votos

Com esse tipo de dados em mãos, pessoas mal-intencionadas podem gerar grandes prejuízos financeiros fazendo compras de produtos, solicitações de cartão de crédito, entradas em financiamentos, entre diversas outras ações em nome das vítimas – que nem sonham que podem estar levando um golpe.

Consulta de CPF no Registrato, do Banco Central
O Registrado é uma plataforma do Banco Central onde o consumidor pode verificar se o seu CPF foi usado para abrir contas ou se há movimentações suspeitas em instituições financeiras que possam acender o alerta de possíveis fraudes.

5 dicas sobre como evitar que seu CPF seja vazado

  1. Use senhas fortes. Hoje, praticamente todos os serviços online são protegidos por senha. ...
  2. Ative a autenticação de dois fatores. ...
  3. Evite golpes de phishing. ...
  4. Cuidado ao usar Wi-Fi público. ...
  5. Acompanhe seu CPF.

“Esse tipo de dado em mãos de criminosos pode gerar grandes prejuízos financeiros às vítimas a partir de compras de produtos e serviços, solicitações de cartões de crédito, entradas em financiamentos, por exemplo“.

Posso fazer um empréstimo pessoal com dados de outra pessoa? Não. Todos os dados fornecidos pelo cliente devem ser do próprio contratante, usar dados de terceiros para solicitação de empréstimo é considerado fraude.

O Registrato, sistema do Banco Central, permite monitorar as contas bancárias associadas ao CPF e conferir se existem movimentações desconhecidas que possam indicar fraude. Para fazer a consulta, é preciso validar o cadastro no aplicativo do banco do usuário.

Então, para descobrir quem consultou seu CPF, é só clicar na aba “Meu CPF” e acessar a opção “Consultas ao seu CPF” ou “Consultas aos seus CNPJs”. Depois, clique em “solicitar meu relatório”. Está feito!

Tem como saber quem fez um empréstimo no meu nome? De modo geral, após reconhecer que há um empréstimo indevido vinculado ao CPF, não há a garantia de que o consumidor saberá quem realizou a operação.

Como consultar contas e dívidas do seu CPF usando o Registrato do Banco Central. O Registrato é uma ferramenta gratuita do Banco Central que permite a consulta de contas, financiamentos e empréstimos ligados ao seu CPF ou CNPJ.

Veja como é fácil fazer consulta do CPF na Serasa para saber se tem dívidas ou se o seu nome está negativado:

  1. Baixe o app da Serasa. Baixe o aplicativo da Serasa no Google Play ou na App Store. Se preferir, acesse a sua área logada no site.
  2. Cadastre-se. Faça login com seu CPF e senha. ...
  3. Consulte seu CPF. Pronto!

Com esse tipo de dados em mãos, pessoas mal-intencionadas podem gerar grandes prejuízos financeiros fazendo compras de produtos, solicitações de cartão de crédito, entradas em financiamentos, entre diversas outras ações em nome das vítimas – que nem sonham que podem estar levando um golpe.

Você é o seu nome
Assim como os dados pessoais, fornecer o nome completo não apenas seu, mas de pais e filhos pode ser perigoso. Com isso, qualquer pessoa é capaz de realizar ligações, usando nomes conhecidos para confirmar a veracidade dos dados.

Consulta diretamente do Banco Central
Relacionamentos no Sistema Financeiro Nacional e operações de câmbio. Além disso, com o Registrato você pode ter acesso a informações de endividamento por meio do relatório do “Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional (CCS)”.

Para realizar essa consulta, só é necessário que o usuário acesse a plataforma oficial da Receita Federal. E informe os números do CPF do indivíduo e a data de nascimento. Após isso, você precisará clicar no capctha para comprovar que não é um robô e realizar a consulta.

Por questão de segurança, só há duas formas de consultar o CPF pelo nome completo da pessoa:

  1. Empresas que possuem convênio com birôs de crédito podem realizar essa pesquisa, mas não podem repassar para consumidores. ...
  2. Diretamente na Receita Federal.

Com a aprovação da Anatel, as principais operadoras do país (Algar, Claro, Oi, Sercomtel, TIM e Vivo) criaram o portal “Cadastro Pré”. Por lá, é possível verificar a existência de linhas pré-pagas registradas em qualquer CPF.

O QUE FAZER? A resposta é a mais óbvia possível: polícia. Assim que você perceber um desconto indevido de empréstimo consignado em seu nome, encaminhe-se imediatamente a uma delegacia para registrar um boletim de ocorrência. Diga ao delegado “fizeram empréstimo no meu nome” e relate toda a situação.

Como provar que não fiz empréstimo consignado? O primeiro passo é ir à uma delegacia e registrar o Boletim de Ocorrência. Também deve entrar em contato com a empresa para informar que não solicitou e nem recebeu o valor, comprovando que o dinheiro não foi para a sua conta.

Portanto, a forma mais simples, rápida, fácil e gratuita de verificar uma data de nascimento pelo CPF é solicitar o documento para a pessoa. O documento de CPF contém o número que indica a pessoa física que detém o documento, o nome completo do titular e a data de nascimento, composta por dia, mês e ano.