É perigoso a cirurgia de catarata?

Perguntado por: elancastre . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 14 votos

A cirurgia de catarata é perigosa? Todo procedimento médico envolve certos riscos. No caso da catarata, complicações após a cirurgia são muito raras. A intervenção é relativamente simples e rápida (cerca de 20 minutos).

Quanto tempo demora? O procedimento é realizado em centro cirúrgico sob sedação com anestesia local. Rápido e indolor, tem duração aproximada de 15 a 20 minutos e o tempo de permanência do paciente na clínica é em torno de três a quatro horas.

A habilidade de ler ou realizar outras atividades sem óculos varia de pessoa para pessoa, mas geralmente é melhor quando a lente multifocal é implantada em ambos os olhos. Geralmente leva 6 a 12 semanas após a cirurgia do segundo olho para que o cérebro se adapte e a visão melhore completamente.

Há quem fique cego após a Cirurgia de Catarata? O risco de se ficar cego após um procedimento como este é praticamente nulo.

Estima-se que 95% dos pacientes operados de Catarata têm a recuperação da visão para as mesmas condições anteriores ao surgimento da doença e apenas 5% apresentam algum tipo de problema após o procedimento.

Ao menos que exista alguma contra-indicação, a cirurgia de catarata é realizada com anestesia local (regional). A anestesia local envolve o bloqueio de nervos que suprem uma determinada região do corpo. Ela envolve a infiltração da área ao redor do nervo com anestésico local.

Posso operar os dois olhos juntos? Não. De acordo com os especialistas, é indicado que a cirurgia da catarata aconteça um olho de cada vez. Normalmente com um intervalo de, no mínimo, 48 horas (2 dias).

A necessidade de usar óculos pode ser diminuída
A eficácia da cirurgia de Catarata garante que quase 90% das cirurgias resultem em até meio grau diferente do planejado. Com isso, a necessidade de usar óculos da maioria dos pacientes é diminuída e, em vários casos, completamente eliminada.

Risco de sofrer e causar acidentes. Optar por não operar a catarata pode acarretar em diversos problemas, entre eles, o risco de sofrer acidentes em situações comuns do dia a dia. A dificuldade em enxergar diminui nossa percepção de espaço e, com isso, diversos acidentes ficam mais propensos a acontecer.

O pré-operatório: quais cuidados devem ser tomados

  1. Garantir dois dias de folga antes da cirurgia e outro para a recuperação;
  2. Não consumir bebidas alcoólicas 24h antes;
  3. Realizar jejum de oito horas;
  4. Utilizar roupas limpas e confortáveis.

A lente implantada no olho tem duração permanente, não necessitando ser substituída com o tempo. Para a moderna cirurgia da catarata, não é necessário que o paciente permaneça internado, podendo ter alta minutos após a cirurgia, uma vez que a cirurgia dura, em média, 10 minutos.

Após a cirurgia de catarata, recomenda-se repouso relativo e não absoluto, com um atestado médico de, no mínimo, 7 dias do seu trabalho. Este período é para que descanse sua visão e dê tempo para que o seu corpo se acostume com todas as mudanças.

Como a catarata atinge essa estrutura dos olhos, tornando-o opaco, a luz não consegue atingir a retina em quantidades suficientes para a boa visão. Consequentemente, há uma perda gradual da acuidade visual e, tardiamente, a perda da visão pode ser total. Portanto, sim, a catarata pode causar cegueira.

TRT6 Saúde: valor máximo para lentes intraoculares é de R$ 800,00.

A cirurgia de catarata é considerada segura e de baixo risco quando comparada a outros tipos de cirurgia. Para a grande maioria dos casos, não é necessária internação e o paciente sai no mesmo dia.

No mesmo dia após o procedimento, o paciente já pode voltar a atividades, como assistir TV e usar o celular. Nos primeiros dias, a visão fica um pouco embaçada por causa da recuperação, mas ela melhora já na primeira semana.

No método tradicional de anestesia, uma injeção é realizada próximo ao globo ocular (anestesia peribulbar), o que provoca paralisia da musculatura e anestesia do nervo óptico, fazendo com que seja necessário uso de curativo até o dia seguinte após a cirurgia.

A cirurgia de catarata é realizada com anestesia local e uma sedação leve. Isso garante o maior conforto possível durante e após o procedimento. A anestesia pode ser local, com a infiltração do anestésico através da pálpebra inferior, no espaço abaixo do olho.

2- Os médicos aplicam injeção no olho para realização da Cirurgia de Catarata. Mito – A anestesia do procedimento cirúrgico da Catarata é uma anestesia tópica, ou seja, feita através de colírio.

O paciente poderá abaixar a cabeça normalmente desde que o faça com cuidado. Faça caminhadas a partir do dia seguinte ao da cirurgia. É recomendado aguardar, no mínimo, dez dias para fazer ginástica e quinze dias para hidroginástica.

Trabalho e atividades físicas
Sugere-se que o paciente submetido à Cirurgia de Catarata programe-se para tirar de 5 a 7 dias de folga no trabalho, visto que no pós-operatório é comum sentir algum desconforto quando exposto a luzes artificiais e naturais, bem como pode haver oscilação na qualidade da visão.