É perigoso aplicar enzima?

Perguntado por: eguimaraes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 10 votos

Aplicação de enzimas é perigoso? A mesoterapia tende a ser um procedimento seguro, contudo, para isso é necessário optar por um profissional qualificado e experiente para que não haja complicações para a técnica.

As enzimas são biomoléculas que atuam como catalisadores, ou seja, são substâncias capazes de acelerar a velocidade das reações químicas que ocorrem nos seres vivos sem que sejam consumidas durante essas reações. Sem a ação das enzimas, algumas reações seriam muito lentas, o que prejudicaria o metabolismo.

Assim como todo procedimento estético, antes de optar por uma lipo enzimática a avaliação médica é recomendada. A técnica é muito segura, mas também possui contraindicações: pessoas com doenças autoimunes, doenças de pele, alérgicas às enzimas, gestantes e lactantes devem evitar o tratamento.

As enzimas agem no corpo por 4 a 7 dias dependendo do metabolismo de cada um.

As aplicações são sempre seguras
Em alguns casos que ocorrer a aplicação incorreta pode causar alguns problemas como manchas, infecções, alergias e necroses. Por isso, a escolha de um profissional experiente é muito importante.

A aplicação de Enzimas auxilia no emagrecimento através de ativos inibidores de apetite, auxilia na absorção de gordura, melhora da atividade do metabolismo e diminui o anseio por doces. Com o objetivo de alcançar um emagrecimento saudável, a cada aplicação pode-se reduzir até 2 kg.

As mais utilizadas são a Thermoyalo (mistura de cafeína, silício e tiratricol), Lipoderme (que concentra lipossomas) e Lipoayslim (feita à base de extrato de manga africana). Geralmente, o procedimento é feito duas vezes por semana durante um mês e promete reduzir até cinco centímetros de circunferência abdominal.

Quais são os riscos da lipo enzimática?

  • Necrose;
  • Machas;
  • Infecção;
  • Reações alérgicas;
  • Choque anafilático.

Valores elevados desse grupo de enzimas podem indicar distúrbios hepatocelulares, cirrose hepática, hepatite aguda, mononucleose infecciosa ocasionada por Epstein Baar Vírus (EBV). Ou ainda insuficiência cardíaca congestiva, infarto do miocárdio e dermatomiosite ou distrofia muscular progressiva.

O número de sessões vai depender da quantidade de gordura, local de aplicação, resposta individual do paciente, objetivo a ser alcançado e hábitos de vida do paciente. Normalmente, indicamos 3 sessões para papada e joelhos. Já para o abdome, podem ser necessárias mais sessões.

As enzimas causam um processo de liquefação da gordura. Após isso, ela é metabolizada pelo organismo e eliminada naturalmente. É indicado o uso de cinta após as aplicações.

Os resultados costumam aparecer cerca de sete dias após a primeira sessão.

Posteriormente é indicado sessões de drenagem linfática que podem ser associadas ao tratamento sendo aconselhadas 4 dias após a aplicação da enzima. A drenagem ajuda a reduzir o edema, hematomas, nódulos e dor mais rapidamente. Por fim, evitar o uso de anti-inflamatórios durante o tratamento.

Quais são os cuidados após o procedimento?

  1. Usar protetor solar na área tratada.
  2. Associar o tratamento com drenagem linfática após a primeira semana da aplicação.
  3. Aliar o procedimento com atividades físicas e alimentação balanceada.
  4. Evitar o uso de anti-inflamatórios durante o tratamento.

QUANTO CUSTA? Sobre preços e valores, o valor da sessão dependerá do tipo de substancia aplicada, pois cada uma delas representa um custo diferente para a clinica. Em média dizemos que a aplicação fica entre 99 a 200 reais.

As enzimas intramusculares são as mais procuradas hoje em dia tem aplicações no diretamente no glúteo. A principal finalidade é a redução de gordura geral, por todo o corpo (emagrecimento generalizado).

Qualquer processo de cicatrização pode levar até 1 ano para se completar. Então, inchaço e eventuais nódulos podem ocorrer com 1 mês após a lipo enzimática, já que há uma quebra da gordura e reorganização e reparação tecidual.

“As enzimas não tem ligação com hormônio". Também é recomendado não tomar antiinflamatório, pois o mesmo corta o efeito. Após o procedimento é comum o local da aplicação ficar dolorido. “Algumas enzimas ficam até um pouco mais dolorida.

Continuar lendo Onde a enzima age?