É perigoso adenoide?

Perguntado por: obonfim . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.1 / 5 6 votos

Adenoides aumentadas em crianças podem resultar de infecções. O aumento em geral não causa sintomas, mas ocasionalmente, podem causar dificuldade para respirar ou para engolir e, às vezes, infecções recorrentes do ouvido ou dos seios nasais ou apneia obstrutiva do sono.

A principal consequência das adenoidites de repetição ou da hipertrofia das adenoides é a obstrução nasal que obriga a criança a respirar o tempo todo pela boca, o que pode provocar alterações no desenvolvimento da arcada dentária e da musculatura da face, ronco, apneia do sono, voz anasalada e acúmulo da secreção no ...

Tratamento da hipertrofia de adenoides
Após diagnosticada, a hipertrofia da adenoide pode ter seu tratamento iniciado com o uso de antibióticos, anti-inflamatórios ou corticoides. Mas caso a inflamação seja frequente, a cirurgia é recomendada, por isso a importância da avaliação de um especialista.

A cirurgia de adenoide pode ser feita a partir dos 6 anos, mas nos casos mais graves, como apneia do sono, em que há parada da respiração durante o sono, o médico pode sugerir a cirurgia antes dessa idade.

Quando cresce muito, a adenóide pode inclusive, impedir totalmente a passagem de ar pelo nariz, o que ocorre principalmente à noite, porque o palato (céu da boca) cai sobre ela quando a criança se deita. O sono então torna-se agitado.

Como é o tratamento
Geralmente, quando as adenoides são infectadas, o tratamento inicial pode ser feito com o uso de antibióticos, como a Amoxicilina, além de anti-inflamatórios ou corticóides, quando inflamam devido a alergias.

A adenoidite de repetição (constantes inflamações nas glândulas), aliás, tende a acarretar problemas como rinite e otite. Febre, tosse seca e secreção amarelada pelo nariz são alguns dos sintomas dessa inflamação.

Não existe um marcador no tecido da adenoide que seja tratável especificamente com um medicamento. Infelizmente quando a criança tem uma adenoide grande que está dando sintomas, não existe remédio para diminuir adenoide e o tratamento acaba sendo cirúrgico.

As adenoides grandes são conhecidas popularmente como “carne esponjosa”. O termo médico correto é hipertrofia das adenoides. As adenoides se tornam hipertrofiadas geralmente em crianças com repetidas infecções de garganta. É comum a inflamação da glândula, chamada adenoidite, vir acompanhada de amigdalite e faringite.

A radiografia da nasofaringe (ou radiografia do cavum) ainda é o exame por imagem mais usado para a avaliação do tamanho da adenóide.

A adenoide (aumento da tonsila faríngea) e a rinite alérgica são doenças comuns e de ocorrência frequente em crianças. Ambas podem existir simultaneamente e podem causar sintomas clínicos semelhantes. As tonsilas faríngeas são estruturas de tecido linfoide localizados na nasofaringe.

Qual o valor aproximado para remoção da adenoide? Custo dos honorários médicos para remoção de Adenoide é de 5.000,00 reais.

Dificuldade para respirar pelo nariz, respiração bucal, roncos, otites, dificuldade para falar, crises de sinusites, inflamação e alergias podem resumir a vida de pessoas que convivem ou já se operaram de adenoide.

É comum ouvir que em crianças pequenas a adenoide “volta” e que, com frequência, a cirurgia tem de ser refeita alguns anos depois da primeira. De fato, estudos já mostraram recidiva de sintomas obstrutivos em até 8% dos pacientes após as cirurgias de adenoite.

O principal sintoma da adenoidite é a obstrução nasal, que faz com que o portador respire somente pela boca, podendo prejudicar o desenvolvimento da musculatura da face e da arcada dentária, causar ronco, apneia do sono e acúmulo de secreção no interior do nariz.

A adenoide faz a criança perder peso? Prezados pais, indiretamente, sim.