É perigoso andar com a homocinética estalando?

Perguntado por: amoraes . Última atualização: 17 de maio de 2023
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O que acontece se a homocinética quebrar? Essa peça é uma das responsáveis por transmitir o torque do motor as rodas, sem ela estiver quebrada o carro não irá andar. Por isso, ao sinal de qualquer um dos sintomas acima você deve levar seu carro a um mecânico de confiança.

Os principais problemas que aparecem em juntas homocinéticas são: Vibração ou trepidação na aceleração: podem ser causados pelo travamento da homocinética deslizante ou desgaste da homocinética fixa; Vibração ou trepidação em velocidade constante ou no uso do freio-motor: podem indicar problermas na homocinética fixa.

O principal motivo para o surgimento dos trancos e estalos é a ruptura da coifa, que permite a entrada de sujeira como terra e areia. Esses elementos abrasivos contaminam a graxa, transformando tudo numa pasta que gera desgaste excessivo sobre a pista de trabalho das juntas.

50.000 km

Por ser um sistema mecânico bastante simplificado, mas extremamente eficiente, as juntas homocinéticas possuem uma vida útil bem longa. Podem aguentar facilmente os 50.000 km rodados e uma grande parte delas jamais precisará de uma troca.

Mais de mil reparadores elegeram a Nakata como melhor marca em junta homocinética, segundo lugar em amortecedores e em bomba d' água, e também entre as mais conhecidas em pastilha de freio, sistemas de freio, bomba de óleo e bomba de combustível.

O ideal é primeiro fazer um teste de rodagem com o cliente, depois avaliar o carro no elevador e, se for preciso, na valeta. É importante afastar qualquer dúvida de que a falha não está no cubo, rolamento ou câmbio. Também confira se o próprio semieixo não está empenado.

Silva recomenda alguns cuidados para garantir a durabilidade das juntas homocinéticas, entre eles, usar somente graxa especificada, não tentar desmontar e montar de novo uma junta contaminada por sujeira ou umidade, os componentes internos devem estar completamente protegidos de resíduos e umidade por meio da coifa ...

Nos veículos com tração traseira, as juntas homocinéticas estão presentes nas 4 rodas. Seu sistema de rolamento por esferas permite que o torque da transmissão seja transmitido para as rodas de maneira constante, independentemente do ângulo ou da movimentação vertical realizada.

A trizeta desgastada pode causar danos na tulipa, mesmo que isso não seja visível, e consequentemente em outros componentes. O recomendado, neste caso, é trocar todo o conjunto para evitar problemas e gastos maiores no futuro. Por fim lembramos da importância de fazer a manutenção preventiva em seu veículo.

Isso acontece por causa do fluido do sistema de direção que deve estar baixo. Para evitar esse problema, sempre complete o lubrificante do sistema no nível indicado no Manual do Proprietário. Alguns motoristas alegam que, mesmo completando, o carro continua avisando que o nível está abaixo do recomendado.

Informações do produto

MarcaFiat
Número de peça7086931
ModeloOriginal

A Nakata, fabricante de autopeças líder em componentes de suspensão para o mercado de reposição, ficou em primeiro lugar na categoria juntas homocinéticas na pesquisa O Mecânico 2022 que avalia as marcas mais compradas e conhecidas pelo mecânico em diferentes categorias de autopeças.

A junta homocinética está presente em todos os veículos de tração dianteira, ou seja, a maioria dos carros populares, e garante que essa tração possa ser transmitida às rodas do carro. Em carros 4×4, a junta compõe tanto o eixo traseiro quanto o dianteiro do veículo.

1. Homocinética. É a junta que serve para passar força do sistema para as rodas e ao mesmo tempo permitir que as rodas girem (dos automóveis). Ao sentir vibrações, ou oscilações na direção, está na hora da troca da junta.

Já a coifa da junta homocinética, como o próprio nome sugere, é um componente que fica por volta da homocinética e cumpre a função de protegê-la de agentes externos, como poeira, detritos, água etc.

Tipos de junta homocinética
A junta fixa trabalha entre o eixo homocinético e o eixo da roda. Já a deslizante, trabalha entre o eixo homocinético e o câmbio. A junta deslizante tem um design adaptado para permitir o movimento axial.

Existe uma graxa específica para lubrificação de juntas homocinéticas: a graxa à base de lítio, com aditivos anticorrisivos, antidegaste e Bissulfeto de Molibdênio, que um lubrificante sólido de excepcional resistência a cargas elevadas e altas temperaturas, e excelente aderência às superfícies a serem lubrificadas.

Como citamos acima, a trizeta desgastada ou quebrada pode causar vibrações no veículo, especialmente quando está em uma velocidade acima de 80 km/h. Porém, caso este não seja o problema, é possível que você precise fazer o balanceamento e geometria do seu veículo.