É pecado jogar as cinzas no mar?

Perguntado por: imartins . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.4 / 5 19 votos

Segundo um documento escrito pela Congregação para a Doutrina da Fé — o antigo Santo Oficio — e assinado pelo papa Francisco, a proibição se destina a evitar qualquer “mal-entendido panteísta, naturalista ou niilista”.

"A Igreja recomenda insistentemente que os corpos dos falecidos sejam enterrados em cemitérios ou outros locais sagrados", porque isso mostra dignidade e respeito pelo corpo humano, afirmou o documento, aprovado pelo Papa Francisco. A instrução de duas páginas ressalta que as cinzas não devem ficar em casa.

Ideias para eternizar as cinzas de cremação

  • 1- Transforme as cinzas em uma árvore. ...
  • 2- Espalhe as cinzas no mar. ...
  • 3- Transforme-a em lembranças. ...
  • 4- Espalhe-a em locais importantes. ...
  • 5- Envie as cinzas ao espaço. ...
  • 6- Mantenha as cinzas em casa ou no cemitério.

Na Quarta-feira de Cinzas (e também na Sexta-feira Santa) a tradição católica diz que se deve fazer jejum e não comer carne.

Essa prática de jogar as cinzas no mar tem se tornado algo bastante popular. Algumas empresas estão fabricando a opção de uma urna hidrossolúvel. Esse item pode ser uma solução para depositar as cinzas de cremação no mar, rio e lagos tranquilamente.

A cerimônia de espalhar as cinzas no mar inclui colocar a urna de cinzas de cremação no fundo do mar com um dispositivo de geolocalização e ao final do ritual, os familiares recebem uma comprovação do local onde foi realizada a disposição dos restos mortais do ente querido.

Os espíritas, por exemplo, pedem que se aguarde pelo menos 72 horas para realizar uma cremação. De acordo com eles, esse é o tempo necessário para que a alma se desvincule do corpo. Para os judeus, o corpo não pode ser destruído, pois a alma se separaria dele lentamente durante a decomposição.

As cinzas podem ser depositadas em urnas biodegradáveis que recebem terra, adubo e uma muda de árvore. Com isso, os familiares terão como cuidar da planta e visitá-la, acompanhando a morte se transformar em vida novamente.

Mundo espiritual
Acredita-se que após 72 horas da morte, o desligamento entre o espírito e o corpo se deu por completo. Por conta disso, a cremação pode ocorrer sem maiores problemas, já que o corpo é apenas matéria, mas o espírito, imortal.

"No entanto, as cinzas não podem ser divididas entre os membros da família e devem ser respeitadas as condições adequadas de conservação", acrescenta a instrução.

Depois do processo de incineração do corpo normalmente ficam alguns fragmentos ósseos que são triturados no processo de moagem assim formando as cinzas, as cinzas de um corpo cremado normalmente tem a aparência de uma areia grossa e esbranquiçada.

O tempo de conclusão do processo demora de duas a cinco horas para um adulto de tamanho médio. Após a finalização, os restos constituídos por óxidos de cálcio são recolhidos e incinerados novamente ou triturados, formando um pó fino e esbranquiçado, com cerca de um quilo.

À época, a crença era de que se o morto não se vestisse adequadamente sofreria consequências. Acredita-se que o costume surgiu na Idade Média e era uma forma de garantir que a pessoa estava mesmo morta, antes de enterrá-la.

Jogue as cinzas no mar
Para isso, há urnas feitas com materiais hidrossolúveis, que flutuam por alguns minutos antes de afundar e, no fundo do mar, se dissolve. Esta é uma linda forma de se despedir, especialmente, para os apaixonados pelo mar e a vida marinha.

Bebendo cerveja na igreja
Em época de Quaresma, na qual havia privação de alimentos sólidos, considerava-se que um jejum não era considerado quebrado se apenas se consumisse líquidos. Dessa forma, a cerveja, desde sempre, estava liberada pela própria Igreja Católica.

E por conta da tradição religiosa, guardada por parte dos católicos e fiéis de igrejas protestantes tradicionais, há os que mudam hábitos como redução do consumo de carne vermelha, não ir a festas, não dançar, não ingerir bebida alcoólica, aumentar a frequência de rezas e orações, dentre outros.

O fiel pode retirar as cinzas da testa quando desejar, não havendo nenhum tempo determinado para mantê-las: o importante não é o sinal externo, mas a sincera postura interior de penitência e conversão.

Quem pode receber as cinzas? Qualquer pessoa pode receber este sacramental, inclusive os não católicos. Como explica o Catecismo (1670 ss.), “sacramentais não conferem a graça do Espírito Santo à maneira dos sacramentos; mas, pela oração da Igreja, preparam para receber a graça e dispõem para cooperar com ela”. 3.

A câmara conta, em geral, com uma temperatura superior a mil graus e o processo dura cerca de seis horas. As cinzas só são entregues aos familiares em 24 horas, ou seja, após um dia.

· As autoridades brasileiras requerem igualmente que as cinzas sejam transportadas em urna impermeável e lacrada. Eventuais dúvidas deverão ser dirimidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), bem como pela empresa aérea que realizará o transporte.

Neste estágio, por conta das bactérias que vivem no intestino do morto, o cadáver passa a inchar, ficar esverdeado e a apresentar um forte odor. Acontece que esses microrganismos começam a digerir as proteínas ali presentes e passam eliminar gases, gerando esse resultado.