É pecado comer carne na quarta de cinzas?

Perguntado por: irocha . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Na Quarta-feira de Cinzas (e também na Sexta-feira Santa) a tradição católica diz que se deve fazer jejum e não comer carne. Isso já existe há muitos anos e tem como intuito fazer com que os fiéis se identifiquem com o sacrifício de Jesus, se privando de uma coisa de que gostam, neste caso, a carne.

Não, o frango – é carne branca, mas não é permitido na Quaresma.

Durante esse período, os fiéis são incentivados a fazerem penitências e abstinências como forma de reflexão e preparação espiritual. Entre as abstinências, a Igreja sugere que os fiéis evitem comer carne vermelha nas quartas-feiras de cinzas, bem como nas sextas-feiras da Quaresma.

Em Levítico 11, o Senhor fala a Moisés e Arão e estabelece quais animais podem ser comidos e quais não podem: “Você pode comer qualquer animal que tenha o casco fendido e que rumine. Há alguns que só ruminam ou só têm o casco fendido, mas não deves comê-los.

Quaresma modernizada
O período de penitências ainda começa na Quarta-feira de Cinzas e transcorre durante 40 dias, excluindo os domingos, e os mais devotos se limitam a fazer apenas uma refeição por dia — e sem carne no cardápio — na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa.

A quarta-feira de cinzas significa também o começo da quaresma, período chamado assim porque contém 40 dias de devoção, abstinência, oração, caridade, jejum e penitência. É um tempo de resguardo à espera do sábado de Aleluia e do domingo de Páscoa, que simbolizam o renascimento de Jesus, após sua morte na cruz.

Igreja evangélica – Diferente da tradição católica, a Igreja Evangélica não costuma necessariamente fazer jejum na “Sexta-feira Santa”. Segundo o pastor Luiz Zogob, na sexta-feira santa, os evangélicos não fazem o jejum da carne vermelha. “Podemos comer qualquer tipo de carne, comemos nessa data sem nenhuma proibição.

“É uma data de respeito a Jesus, de agradecimento pelo sacrifício que ele teve ao ter passado por aquela experiência. Mas principalmente o ensinamento moral, sobre como devemos nos comportar frente às nossas provações”, afirma.

O padre conta que no passado a igreja era mais rigorosa e prescrevia abstinência durante toda a quaresma. Com o passar do tempo, esta restrição foi abandonada. “Hoje, liberou-se mais um pouco devido o próprio peixe, que ficou mais caro. Então as pessoas podem comprar carne de frango”, explica o padre.

A Igreja Católica instrui os membros a se absterem de carne na quarta-feira de cinzas e nas sextas-feiras durante a Quaresma, um período de penitência e renovação que antecede a Páscoa. Durante esses dias, não é aceitável comer cordeiro, frango, boi, porco, presunto, veado e a maioria das outras carnes.

Peixe não é carne? O cristianismo herdou do Judaísmo a tradição cultural que não classifica peixe como carne.

Durante a Quaresma, os católicos costumam se abster de carne, mas não dos subprodutos dos animais produtores de carne. Isso significa que os religiosos podem comer ovos e laticínios, bem como produtos de origem animal.

Em época de Quaresma, na qual havia privação de alimentos sólidos, considerava-se que um jejum não era considerado quebrado se apenas se consumisse líquidos. Dessa forma, a cerveja, desde sempre, estava liberada pela própria Igreja Católica.

Considerem-nos como coisas impuras. Dos bichos que vivem em terra, devem considerar impuros: a toupeira, o rato e o lagarto em todas as suas espécies, 30o ouriço cacheiro, o crocodilo, a salamandra, a lagartixa e o camaleão.

Ele não sabia, porém, que seu próprio filho, Jônatas, não estava presente quando ele dera aquela ordem. Jônatas comeu um pouco de mel, e Saul preparou-se para tirar a vida de seu filho.

Hoje, a orientação sobre o consumo da carne vermelha é apenas para a Quarta-Feira de Cinzas, quando começa a Quaresma, e para a Sexta-Feira Santa, quando termina. "A lei canônica fala da obrigação da abstinência de carne entre os 14 e os 60 anos, no primeiro e no último dia da Quaresma.

A resposta é: depende da salsicha. Se ela for produzida com frango, pode. No entanto, se for uma salsicha de carne suína (porco), os fieis não devem consumir, uma vez que a carne suína é considera vermelha.